Pedro Andrade
Pedro Andrade
28 Fev, 2019 - 08:56

12 filmes sobre dinheiro que lhe vão ensinar lições valiosas

Pedro Andrade

Os filmes sobre dinheiro têm apaixonado milhões de espetadores ao longo dos anos. Confira a nossa lista e aproveite para fazer uma maratona cinematográfica.

12 filmes sobre dinheiro que lhe vão ensinar lições valiosas

Para muitos é “a raiz de todo o mal”, mas a verdade é que o dinheiro faz avançar o mundo. Assim sendo, não é de estranhar que não faltem películas à volta do assunto. Há filmes sobre dinheiro para todos os gostos: dramas, comédias, romances e até histórias verídicas. Confira a nossa lista e deixe-se envolver por estas histórias que têm conquistado o mundo há várias décadas e lhe ensinam algumas lições importantes.

12 filmes sobre dinheiro imperdíveis

1. Inside Job

Narrado por Matt Damon, este documentário, lançado em 2010, procura desvendar a crise mundial de 2008. Através de entrevistas a “insiders”, jornalistas, académicos e políticos, são analisadas as causas do colapso financeiro que teve reflexos em todo o mundo e que, até ao dia de hoje, continua a marcar a vida de milhões de famílias.

2. Wall Street

Lançado em 1987, este filme de Oliver Stone é um clássico que nos transporta para o universo da Manhattan dos anos 80. A premissa parece ser simples: a ganância vale mesmo a pena.

Bud Fox, interpretado por Charlie Sheen, é um jovem corretor disposto a fazer de tudo para chegar ao topo. Por sua vez, Gordon Gekko, um empresário ganancioso interpretado por Michael Douglas, aproveita-se do jovem corretor para atingir os seus propósitos. “Cada sonho tem um preço”, dizia-se na altura.

3. Wall Street – Money Never Sleeps


23 anos depois, em 2010, a sequela de “Wall Street” volta a trazer ao grande ecrã Gordon Gekko, mais uma vez interpretado por Michael Douglas. Assim que o protagonista sai da prisão voltam os planos maquiavélicos: desta vez aproveita-se do futuro genro para reconstruir o antigo império dos anos 80 e derrubar Wall Street.

4. Boiler Room


Estávamos em 2000 quando o esquema “pump and dump” chegou às salas de cinema. O protagonista, um estudante que abandonou os estudos e que passou a gerir um casino ilegal em casa, decide tornar-se num corretor financeiro. Contudo, as coisas não correm como esperava: depressa descobre que a empresa para a qual trabalha comprava enormes quantidades de ações falsas e de empresas falidas – de seguida levava os clientes a investir neste tipo de ações, aumentando o preço. Mais tarde, as ações eram vendidas, fazendo o preço cair e destruindo o sonho (e as poupanças e ganhos) dos compradores.

5. Margin Call


O elenco é de luxo: Kevin Spacey, Demi Moore, Zachary Quinto e Stanley Tucci. Este drama americano de 2011 retrata a etapa inicial da crise financeira de 2008. Ao longo de 24 horas são acompanhados os acontecimentos mais importantes de um banco de investimento, em que um dos analistas consegue prever o que está prestes a acontecer.

6. O Lobo de Wall Street


Em 2013, ficámos a conhecer a vida exuberante de Jordan Belfort, um corretor da bolsa norte-americana. Leonardo DiCaprio é o protagonista que retrata o percurso do protagonista, da riqueza à decadência, que o levou a cumprir uma pena de prisão de 22 meses por defraudar centenas de investidores.

7. Trilogia “O Padrinho”


Em 1972, fomos transportados para o submundo do crime neste que é, sem dúvida, um dos grandes clássicos dos filmes sobre dinheiro. Ficámos a conhecer os meandros da máfia e de uma organização que soube construir um império gigantesco que sobreviveu de geração em geração. Uma história crua e imperdível sobre o custo do dinheiro.

8. Jerry Maguire


Quem não se lembra da frase “Show me the money!”? Em 1996, Tom Cruise e Cuba Gooding Jr, transportam-nos para o universo do desporto de alta competição, onde atletas e agentes lutam todos os dias por conquistar salários multimilionários. Para o final fica a verdadeira moral desta história: o que realmente interessa é a amizade e o amor.

9. Proposta Indecente


O que seria capaz de fazer por um milhão de dólares? Era esta a premissa deste filme de 1993, que colocou a nu o poder do dinheiro e a verdadeira fraqueza da condição humana. Robert Redford, Demi Moore e Woody Harrelson fazem-nos questionar o conceito de moralidade e a forma tóxica como o dinheiro pode moldar as nossas ações.

10. Os Ricos e os Pobres


Em 1983, um investidor e um vigarista de rua trocam de vidas. Tudo não passa de uma experiência social levada a cabo por dois irmãos milionários, Mortimoer e Randolph Duke, que pretendem saber se o sucesso é hereditário ou se depende do ambiente social em que crescemos. Sem dúvida, um dos grandes papéis de Eddie Murphy.

11. The Big Short


Estávamos em 2015 quando Hollywood contou a história de quatro investidores de Wall Street que previram o colapso da bolha financeira de 2008. O elenco é fenomenal: Christian Bale, Ryan Gosling, Brad Pitt e Steve Carell são os protagonistas que o vão prender à tela do ecrã.

12. Quem Quer Ser Bilionário?


Este é já um dos clássicos dos filmes sobre dinheiro. Danny Boyle conquistou o mundo em 2008 com a história de Jamal Malik, um jovem de 18 anos dos bairros de lata de Bombaim, que é acusado de fraude depois de ganhar 20 milhões de rupias, algo como 300 mil euros, na versão indiana do concurso “Quem Quer Ser Milionário?”.

É então que ficamos a conhecer a história deste jovem e todas as aventuras que passou para reencontrar a rapariga por quem se apaixonou perdidamente quando era ainda uma pequena criança.

Veja também: