Miguel Pinto
Miguel Pinto
24 Jan, 2025 - 10:58

Ford Capri regressa elétrico mas com a alma que o consagrou

Miguel Pinto

É um carro absolutamente icónico. O Ford Capri marcou diferentes gerações e está agora de volta, numa versão 100 por cento elétrica.

Novo Ford Capri

O Ford Capri, um dos modelos mais icónicos da história automóvel, está de volta. Reinventado como um coupé crossover totalmente elétrico, o novo modelo promete captar a atenção de fãs de longa data e de uma nova geração de condutores, ao oferecer um equilíbrio perfeito entre design, desempenho e eficiência elétrica.

Lançado originalmente em 1969, o Ford Capri nasceu como o “carro para todos”, inspirando-se no sucesso do Mustang nos Estados Unidos. Posicionado como um coupé acessível, mas com uma alma desportiva, o Capri tornou-se um símbolo de estilo e desempenho na Europa.

Com um ciclo de produção que durou até 1986, o Capri teve três gerações, vendendo mais de 1,9 milhões de unidades. Com as suas linhas elegantes, capô alongado e tração traseira, este automóvel definiu a estética desportiva da época.

Oferecia uma gama de motores que ia desde opções económicas até versões de alta performance, como o Capri RS3100, que brilhou no desporto automóvel, acabando por ficar conhecido como o “Mustang Europeu”.

Ford Capri 2025: tradição encontra inovação

O regresso do Ford Capri traz consigo uma transformação radical, posicionando o modelo como um coupé crossover totalmente elétrico. Este renascimento combina o ADN desportivo do modelo original com as exigências modernas de sustentabilidade e tecnologia avançada.

Mantém uma silhueta dinâmica, reminiscente do modelo original, mas agora num formato mais elevado e robusto, adequado para o segmento SUV.

O capô alongado e a grelha frontal minimalista prestam homenagem ao design clássico, enquanto as luzes LED modernas e uma traseira futurista reforçam o seu caráter contemporâneo.

Está ainda equipado com as mais recentes inovações da Ford, como um ecrã tátil de última geração com sistema de infoentretenimento intuitivo, assistentes de condução avançados, como manutenção na faixa de rodagem, travagem automática de emergência e condução semiautónoma, e conectividade total, com integração de smartphones e atualizações over-the-air.

silhueta do novo Ford capri

Desempenho e autonomia

O Ford Capri é oferecido em duas versões, começando pela versão de autonomia Standard, com um motor elétrico de tração dianteira, 170 cv e autonomia até 400 quilómetros com uma única carga.

Já nas versões de autonomia alargada, vem equipado com tração integral com dois motores, uma potência superior a 300 cv e autonomia de até 627 quilómetros.

Ambas as versões contam com carregamento rápido, permitindo carregar até 80% da bateria em cerca de 30 minutos.

Os preços começam nos 42.351€ para o Standard, até 56.622€ para o modelo de autonomia alargada. Já está disponível com a bateria de autonomia Standard.

Veja também