Está a chegar a Primavera e com ela começa a tortura das alergias. Felizmente, hoje em dia, viajar de carro é muito mais confortável (e seguro) para quem sofre de alergias, graças ao filtro do habitáculo.
Por vezes esquecido, este é um dos componentes mais importantes no sistema de ventilação de qualquer carro (incluindo elétricos). Isto porque ajuda a proteger os passageiros, ao reter qualquer matéria poluente, como as partículas libertadas pelo combustível.
Para além disso, protege também de poeiras e sujidades do exterior que se entranham no habitáculo.
Com efeito, saiba mais sobre esta parte do seu carro e como cuidar dela adequadamente.
O que é o filtro do habitáculo?
O filtro do habitáculo é um componente que integra o sistema de ventilação e o circuito de ar condicionado e climatização. Tem como objetivo filtrar partículas externas que possam contaminar o ar interno. Assim, garante a melhor qualidade possível do ar no veículo.
No caso de carros familiares e nos veículos de passageiros, estes podem equipar mais de um filtro para um desempenho mais eficaz.
Qual a sua importância?
Tal como referido na sua definição, o filtro do habitáculo tem como função eliminar impurezas e partículas no ar.
Para quem sofre de alergias, asma ou outras condições de saúde que afetam a saúde respiratória, a limpeza do ar no interior de qualquer carro é especialmente importante.
Logo, este componente tem um papel fundamental na saúde do carro e dos seus ocupantes. Por um lado, evita impurezas e sujidade no interior do veículo. Por outro, garante um ar mais saudável e respirável para todos.
Como funciona?
Com efeito, já percebemos que o filtro do habitáculo é essencial, tanto para o sistema de ventilação e climatização, como para manter um fluxo constante de ar limpo.
Para isso, o próprio filtro é colocado estrategicamente no fluxo de ar do sistema de ventilação e climatização. Desta forma, filtra o ar de forma mais eficiente e também permite que a sua manutenção seja mais acessível.
Em termos práticos, a ventoinha, ou ventoinha, do sistema de ventilação e climatização puxam o ar externo para o interior do veículo, empurrando-o através dos elementos de aquecimento ou ar condicionado, regulando a sua temperatura e, em seguida, soprando-o através do filtro antes de entrar no habitáculo.
Aqui, filtra todas as impureza e garante um ar mais respirável e limpo.
Tipos de filtro do habitáculo
Ao escolher o filtro do habitáculo, saiba que geralmente existem dois tipos:
Filtro simples
Normalmente feito de papel ou similar, protege da poeira e grande parte dos tipos de pólen. São os mais comuns.
Filtro de carvão ativo (ou carvão ativado)
Além de proteger contra poeiras e pólen, também filtra os gases libertados por outros carros com mais eficácia e reduz o aparecimento de odores no habitáculo.
Normalmente, ambos podem ser colocados indistintamente no carro. Isto porque as suas dimensões são compatíveis.
O filtro simples será suficiente, desde que não frequentemos locais muito poluentes. Por outro lado, o filtro de carvão ativo é mais recomendado para esses locais, onde a sua ação é mais constante.
Quando é que deve ser trocado?
Como costuma acontecer com este tipo de peças, tudo dependerá do tipo de veículo, ambiente em que este circula e principalmente das diretrizes do seu fabricante.
No entanto, existem 3 momentos que pode considerar:
- Sazonalmente: uma vez por ano. O início da primavera é o melhor momento para o fazer, uma vez que lhe vai permitir manter afastado o pólen e outros elementos alérgicos;
- Número de quilómetros: A cada 15/20 mil km, mais frequentemente se conduzir regularmente, por exemplo, em meios urbanos;
- Inspeção automóvel: É muitas vezes substituído enquanto o filtro de ar e o filtro do óleo, numa revisão mais aprofundada, por exemplo.
Portanto, é aconselhável fazer uma verificação visual regular do filtro do habitáculo para controlar o seu estado.
Sintomas que levam à troca
Lembre-se de que trocar o filtro do habitáculo pode ser uma questão de higiene e segurança. Além disso, um filtro em mau estado causará distrações frequentes ao condutor na forma de alergias, redução do ar respirável e odores estranhos.
Com efeito, estes são os principais sintomas que podem levar à sua troca:
- Mau cheiro no interior do veículo quando se liga o ar condicionado ou o aquecimento;
- Sujidade depositada na face interna do para-brisas;
- Quando o para-brisas está embaciado, a eliminação do vapor é lenta ou parcial;
- Pó depositado no painel do veículo;
- Redução na quantidade de ar que entra no veículo pelo sistema de ar condicionado ou de ventilação.
Como trocar o filtro do habitáculo?
Cada carro tem o filtro num lugar específico. Alguns são colocados no porta-luvas, outros no compartimento do motor ou então na base do para-brisas. Após saber onde fica, é uma questão de um pouco de habilidade e paciência.
Segue em baixo, um exemplo para os filtros que estão colocados no compartimento do motor:
- Abrir o capô do motor;
- Elevar a proteção do filtro;
- Comparar o filtro usado com o novo;
- Pulverizar o novo filtro e os tubos com elementos antibacterianos;
- Colocar o novo filtro no lugar;
- Fechar a proteção do filtro e o capô do motor.
Se não houver nenhuma informação no manual do carro, uma das melhores maneiras de saber como alterá-la é ir diretamente ao fabricante do filtro.
Com efeito, para um ar mais respirável e agradável, nada como estar atento ao filtro do habitáculo. Proteja-se a si e a quem viaja consigo.