A instituição de pagamentos Nickel atingiu 400 pontos de venda disponíveis ao público a nível nacional, dispondo de uma das maiores redes financeiras de agentes existentes em Portugal.
Feita uma comparação com as agências bancárias nacionais, e tendo em conta os dados oficiais mais recentes, a instituição de pagamentos estaria colocada em quarto lugar, a par das maiores instituições bancárias portuguesas.
A fintech, que chegou a Portugal no ano passado com o intuito de democratizar o acesso aos serviços financeiros, tem um modelo de negócio híbrido, com uma vertente digital e presencial, assente numa rede de pontos de venda no comércio local, tais como papelarias ou tabacarias, distribuídos pelo território nacional.
Nestes agentes Nickel é possível abrir uma conta em apenas alguns minutos, sem complicações, com a disponibilização imediata de um cartão de débito Mastercard e de um IBAN português.
“Saber que, em seis meses, a Nickel se conseguiu posicionar junto das maiores entidades financeiras estabelecidas em Portugal, em termos de pontos físicos de acesso a serviços financeiros essenciais, revela como o setor financeiro tem testemunhado transformações profundas não só a nível tecnológico, como também na relação com a população em geral”, adianta João Guerra, CEO da Nickel em Portugal.
O atingir desta meta no ainda curto período de presença da Nickel em Portugal terá resultado da aposta da instituição financeira na angariação de pontos de venda para dar a conhecer o seu serviço acessível e universal aos portugueses.
No entanto, este posicionamento também surge no seguimento da estratégia da empresa de dar resposta ao crescente encerramento de balcões bancários que se tem traduzido num afastamento físico entre o setor financeiro e as populações.
Projeto em expansão
Os mais de 400 pontos de venda da empresa concentram-se, para já, maioritariamente nas grandes áreas de Lisboa e Porto, Norte, e também na zona Oeste e Algarve.
A região Norte conta com cerca de 150 agentes Nickel, a sua maioria situados na grande área metropolitana do Porto, que abarca já 100 pontos de venda. Outras cidades da zona Norte já incluídas na expansão da instituição são também Braga, Guimarães, Viana do Castelo, Barcelos, VN Famalicão, Fafe, Felgueiras, Penafiel, Paços de Ferreira, entre outras.
A Centro e Sul de Portugal, existem, atualmente, mais de 250 pontos de venda, onde constam localizações, para além da grande área metropolitana de Lisboa, como Leiria Figueira da Foz, Pombal, Caldas da Rainha, Peniche, Torres Vedras, Santarém, Vila Nova de Milfontes, Zambujeira do Mar, Faro, Portimão, Albufeira e outras que completam o portefólio da fintech.
A instituição de pagamentos planeia continuar a crescer e a ganhar mais agentes também no interior do país, contando já com alguns pontos de venda na Covilhã, Castelo Branco, Portalegre e Évora, ambicionando angariar 2.500 pontos de venda e 450 mil clientes até 2027.
A Nickel tem uma preocupação acrescida com a inclusão financeira e social de todos, facilitando o acesso aos serviços financeiros essenciais, facto que assume ainda maior relevância em locais onde há menor acesso à banca tradicional.