A história da feijoada de orelheira é muito antiga, uma vez que vem já do costume antigo dos Romanos de cozerem as carnes do porco, incluindo a orelha de porco. Depois, esta receita foi sofrendo alterações e influências nos vários territórios por onde passaram os romanos.
Feijoada de orelheira: uma receita com história
Em Portugal, a feijoada de orelheira é mais comum no norte do país, onde se juntam também as carnes de fumeiro. É também a partir desta receita que se desenvolve, do outro lado do Atlântico, a famosa feijoada brasileira.
Receita de Feijoada de Orelheira
Ingredientes
1 orelheira fumada
1 chouriço de carne
1 salpicão
700 g de feijão branco cozido
1 lata pequena de tomate pelado
2 cenouras
2 cebolas
3 dentes de alho
1 dl de azeite
1 colher (sobremesa) de colorau
1 colher (chá) de cominhos
1 folha de louro
Salsa picada q.b.
Sal e pimenta q.b.
Modo de preparação
- Demolhe a orelheira em água fria de um dia para o outro. No dia, limpe-a, lave-a e coza-a em água com o chouriço e o salpicão.
- Retire os ingredientes consoante forem ficando cozidos, deixe arrefecer as carnes, rejeite os ossos da orelheira e corte-a em pedaços pequenos. Reserve a água da cozedura.
- Faça um refogado com a cebola e os alhos picados, o azeite e a folha de louro.
- Adicione, depois o tomate pelado picado com o molho e o colorau.
- Mexa e deixe cozinhar, em lume brando, durante 10 minutos.
- Junte a orelheira, mexa, acrescente 5 dl da água de cozer as carne e as cenouras cortadas em rodela, mexa e deixe ferver.
- Adicione, por fim, o feijão branco cozido, misture e deixe cozinhar até ficar bem apurado. Retifique o sal, tempere com pimenta, polvilhe com os cominhos e sirva com o chouriço e o salpicão cortados em rodelas.
- Decore com salsa picada e acompanhe com arroz branco.
Esta receita é muito nutritiva e cheia de sabores. Um prato tradicional que agrada e fica bem em qualquer mesa portuguesa.
Veja também: