Não é assim tão complicado ir de férias com um bebé e há centenas de famílias que o fazem, todos os anos, para o provar. O truque está em manter as rotinas do bebé. Claro que é necessária muita organização e é preciso planear tudo ao pormenor, com antecedência, para evitar esquecimentos ou qualquer situação que possa criar ansiedade para os pais e para a criança.
Preparar uma lista, já sabe, vai fazer toda a diferença, impedindo que alguma coisa fique esquecida, facilitando e acelerando todo o processo.
4 pontos a considerar ao preparar as férias com um bebé
1. Alojamento
É possível ir para fora mas evite destinos exóticos pelas questões de saúde associadas. Além disso, uma viagem muito longa, se possível, é de evitar porque pode ser muito maçadora para todos. Por uma questão de conforto para o seu bebé evite, também, sítios muito quentes. Nos primeiros meses, o melhor mesmo será ir para fora, cá dentro.
Tenho o cuidado de se certificar que tem cuidados de saúde por perto. Prefira pequenas vilas, com pouca animação noturna e praias tranquilas e pouco movimentadas. Se vai de carro, viajar durante a noite pode ser uma boa opção já que o bebé, à partida, dorme mais horas.
Confirme se no hotel, apartamento ou moradia tem tudo o precisa para o seu bebé, nomeadamente cama de grades, berço ou uma cafeteira elétrica para preparar leite ou papas. Se não tiver, é mais um coisa que tem que colocar na lista.
2. Preparar a mala
No que diz respeito à mala, como já lhe falamos aqui, o ideal é preparar conjuntos completos, para cada dia, em casa. Isto ajuda a perceber quanto roupa vai precisar. Leve sempre mudas extra porque quando se trata de bebés, os “acidentes” acontecem. Fraldas e babetes não são de mais. Não esqueça os brinquedos preferidos!
Quanto aos produtos de higiene, se tiver amostras, leve-as consigo. À partida, são suficiente e é espaço e dinheiro que poupa. Também pode usar pequenos boiões para encher com os cremes habituais já que ocupam muito menos espaço.
Prepare ainda uma bolsa com toda a medicação, paracetamol, compressas e pensos, soro fisiológico, termómetro e repelente de mosquitos. Faça as conta e leve apenas as fraldas necessárias mas abuse dos toalhetes!
3. Para a praia
Para começar, não vá para a praia com o seu bebé entre as 11h e as 16h. Mesmo fora deste período, não o exponha à luz solar mesmo que o céu esteja encoberto. A pele do bebé é muito sensível e pode queimar em menos de nada! Isto não é negociável. Depois, além do guarda-sol, biquíni e toalha, não esqueça também de levar:
- fraldas descartáveis
- creme e toalhetes
- fralda de pano
- chupeta
- um brinquedo
- biberão de água
- biberão de leite já preparado (se não amamentar)
- muda de roupa extra
- casaco fresco
- protetor solar
- chapéu
- tenda
- pequena piscina insuflável para o bebé ir a banhos sem medo (também serve para dar banho em casa!)
4. Alimentação
Quanto à comida, se não está a amamentar, preveja a ementa semanal e leve tudo organizado em pequenos sacos ou caixas com papa, leite, iogurte, sopas e frutas. Se já não dá de mamar, não se esqueça que o seu bebé precisa de beber água, por isso, leve ou compre água engarrafada.
Por fim, não esqueça a máquina fotográfica, relaxe e divirta-se! É possível se preparar e planear tudo com detalhe e antecedência de, vá, uma semana. Boas férias!