A FJC Porto de Emprego, a maior feira de emprego em Portugal, é organizada por estudantes membros da FEP Junior Consulting em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e o Serviço de Desenvolvimento e Carreira (SDC) da FEP .
Na 21.ª edição do evento, que decorre nos dias 2 e 3 de março, marcam presença mais de 60 empresas, de distinção nacional e posicionamento internacional, com mais de 500 oportunidades de emprego e estágios.
Este ano, tendo em conta a situação de pandemia pela COVID-19 que o país atravessa, será completamente online.
As feiras virtuais de emprego não são, propriamente, uma novidade e já antes eram um bom complemento às feiras de emprego presenciais. No entanto, também no que ao recrutamento diz respeito, a COVID-19 trouxe alterações e estes eventos online tornaram-se, por assim dizer, a única opção para alcançar um grande grupo de candidatos sem colocar em causa a saúde pública.
FJC Porto de Emprego online: como funciona e como participar na feira de emprego
O evento conta com três formatos diferentes, nomeadamente:
- Apresentações, onde as empresas se dão a conhecer;
- Stands onde vão estar publicadas as mais de 500 vagas;
- Speed Recruitment, onde 24 alunos se apresentam individualmente em 5 minutos a 24 empresas.
Todos estes encontros vão ser promovidos pela plataforma Easy Virtual Fair, que pode ser acedida através de qualquer dispositivo móvel para participar e visitar os stands digitais das várias empresas. Para além disso, permite contactar, em tempo real e em qualquer lugar, essas empresas.
Empresas como a PWC ou a Sonae são os Golden Sponsors deste ano, mas a lista de empresas confirmadas até à data conta também com nomes como a NOS, L’Oréal, CUF, Fintech, FARFETCH, Accenture e Mercer.
Nas edições passadas, foram mais de 150 empresas de áreas distintas que marcaram presença no Porto de Emprego que contou já com mais de 8000 participantes.
Oportunidades e empresas participantes
As empresas vêm à procura de futuros economistas, gestores e engenheiros, mas entre as áreas em que haverá oferta de emprego estão, também, Auditoria, Banca, Comercial, Consultoria, Contabilidade, Data Analytics, Engenharia, Finanças, Fiscalidade, Gestão, IT, Logística, Marketing, Recursos Humanos e ONG.
Algumas das empresas presentes
- PwC;
- SONAE;
- NOS;
- Delloite;
- Vodafone;
- H.B. Fuller;
- EY;
- Mazars;
- BNP Paribas;
- Activo Bank;
- KPMG;
- EDP;
- FARFETCH;
- NATIXIS;
- LACTOGAL;
- CALZEDONIA;
- Accenture;
- L’Oréal;
- Banco Carregosa;
- Engel & Völkers;
- Management Solutions;
- BDO;
- Nestlé;
- Ageas;
- EF Education First;
- SEG Automotive;
- DESFO Holding;
- FINANTECH;
- Rangel;
- Salvador Caetano;
- Adidas;
- infineon;
- Hilti;
- Sodexo;
- CUF + Talento;
- Go Global;
- Decathlon;
- Sonae Fashion;
- Teleperformance;
- Prime IT;
- MOVE;
- Philip Morris International;
- Lidl;
- Leroy Merlin;
- Mota-Engil.
Como participar na feira de emprego virtual
A 21ª edição do FJC Porto de Emprego será em formato online e vai decorrer de 2 a 3 de Março de 2021, permitindo o contacto com empresas das mais diversas áreas.
Para participar é necessário criar uma uma conta preenchendo todos os campos pedidos. Não é preciso instalar nenhuma aplicação.
Após o registo, pode ser alterada qualquer informação e ser adicionada uma fotografia.
Há ainda há a possibilidade de submeter o currículo, sobre este, a organização aconselha a apostar no CV para mostrar às empresas competências e experiências profissionais.
Tendo em conta que poderá realizar algumas videoconferências, não se esqueça de escolher um local sossegado e sem distrações visuais. Para além disso, tenha cuidado com a sua apresentação, verifique se o dispositivo que vai utilizar tem tudo a funcionar e se a velocidade ou sinal da Internet é suficiente.
A inscrição na feira de emprego é gratuita e pode ser feita aqui.
O que são feiras virtuais de emprego
Uma feira de emprego virtual é, basicamente, um evento de recrutamento e seleção que se realiza online, personalizado segundo as necessidades das empresas e os interesses dos candidatos.
As empresas apresentam as suas ofertas a um público global e as candidaturas a estas oportunidades podem ser feitas remotamente pelos candidatos.
Participar neste tipo de evento traz várias vantagens para candidatos e empresas como, por exemplo, a acessibilidade, pois é possível participar a partir de qualquer local, as empresas podem falar em privado e em simultâneo com vários candidatos e os candidatos, através do site da feira, podem aceder previamente a mais informação sobre a empresa.