A cozinha é uma das divisões nas quais passamos mais tempo – seja a cozinhar, a comer ou até mesmo a conviver. Por isso mesmo, é importante sentirmo-nos bem e inspirados dentro daquele espaço. Aplicar determinadas dicas de Feng Shui na cozinha pode fazer toda a diferença no seu dia-a-dia.
Como sabemos, esta filosofia ancestral chinesa ajuda a atrair forças positivas e a ter um maior equilíbrio. Por vezes, basta simplesmente reorganizar o espaço, retirar umas coisas e acrescentar outras, melhorar a condição energética da nossa cozinha e, naturalmente, do nosso bem-estar.
Por que deve aplicar o Feng Shui na cozinha?
Se também sente que precisar de modificar um pouco a sua cozinha para que lhe dê um ânimo a preparar as suas refeições, vai gostar de saber de que forma pode aplicar as técnicas de Feng Shui na cozinha.
De facto, existem muitas tradições chinesas baseadas na cozinha e principalmente no fogão (elementos muito importantes no Feng Shui). Isto porque, a cozinha é precisamente um símbolo da maneira como cuidamos de nós próprios e, paralelamente de como tratamos dos nossos recursos – dinheiro e comida.
No fundo, a cozinha representa a nossa saúde e bem-estar. Por isso, deve ser um local da casa que devemos cuidar atentamente e com dedicação.
Já pensou que o fogão é um elemento que, quando bem cuidado, traz a força necessária para levantar logo o nosso ânimo e vontade de cozinhar? É precisamente por este tipo de coisas que o Feng Shui na cozinha ajuda a equilibrar a energia de sua casa e de todos o que se encontram no ambiente.
De um modo geral, a técnica do Feng Shui baseia-se em garantir um bom fluxo de boas energias a circularem de forma abundante nos vários espaços de nossas casas.
O objetivo ao aplicar este tipo de técnicas é precisamente atrair boas energias, melhorar as suas vibrações e encontrar a harmonia e equilíbrio, fazendo com que isso se reflita de forma positiva na vida de cada um.
E se pensarmos bem faz todo o sentido – quanto melhor a energia que sentimos na cozinha, melhor vai ser a nossa qualidade de vida. E o melhor disto tudo é o facto de que aplicar o Feng Shui na cozinha é acessível a qualquer um de nós.
Como aplicar o Feng Shui na cozinha: 6 dicas essenciais
Queremos deixar a sua cozinha com a energia positiva que ela merece. Atente nas seguintes técnicas de Feng Shui na cozinha e aplique-as sem medo.
Mantenha a cozinha bem iluminada e ventilada
Manter a cozinha bem ventilada e iluminada é mais importante que possa pensar. Fazer as refeições com vista para o sol, preferencialmente o mais exposto à luz natural pode modificar automaticamente a forma como leva o resto do seu dia.
Caso a sua cozinha não tenha muita exposição solar, opte por manter uma boa iluminação com o recurso a lâmpadas de cor amarela, para criar um ambiente o mais confortável possível. E sempre que tiver oportunidade, deve ventilar o espaço – seja através da abertura das janelas, abrindo as portas para circular o ar ou até mesmo ligando o exaustor.
Organize e limpe com regularidade
Como já referimos, a cozinha é um ambiente sagrado para o Feng Shui. É precisamente neste local que preparamos e armazenamos os nossos alimentos – que são responsáveis por nos nutrir, pela nossa saúde e bem-estar.
Sempre que puder, aproveite os restos de alimentos como as cascas, por exemplo, para criar adubo para as plantas ou reaproveite as garrafas de plástico vazias para cultivar ervas e temperos, por exemplo.
No fundo, o importante é conseguir observar tudo aquilo que poderá ser reutilizado e transformado em algo útil – economizando e sendo mais amigo do ambiente.
Outro aspeto ainda importante em relação à cozinha, é o facto de organizar todas as suas panelas, talheres, copos e utensílios de forma clara e limpa.
Esteja atento à forma como o seu fogão de posiciona
O fogão deve ter a sua atenção máxima. Isto porque se trata do protagonista da sua cozinha e exige maior destaque.
No Feng Shui, o melhor local para o fogão estar colocado é de forma que a pessoa que esteja a cozinhar consiga ter uma visão direta e clara da porta. Contudo, este não deve estar na direção da porta porque impede a passagem de energia direta de alguma forma.
A verdade é que no Feng Shui, quem cozinha não deve mesmo ficar de costas para a porta.
Cores a ter em consideração
O branco é considerado uma excelente cor devido à sensação de pureza e limpeza que transmite. Na verdade, é uma ótima cor também porque é capaz de refletir a luz e criar um ambiente mais amplo.
Caso não queira ter um espaço todo branco, o tom bege é também uma opção no Feng Shui na cozinha – traz harmonia e estabilidade à sua família. Contudo, tanto o branco como o bege podem ser misturados com tons mais quentes (nas paredes, bancadas e utensílios), sendo que:
- O amarelo é uma cor que promove a socialização;
- O verde estimula uma boa digestão;
- O vermelho e o laranja estimulam o apetite;
- O azul é uma cor utilizada para reduzir a fome.
Utilizar frascos transparentes
O facto de vermos cada vez mais frascos transparentes com sementes, massas ou arroz nas cozinhas portuguesas, não é por acaso. Está diretamente relacionado com a filosofia Feng Shui.
Colocar determinados alimentos em frascos transparentes irá criar um efeito de fartura, ou seja, inconscientemente vai-nos transmitir uma mensagem de prosperidade e abundância.
Caso não queira colocá-los em cima da bancada, poderá sempre optar por instalar umas prateleiras nas paredes e deixar tudo muito bem organizado e visível.
Use e abuse de plantas, flores e frutas
É muito importante que a sua cozinha tenha plantas e flores naturais – nem que sejam ervas aromáticas! Este tipo de elementos naturais trazem cor e alegria ao espaço e a quem nele se encontra. Além disso, são ótimas para absorverem as energias negativas.
O mesmo vale para a fruteira, porque promove a prosperidade, oferece um fluxo saudável de energia e simboliza a vida.
Independentemente da decoração da sua cozinha ou do tamanho, o importante é aproveitar estas dicas para aumentar o seu bem-estar e manter-se ativo sempre que se encontra nesta divisão.