O Ferrari F8 Tributo, não só será um dos carros mais bonitos de sempre da Ferrari, como também será o V8 mais potente alguma vez produzido pela marca italiana.
No papel, este supercarro será uma forte ameaça ao McLaren 720S, atualmente considerado a referência no que diz respeito a GTs com um motor V8 montado à retaguarda. Mas, a favor do F8 Tributo, contará ainda com o carisma e o design italiano para fazer face a outros concorrentes na luta pelo melhor superdesportivo da história.
Conheça 8 factos sobre a nova coqueluche da Ferrari, concebido para substituir a primeira geração dos V8 turbo do “cavalino rampante”.
Ferrari F8 Tributo
Fonte: Ferrari/Divulgação
1. Sucessor do 488 GTB
Exatamente 1 ano após a Ferrari ter anunciado o lançamento do 488 Pista, a versão “harcore” e limitada do Ferrari 488, a marca italiana apresentou o sucessor do modelo de estrada, que havia sido apresentado pela primeira vez em 2014, também em finais de Fevereiro.
2. Potência
O Ferrari F8 Tributo será o V8 mais potente alguma vez produzido pela marca italiana, debitando 720 cavalos de potência às 8000rpm. São mais 10 do que o Ferrari 488 Pista, e mais 50 cavalos do que o seu antecessor, o Ferrari 488 GTB. O Ferrari F8 Tributo terá 770Nm de binário disponíveis às 3250 rotações e atingirá uma velocidade máxima de 340 km/h.
Este bloco de motor de 3902cc foi galardoado com o prémio “International Engine of the Year” de forma consecutiva em 2016, 2017 e 2018.
3. Peso
Da geração anterior para o novo Ferrari F8 Tributo, a Ferrari conseguiu salvar 40kg, anunciando que este carro pesará um total de 1330kg vazio. São 541 cavalos por tonelada, que farão acelerar este carro dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,9 segundos.
4. Dimensões
O novo Ferrari F8 Tributo terá 4611mm de comprimento, 1979mm de largura e 1206mm de altura, sendo cerca de 0,5cm mais comprido, quase 3cm mais largo e quase 1cm mais baixo em relação ao 488 GTB, o que torna 15% mais eficaz aerodinamicamente em comparação com o seu antecessor.
5. Inspirado no F40 e no 308 GTB
Fonte: Ferrari/Divulgação
As linhas do novo Ferrari F8 Tributo são inspiradas no Ferrari 308 GTB, ao passo que a cobertura em lexan do motor é inspirada naquela usada pelo mítico Ferrari F40. A inspiração nestes dois icónicos modelos da Ferrari dá origem ao nome: F, de F40 e 8 de 308 GTB.
Também no 308 GTB são inspiradas as óticas traseiras, voltando assim a Ferrari a utilizar 4 faróis redondos, em detrimento dos apenas 2 utilizados no 458 e no 488.
6. Tecnologia
Fonte: Ferrari/Divulgação
O novo Ferrari F8 Tributo irá receber todas as mais recentes versões dos diversos sistemas da Ferrari de ajuda à condução, ou à pilotagem se preferir, tais como o Side Slip Angle Control ou o Ferrari Dynamic Enhancer, que ajudarão o condutor/piloto a fazer drifts perfeitamente controlados.
Ainda no exterior, é visível na parte frontal, o “S-Duct”, um apêndice aerodinâmico estreado no Ferrari 488 Pista e que ajuda a frente do carro a curvar melhor, tornando-o também mais estável a altas velocidades.
Quanto ao interior, sendo este uma evolução do Ferrari 458 Italia (modelo lançado em 2008), já apresenta alguns sinais do peso da idade, por isso a Ferrari adicionou um ecrã de 7” para o passageiro poder controlar o sistema de infoentretenimento, ou simplesmente, poder ver a velocidade, as rotações, ou em que posição se encontra o “manetino”.
7. Apresentação oficial
Apesar das imagens deste carro já terem sido reveladas, tal como tem sido apanágio da Ferrari nos últimos anos, o Salão Automóvel de Genebra (que abre portas ao público no próximo dia 5 de março) será o local escolhido para apresentar ao mundo o novo Ferrari F8 Tributo em “carne e osso”.
8. Preço
Ainda não são conhecidos os detalhes exatos do preço ou quando será iniciada a produção, mas sendo este o sucessor do Ferrari 488 GTB, os preços (em Portugal) deverão começar perto dos 275 000€.
Embora não deva ser uma edição limitada da Ferrari, a produção deste F8 Tributo deverá ocorrer apenas durante 2 anos, pois algures em 2020 está prevista a apresentação de um totalmente novo “Grand Tourer” da Ferrari, onde será expectável encontrar um motor V8 com tecnologia híbrida, semelhante àquela utilizada no Ferrari LaFerrari.
Veja também: