Share the post "Fui fiadora num crédito habitação. Tenho de pagar a dívida?"
Fui fiadora de um crédito imobiliário há 11 anos. A pessoa em questão deixou de pagar e como contraiu mais dívidas, abriu insolvência. A casa foi-lhe retirada, a casa que eu tinha também me foi retirada e agora penhoraram o meu ordenado. Este tipo de dívidas prescreve ao fim de quanto tempo?
E se o próprio abriu insolvência, por que tenho de ser responsabilizada por uma dívida que não é minha?
Dantas Rodrigues: Ao ser fiadora de alguém torna essa dívida sua também, por esse motivo não poderá dizer que a dívida não é sua. Assim, é muito importante pensar bem antes de se tornar fiador de alguém. Os empréstimos bancários prescrevem ao fim de 5 anos, contudo, tem de ser 5 anos sem o banco se pronunciar, o que não se verificou.
Um dos efeitos da declaração de insolvência é a suspensão e levantamento, com efeito imediato de todas as ações executivas, processos de execução fiscal e penhoras pendentes contra o devedor insolvente que visem executar bens compreendidos na massa insolvente.
Deixando de ser exigível o pagamento ao devedor, também deverá deixar de ser ao fiador. Porém, além destas questões, é lícito o fiador recusar o cumprimento enquanto o credor não tiver executado todos os bens do devedor sem obter a satisfação do seu crédito.
Mais informações podem ser consultadas no website oficial do evento QSP Summit
Estudo da consultora QSP, organizadora do QSP SUMMIT, realizado a propósito da 17ª edição do evento, que vai decorrer de 2 a 4 de julho de 2024, no Porto – Matosinhos, com o mote ‘Rethinking Organizations’.