Catarina Reis
Catarina Reis
11 Out, 2021 - 10:00

9 razões para enveredar pelo voluntariado

Catarina Reis

Fazer voluntariado faz parte dos seus planos? Fique a par do que pode fazer e conheça boas razões para se tornar voluntário.

fazer voluntariado

Fazer voluntariado não é apenas uma forma de ajudar os outros ou de ocupar o tempo livre, é também um contributo para o seu crescimento e enriquecimento pessoal.

E não há nada mais enriquecedor do que poder dar um pouco de nós, do nosso tempo, das nossas habilidades para ajudar quem mais precisa.

Assim sendo, conheça algumas das boas razões para ser voluntário e fique com algumas dicas para procurar programas de voluntariado.

EM QUE CONSISTE FAZER VOLUNTARIADO?

É na Lei nº 71/98, de 3 de novembro que estão definidas as bases do enquadramento jurídico do voluntariado.

Fazer voluntariado significa comprometer-se, livremente e de forma desinteressada e responsável a realizar ações de voluntariado promovidas por uma organização destinada para esse efeito, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre.

voluntariado

A importância social e económica do voluntariado

O voluntariado desempenha um papel crucial no reforço da coesão social e económica, gerando capital social, promovendo a cidadania ativa, e sendo uma forma de cultura que põe as pessoas necessitadas em primeiro lugar.

Princípios do voluntariado

  • Solidariedade – Responsabilidade de todos os cidadãos na realização dos fins do voluntariado;
  • Participação – Intervenção de voluntários e de entidades promotoras em áreas de interesse social;
  • Cooperação – Combinação de esforços e de projetos de entidades promotoras de voluntariado;
  • Complementaridade – O voluntário não deve substituir os recursos humanos remunerados das entidades promotoras;
  • Gratuitidade – O voluntário não é remunerado pelo exercício das suas funções;
  • Responsabilidade – O voluntário é responsável pelo exercício da atividade que se comprometeu realizar, dadas as expetativas criadas aos destinatários desse trabalho voluntário;
  • Convergência – Harmonização da atuação do voluntário com a cultura e objetivos da entidade promotora.

Direitos e deveres do voluntário

Direitos

  • Faltar justificadamente, caso esteja empregado, quando convocado pela organização promotora, nomeadamente por motivo do cumprimento de missões urgentes, em situações de emergência ou calamidade pública. As faltas justificadas contam como tempo de serviço efetivo e não podem implicar perda de direitos e regalias;
  • Ter acesso a formação inicial e contínua para aperfeiçoamento do seu trabalho voluntário;
  • Estabelecer com a entidade que colabora um programa de voluntariado. O objetivo dessa planificação é regular a relação entre o voluntário e a organização promotora, bem como o conteúdo, a natureza e a duração do trabalho voluntário;
  • Ser ouvido na preparação das decisões da organização promotora que afetem o desenvolvimento do trabalho voluntário;
  • Dispor de um cartão de identificação de voluntário;
  • Exercer o seu trabalho voluntário em condições de higiene e segurança.

Deveres

  • Garantir o cumprimento das orientações deontológicas decorrentes da atividade; designadamente o respeito pela vida privada de todos quantos dela beneficiam;
  • Observar as normas que regulam o funcionamento da entidade a que presta colaboração e dos respetivos programas ou projetos;
  • Atuar de forma diligente, isenta e solidária;
  • Participar nos programas de formação destinados ao correto desenvolvimento do trabalho voluntário;
  • Utilizar devidamente a identificação como voluntário no exercício da sua atividade.

9 BOAS RAZÕES PARA FAZER VOLUNTARIADO

ser voluntário
1

É bom para a saúde física e mental

A ciência diz que assim que deixamos de pensar nos nossos problemas e nos focamos nos outros, os níveis de stress descem, o bom humor aumenta, e o sistema imunitário é fortalecido e a satisfação geral aumenta.

2

É impulsionador de carreira

Fazer voluntariado é uma excelente maneira de aumentar suas perspetivas de carreira. Ajuda-o a criar uma impressão positiva, torna-o mais inovador, criativo e dá-lhe a possibilidade de desenvolver uma série de competências úteis como, por exemplo, capacidade para trabalhar em equipa, liderança, resolução de problemas e competências interpessoais.

3

É uma experiência no mundo real

Através do voluntariado vai viver e conhecer coisas novas, ganhando experiência prática no mundo real.

4

É uma oportunidade de criar impacto positivo

O voluntariado é uma oportunidade de usar a sua responsabilidade cívica para capacitar e ajudar outras pessoas e fazer a diferença numa comunidade ou no mundo.

5

É defender uma causa na qual acredita

A sua razão para ser voluntário deve começar nas suas paixões. Deixe que o seu amor pelos animais, ensino ou saúde crie mudanças positivas no mundo. Desta forma, todo o trabalho árduo valerá a pena, estará mais comprometido com a causa e, como resultado, o seu impacto será muito maior.

6

É criar laços com outras pessoas

O voluntariado permite conhecer pessoas de todas as esferas sociais, possibilitando relacionamentos reais que podem durar uma vida. Pode até, através do trabalho voluntário, conhecer o seu novo melhor amigo, um futuro parceiro de negócios ou ter uma conversa que desencadeie uma mudança real na sua vida.

7

É ganhar uma nova perspetiva

Conhecer e estar em contacto com outras comunidades e realidades, vai dar-lhe toda uma nova visão da vida e do mundo. Esta mudança de perspetiva abre a sua mente para o que é realmente importante e vai ajudá-lo a construir pontes de entendimento.

8

Precisam de si

Serão sempre precisos voluntários, pelo menos enquanto persistirem crises humanitárias, como é o caso dos refugiados atualmente. Mas há muitos outros projetos em que se pode envolver, mesmo na sua área de residência.

9

É uma oportunidade para retribuir à sociedade o que ela lhe proporcionou de positivo

Não é por acaso que muitos voluntários acabam por escolher apoiar causas que lhes são familiares. Reconhecer aquilo que a sociedade nos deu é uma boa razão para ajudar os outros.

Comece já hoje a pesquisar instituições de voluntariado e aliste-se!

Veja também