Share the post "Feira Ambiente na Messe Frankfurt recebe produtos portugueses"
De 7 a 11 de fevereiro, a Feira Ambiente, na Messe Frankfurt, abre as suas portas a uma das maiores montras de produtos de consumo a nível mundial. Portugal, com a Mostra de Produtos Portugueses, promete impressionar com a presença de 65 empresas da Fileira Casa e cerca de 300 peças expostas, tudo sob o lema “Made In Portugal Naturally”.
O que é a Mostra de Produtos Portugueses?
Organizada pela NERLEI CCI (Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria) e pela AICEP, esta iniciativa visa promover a excelência, inovação e identidade portuguesa no mercado internacional. Sob a curadoria do designer Miguel Costa Cabral, o espaço foi pensado para proporcionar uma experiência sensorial, envolvendo os visitantes nos sabores, sons e texturas que definem a tradição e modernidade de Portugal.
O impacto da Fileira Casa no mercado internacional
A Fileira Casa inclui setores como o mobiliário, têxteis-lar, cerâmica, cutelaria, iluminação e vidros. Este segmento gera mais de 4,4 mil milhões de euros em negócios anuais e exporta mais de 2,8 mil milhões de euros, representando 3,7% das exportações nacionais. Os principais mercados são França, Espanha e Estados Unidos, com um crescimento notável pós-pandemia.
Segundo Henrique Carvalho, diretor da NERLEI CCI:
“a capacidade de adaptação e inovação das empresas da Fileira Casa tem sido um trunfo fundamental para a expansão internacional”.
O papel estratégico da Feira Ambiente
Com um público global de mais de 96 mil pessoas oriundas de 171 países, a Feira Ambiente é um ponto de encontro crucial para negócios e parcerias. Em 2024, 40% dos visitantes classificaram a feira como decisiva para o seu sucesso empresarial. Em 2025, o tema será “Rhythms of Lifestyle”, celebrando as constantes mudanças na indústria.
NERLEI CCI e o projeto International Business 2023-25
A NERLEI CCI, reconhecida como Câmara de Comércio e Indústria, apoia a internacionalização das empresas portuguesas há mais de 20 anos. Em 2023, 73 empresas portuguesas participaram na Feira Ambiente, tendo estabelecido cerca de 5 mil contactos e angariado mais de 900 clientes, resultando num volume de negócios superior a 3,2 milhões de euros.
O projeto International Business, que integra esta mostra, está alinhado com o programa Portugal 2030, apostando na digitalização e no marketing internacional.