Share the post "Novo feed Explorar do Facebook: tudo o que precisa de saber"
Ainda se encontra em fase de testes, mas o Feed Explorar do Facebook já oferece algumas certezas para todos os que o experimentaram: o Facebook nunca mais vai ser o mesmo.
Com este novo feed, a rede social pretende separar as publicações dos amigos e da família das publicações das páginas que os utilizadores seguem. E as quebras de visualizações já se começam a notar em algumas páginas.
Feed Explorar do Facebook: o que precisa de saber
O lançamento do Feed Explorar
Depois de ter sido disponibilizado para as plataformas móveis, o Feed Explorar passou também para a versão web do Facebook. Um lançamento realizado no início de outubro, sendo que qualquer utilizador pode aceder ao mesmo quando quiser. Mas como?
Como aceder ao Feed Explorar
O novo Feed Explorar já está disponível no menu lateral esquerdo da versão web. Na secção “Explorar” – sim, tem o mesmo nome – já é possível encontrar o atalho que conduz os utilizadores ao novo feed. Um feed que também pode ser acedido por aqui.
Para que serve o Feed Explorar
A função mais básica do novo feed é separar as publicações de amigos e familiares das publicações das páginas seguidas pelo utilizador. Há, contudo, outros objetivos para além destes. Com a criação do Feed Explorar, o Facebook pretende ajudar o utilizador a descobrir novos conteúdos e novas páginas. Conteúdos que facilmente passariam despercebidos no feed original da rede social.
Consequências do Feed Explorar
O novo feed tem recebido inúmeras críticas de marcas reconhecidas nacional e internacionalmente. As marcas – tal como empresas, comunicação social e muitas outras entidades – têm-se queixado que o alcance orgânico de tudo o que publicam tem tido um decréscimo acentuado (aproximadamente dois terços).
Esta também pode ser uma excelente forma para o Facebook conseguir amealhar ainda mais dinheiro, uma vez que o feed original da rede social ficará reservado a publicações patrocinadas, como quem diz pagas.
O Feed Explorar tem futuro?
Por enquanto, ainda não há indícios que confirmem que o Facebook pretende avançar com a ideia. Apesar de já ter chegado a mais países e até à versão web da rede social, não há nada que indique que a ideia vai ter pernas para andar. Será, porém, muito estranho que o Facebook admita que errou ao criar um segundo feed. Teremos de esperar para ver.
Veja também: