Share the post "O seu negócio quer ultrapassar fronteiras? Conheça ferramentas de apoio à exportação"
Num mundo permanentemente conectado, os negócios deixaram de se cingir a uma escala local ou regional. Abrir caminhos para a exportação é um passo fundamental para as empresas que querem crescer.
Como qualquer novo caminho trilhado pela primeira vez, a internacionalização de uma empresa é um desafio em que, por vezes, existem mais perguntas do que respostas.
Mais do que a vontade de crescer e a certeza de ter um produto ou serviço de qualidade, é importante possuir a informação mais correta e detalhada sobre cada mercado-alvo que possa estar no radar de qualquer plano de negócio.
Nos dias que correm, informação é poder e ter a informação rigorosa; assertiva e devidamente atualizada faz toda a diferença. Permite traçar a estratégia mais adequada e, muitas vezes, até mudar de planos para seguir um novo rumo.
Plataforma iAPEX: o mundo num clique
Exportar é trabalhar no crescimento da sua empresa, diversificando mercados e levando mais longe os seus produtos, serviços e know-how.
Mas para onde ir? Que mercados procurar? Como conseguir ter êxito num país cuja realidade é muito diferente da portuguesa? Como saber se os meus produtos podem ter sucesso noutro ponto do globo?
A ausência de respostas a estas perguntas pode ser suficiente para que muitas empresas abandonem os seus objetivos de internacionalização. E foi justamente para ir ao encontro desta lacuna que foi lançada a plataforma iAPEX.
Trata-se de um portal de informação e dados de negócio que se apresenta como uma verdadeira ferramenta de apoio à internacionalização para a Economia nacional.
De fácil acesso e de utilização simples, o portal iAPEX foi criado a pensar nos negócios que pretendem chegar a outras geografias para que – com uma visão integrada e transversal sobre a realidade que os empresários podem encontrar em cada potencial mercado – consigam realizar os seus negócios com maior grau de êxito e menores níveis de risco.
O que consegue obter?
De maneira prática e bastante personalizada, em função das necessidades e cada empresário, a portal iAPEX esclarece sobre as exportações portuguesas e de todo o mundo para cada mercado selecionado.
Desenvolvido a partir de uma parceria entre o Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia (GEE) e a Universidade do Minho, este repositório de dados tem como objetivo facilitar o acesso a informação relevante sobre potenciais mercados para exportação.
Além disso, e ao viabilizar dados de contexto macro sobre os destinos que lhe podem interessar, apoia a decisão sobre aqueles com maiores rácios de crescimento e de maior recetividade à sua gama de oferta.
O resultado passa por criar estratégias mais fundamentadas e capazes, ao mesmo tempo que conseguem receber indicações sobre produtos de apoio à exportação segura, sempre em função da melhor cobertura de risco.
Imagine que quer exportar para um determinado país. Até agora, teria de passar horas, ou até dias, a pesquisar informação, a comparar dados e a elaborar gráficos e relatórios para poder tomar uma decisão. Se tivesse vários mercados em vista, a tarefa seria ainda mais complexa. O portal iAPEX acrescenta valor e facilita estas decisões.
Como aceder à plataforma?
Com o portal iAPEX tudo se torna bastante mais simples. Basta registar-se, inserindo alguns dados básicos da sua empresa, como nome, NIF ou e-mail.
Depois, e de forma a que a informação que lhe é fornecida seja a mais adequada ao perfil do seu negócio, são pedidas informações como:
- Número de trabalhadores da empresa;
- Volume de negócios do último ano;
- Produto (s) que pretende exportar (Nomenclatura Combinada);
- Valor das exportações no último ano;
- Valor das despesas em I&D no último ano.
Que dados são apresentados pelo iAPEX
O iAPEX devolve-lhe informação por via dos dados obtidos em mais de uma dezena de fontes nacionais e internacionais. Do INE ao Index of Economic Freedom, passando pelo Fórum Económico Mundial (ONU) e à Organização Mundial de Comércio.
Todos contribuem com um enorme volume e diversidade de dados que, após um exercício de compilação e organização – em gráficos, tabelas ou relatórios -, devolvem de maneira completamente gratuita um panorama final de apoio à sua decisão.
Pode saber, por exemplo, quais são as exportações portuguesas e mundiais para determinado ponto do globo; avaliar a concorrência, a saturação daquele mercado ou as oportunidades que ainda existem.
Ao consultar os países exportadores para determinado mercado saberá, igualmente, peso dos países concorrentes e a respetiva taxa de crescimento.
Como a informação é trabalhada exclusivamente para o seu caso concreto, o iAPEX ajuda-o a escolher mercados cujo potencial de crescimento seja adequado às características dos seus produtos.
É ainda disponibilizada informação sobre riscos e barreiras no acesso a cada um dos mercados, o que lhe permite avaliar e tomar decisões ponderadas sobre a internacionalização naquele país ou região.
Soluções para internacionalizar precisam-se
Além desta base de apoio à decisão para reduzir risco e incrementar a margem de êxito, há que contar com soluções de apoio que possam alavancar a sua decisão. Nestas circunstâncias, é fundamental escolher uma parceria bancária capaz de o assegurar.
A Caixa Geral de Depósitos garante uma ampla oferta de alternativas que, além da rede internacional com que pode apoiar as suas decisões nos mercados de destino, permite-lhe ainda fazer face aos seus objetivos de expansão – como soluções específicas e adaptadas a cada objetivo e escala de negócio.
Nas várias frentes em que a expansão internacional pode desafiar o seu negócio, a Caixa disponibiliza soluções – de maneira transversal, habilitada e com aconselhamento dedicado. Desde a mitigação do risco, passando pelas necessidades de liquidez; tesouraria e investimento.
Os apoios à atividade internacional com créditos documentários; remessas documentárias; garantias e avales; os financiamentos internacionais através de adiantamento de remessas, liquidez antecipada ou a liquidez total são algumas destas soluções.
O Factoring Internacional e os créditos a curto, médio e longo prazo dão, aos exportadores, garantias de que o seu negócio tem a liquidez necessária em todas as etapas do processo.
A Caixa viabiliza ainda apoio ao investimento, através das linhas Caixa 2020, Linha de Crédito Caixa Capitalização ou da Linha Capitalizar 2018 – Empresas com Exposição ao Brexit.
Também no que diz respeito à mitigação do risco, a Caixa tem ferramentas que o podem ajudar a proteger a sua empresa de variações cambiais, de taxas de juro e restantes incertezas de contexto.