Share the post "Ford Fiesta Active: o que interessa conhecer no novo utilitário"
O novo Ford Fiesta Active traz o novo estilo que será implementado brevemente noutros modelos da Ford. SUV e Crossovers são um género de automóvel incontornável e as marcas apresentam soluções que abrangem o maior número de modelos possível. Embora não seja um verdadeiro SUV, o Ford Fiesta Active dá ares de quem se pode meter por maus caminhos. Mostramos aqui o que traz o novo utilitário e que argumentos apresenta perante a concorrência.
6 pontos base para conhecer o Ford Fiesta Active
Fonte: Divulgação Ford
1. Estilo outdoor
Qualquer SUV ou crossover que se preze apresenta uma imagem de acordo com o espírito Sport Utility Vehicle. O Fiesta Active destaca-se com as proteções de carroçaria que conferem aquele ar mais “arisco” ao utilitário da oval azul. Estes acessórios estendem-se do para-choques dianteiro, passando pelos painéis laterais e secção inferior da carroçaria até ao para-choques traseiro.
A grelha escurecida é específica do Fiesta Active. Dependendo da cor carroçaria, o tejadilho – que recebe barras nesta versão – pode ser preto ou vermelho.
2. Ligações ao solo
A altura do solo do Ford Fiesta Active subiu 18 milímetros relativamente ao Fiesta “normal”, o que permitirá “pisar” alguns buracos e lombas mais à vontade. Por outro lado, as jantes de 17 polegadas e pneus de baixo perfil são capazes de cortar o entusiasmo nesses momentos, para que não se faça uma visita à oficina mais cedo do que se pretende…
Com este conjunto, é provável que o Ford Fiesta Active seja um crossover “condenado” a cumprir com o que já se conhece dos irmãos de gama: bom comportamento dinâmico… Até porque o Active alargou a distância entre rodas em 10 mm.
Não é apenas o estilo “calças arregaçadas” que é novidade. Os amortecedores dianteiros do Fiesta Active foram melhorados com topos hidráulicos para suavizar os impactos e solavancos em caminhos que possam fugir do alcatrão. A geometria das juntas da suspensão e os acertos específicos dos conjuntos molas/amortecedores foram, claro está, adequados a uma versão que pretende ter maior vocação de lazer.
3. Habitáculo resistente
O interior do Fiesta Active apresenta bancos desportivos com decoração específica e pespontos coloridos. A marca afirma que os materiais dos bancos e tapetes foram alvo de 60 mil ciclos de teste, no laboratório da Ford, em Dunton, Reino Unido, de forma a garantir a robustez e resistência às vicissitudes próprias de um crossover com vida muito active… perdão, activa! Volante e punho em pele e acabamento em alumínio acetinado conferem a qualidade final a este novo Ford.
4. Em modo escorregadio
O primeiro Ford Fiesta Active oferece três modos de condução: Normal, Eco e Slippery. Enquanto o segundo se distingue do primeiro pelo acerto que promove consumos mais regrados, o modo Slippery ajusta as definições do controlo de estabilidade e do controlo de tração para circular mais à vontade em pisos de menor aderência, como neve e gelo, reduzindo a apetência para o patinar das rodas.
Travões e acelerador também recebem novo acerto neste modo de condução e permitem melhorar a dinâmica em estradas com menores condições de aderência.
5. Motores de 3 e 4 cilindros
O Fiesta Active conta com a maior parte da linha de propulsores da gama Fiesta, com destaque para o premiado 1.0 EcoBoost. O três cilindros – que é tão pequeno que o bloco chegou a ser “escondido” em bagagem de avião – oferece potências de 85 e 100 cavalos neste Fiesta, embora existam variantes mais potentes, provavelmente reservadas para mais tarde. O Diesel 1.5 TDCi terá como base a versão de 85 cavalos.
6. Segurança com tecnologia
O Ford Fiesta conta com avançados sistemas de segurança e de apoio à condução. O sistema de Assistência à Pré-Colisão com Deteção de Peões, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Ajuda à Manutenção na Faixa de rodagem e Alerta de Trânsito Cruzado são só algumas das tecnologias disponíveis (não propriamente de série), não só no Active, como em toda a gama Fiesta.
O sistema de comunicação e entretenimento Sync 3 permite controlar os sistemas de áudio, de navegação e smartphones através de comandos de voz simples e de conversação normal. O Sync 3 é compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Conheça aqui o novo Fiesta Active.
Veja também: