Share the post "Um Ferrari elétrico? Chega em 2025 e custa meio milhão de euros"
De entre as marcas mais conhecidas, era provavelmente a única que ainda colocava severos entraves à eletrificação do mundo automóvel. No entanto, finalmente a Ferrari converteu-se, anunciando o seu primeiro modelo 100% elétrico para 2025 e, com isso, garantindo que o futuro automóvel será mesmo… elétrico!
O preço deste modelo não estará ao alcance de todas as carteiras, uma vez que o preço estimado de cada unidade andará à volta dos… 500 mil euros.
Tudo começou em 2016, quando, durante o Salão do Automóvel de Paris, o diretor de tecnologia da Ferrari, Michael Leiters, afirmou que seria difícil para a marca converte-se à eletrificação total.
“Nós não deveremos desenvolver um carro totalmente elétrico. Estamos convencidos de que o mais correto para nós é ter um carro híbrido. O som é uma característica extremamente importante de uma Ferrari e os nossos clientes querem isso”, adiantou.
Posteriormente, já perto do final de 2020, durante o lançamento do seu primeiro carro de produção híbrido, o SF90 Stradale, o CEO da Ferrari, Louis Camilleri, confirmou que dificilmente, antes de 2030, a marca produziria um modelo 100% elétrico.
No entanto, desde que o mesmo abandonou o cargo, em dezembro de 2020, a situação foi mudando. Aliás, a sua demissão originou alguma especulação sobre uma mudança de opinião e, consequentemente, a conversão à eletricidade, algo que recentemente veio a confirma-se.
Foi durante uma reunião anual de acionistas, que, ao fim de anos de espera, o CEO interino John Elkann, anunciou a já tão aguardada conversão total à eletricidade automóvel.
“Podem ter a certeza de que isto será tudo o que os engenheiros e designers de Maranello podem imaginar como um marco na nossa história”, afirmou.
Embora não fossem divulgados mais detalhes sobre a motorização, John Elkann foi perentório em afirmar que a conversão será efetuada de forma “altamente disciplinada”.
Ferrari elétrico com ajuda da F1
A Fórmula 1 tem sido um dos grandes impulsionadores do projeto de eletrificação da marca italiana. O que a Ferrari aprendeu em pista foi adotado nos seus carros desportivos.
A partir daí, desenvolveu ainda mais a tecnologia híbrida e sua oferta. A partir dessa herança a marca começou a conceber e construir o seu primeiro Ferrari elétrico.
Até lá e enquanto não são revelados mais detalhes, fica pelo menos a promessa dos responsáveis da Ferrari de que o prazer de conduzir um super-carro da marca não vai sair beliscado. A ver vamos.