Estamos habituados a que os festivais de música se realizem entre a primavera e o verão, mas há vários festivais de inverno espalhados pelo mundo que deve conhecer.
Não são simples eventos de música, uma vez que muitos destes eventos têm componentes solidárias associadas, bem como várias palestras e conferências sobre temáticas contemporâneas. Comece a planear as viagens de 2018, porque aqui estão 8 festivais de inverno para conhecer.
7 festivais de inverno a não perder
Parta connosco nessa volta ao mundo, para conhecer alguns dos melhores festivais de inverno e, com isso, escapar aos habituais de verão e viver novas experiências.
Festival de Sydney, Austrália
Fonte: Facebook Festival de Sydney
O Festival de Sydney é um grande festival de artes em Sydney, que decorre durante três semanas em janeiro, desde que foi criado em 1977. O programa do festival possui mais de 100 eventos de artistas locais e internacionais e inclui música contemporânea e clássica, dança, circo, teatro, artes visuais e palestras de artistas e atrai cerca de meio milhão de pessoas.
Quando: 6 a 28 de janeiro de 2018
Eurosonic Noordeslag, Holanda
Fonte: Eurosonic Noordeslag
Groningen é um dos tesouros escondidos da Holanda, situado no norte das planícies, e que mantém um pouco do encanto da famosa capital Amesterdão, mas sem as confusões habituais. É uma cidade universitária com a sensibilidade de Cambridge, que, uma vez por ano, ganha vida com a música durante a Eurosonic Noordeslag.
Quando: 17 a 20 de janeiro de 2018
St Jerome’s Laneway, Austrália, Nova Zelândia e Singapura
Fonte: Facebook St Jerome’s Laneway
Se sempre se perguntou como vivem as bloggers e instagrammers de moda, então o festival de inverno St Jerome’s Laneway é a resposta à questão. Esta feira itinerante está cheia de fãs de música da geração millenium e percorre Singapura, Nova Zelândia e Austrália; mostrando o tipo de artistas que estreiam seus vídeos no Noisey.
Quando: de 27 de janeiro a 10 de fevereiro
Where’s The Music, Suécia
Fonte: Facebook Where’s The Music
A cidade sueca de Norrköping, não muito longe de Estocolmo, decidiu que se queria colocar no mapa internacional do rock’n’roll e, para esse fim, lançou um festival de música escandinava, que alia ainda um ciclo de conferências e palestras.
Quando: 9 e 10 de fevereiro 2018
Festival de Inverno de Lisboa, Portugal
Fonte: Facebook Festival de Inverno de Lisboa
Na lista de festivais de inverno Portugal também marca presença, com o Festival de Inverno de Lisboa. Trata-se de um evento com concertos repartidos entre dois espaços: o Santiago Alquimista e o Teatro do Bairro. O cartaz privilegia a música nacional e inclui alguns dos maiores artistas do momento e outros em ascensão:
Café-Teatro Santiago Alquimista
- 21 fevereiro – Mesa, Walter Benjamin, Nicotine’s Orchestra
- 22 fevereiro – Balla, Anarchicks, Thomas Anahory
Teatro do Bairro
- 21 fevereiro – Dino D’ Santiago, NBC, Mad Called Honey
- 22 fevereiro – Dénis, O Martim, Erica Buettner
Quando: 21 e 22 de fevereiro
Okeechobee Music and Arts Festival, EUA
Fonte: Facebook Okeechobee Music and Arts Festival
Este festival ganhou foi fundado na Flórida em 2016, mas é já um dos favoritos dos americanos, já que é o primeiro festival de música da temporada e dá um vislumbre da diversão de verão que está para chegar. O festival ocorre nos campos relvados, praia arenosa e majestoso bosque de Sunshine Grove – que permite acampar durante uns dias.
Quando: 1 a 4 de março de 2018
South by Southwest, EUA
Fonte: Facebook South by Southwest
A fechar a lista dos melhores festivais de inverno encontramos o emblemático South by Southwest – SXSW, que decorrerá de 9 a 18 de março, bem a tempo de fechar o inverno e de receber a primavera com muita música e animação. Durante nove dias, o centro de Austin, no estado norte-americano do Texas, é ocupado por música, arte, painéis interativos, comédia e filmes. Não há género específico ou foco regional, exceto que tudo deve ser o melhor dos melhores, bem como o palco para talentos emergentes.
Quando: 9 a 18 de março 2018
Música, conferências, arte e promessas de momentos de diversão e livre expressão: à semelhança dos festivais de verão, os festivais de inverno prometem sempre uns dias em boa companhia, a desfrutar de alguns dos maiores prazeres da vida.
Veja também:
- 28 destinos para fugir às multidões em 2018
- 10 viagens incríveis que não custam uma fortuna
- Os melhores festivais de música do mundo
- Os 6 melhores festivais de verão da Europa
- O que fazer em Lisboa no inverno
- Escapadinhas de inverno alternativas
- As 6 melhores cidades para visitar no inverno
- 9 boas razões para visitar Sevilha em 2018