São medos inexplicáveis, incontroláveis e muito difíceis de enfrentar e tratar. Assim se designam as fobias, que podem assolar a vida de qualquer um. Há fobias raras, com as quais é muito difícil viver.
Sejam causadas por algum acontecimento traumático ou desenvolvidas ao longo da vida, as fobias são um transtorno muito complicado de gerir, que afeta quer o dia a dia das pessoas que sofrem do problema, quer de quem os rodeia.
8 fobias raras, mas reais
Medo de ficar solteiro
Exista fobia existe mesmo? Existe e chama-se anuptofobia. As pessoas que sofrem deste problema sentem-se extremamente solitárias e o seu maior medo é o de ficarem sozinhas o resto da vida.
Episódios depressivos e até ataques de pânico são alguns dos sintomas de quem sofre desta fobia rara. Baixa autoestima, altos índices de ciúme e grande dependência afetiva são algumas das características destas pessoas.
Medo de algodão
Esta é uma das fobias raras mais estranhas que vai encontrar. Quem sofre deste medo, algodãofobia, fica stressado só de imaginar bolas de algodão. Tocar nelas, então, é algo impensável.
Pessoas com este problema criam mesmo reações físicas quando expostas a este material (suores, tremores, respiração mais acelerada, entre outros).
Medo de beijos
A filemafobia consiste no medo de beijar ou de ser beijado. Boca seca, mãos trémulas, enjoos e náuseas e suores são alguns dos sintomas que estas pessoas desenvolvem só de pensar que têm de beijar alguém.
Medo de cabelos e pêlos
Se passou por uma pessoa totalmente careca e depilada , pode não ser um problema de saúde ou apenas uma opção estética. Pode tratar-se de um caso de caetofobia, uma grande aversão a pêlos e cabelos.
Medo de errar
Claro que todos nós sentimos uma certa frustração ao falhar, mas quem sofre de cacorrafiofobia leva essa frustração a patamares inimagináveis.
O medo de falhar é tão grande, que leva a que as pessoas deixem de fazer determinadas coisas só para não correrem o risco de não sucederem na tarefa, por mais simples que seja.
Medo de umbigos
O medo de umbigos tem lugar garantido numa lista de fobias raras. Estas pessoas não só detestam ver umbigos (o deles e o de outras pessoas), como desenvolvem sintomas de repulsa se tiverem de tocar num.
Existem relatos de mães com esse problema que chegam a tapar o umbigo dos bebés com ligaduras para não ter de lidar com eles.
Medo de coisas novas
A neofobia consiste no medo a coisas novas, que fujam da rotina e do habitual. Raiva, frustração, tremores e enjoos são alguns dos sintomas descritos pelas pessoas que sofrem deste problema e que se deparam com situações imprevisíveis.
Medo de espelhos
A eisoptrofobia consiste no medo irracional de espelhos. De forma geral, quem sofre desta fobia rara, associa os espelhos a questões sobrenaturais e temem ver seres e fantasmas ao olhar no espelho.
Veja também: