Sabia que há uma forma correta de pôr uma vela a arder? Provavelmente desconhecia este facto, mas é verdade. E o mais certo é que, ao longo da sua vida, tem-se limitado a acender as velas sem qualquer cuidado adicional. Pois bem, se assim é, tem-no feito de forma errada.
6 segredos para pôr uma vela da arder da forma certa
Mas isso está prestes a acabar porque vamos dar-lhe todos as dicas que precisa para colocar uma vela a arder da forma certa, para que possa tornar um especialista na matéria.
1. Corte o pavio
Este é o primeiro e mais importante passo para pôr uma vela a arder de forma correta. Antes de acender uma vela deve sempre aparar o pavio. Isto vai fazer com que a chama fique mais limpa e brilhante.
Pavios por aparar vão tornar a chama mais alta e escura, o que acaba por deixar o copo da vela com manchas negras. Para que a vela possa criar o ambiente pretendido, uma chama brilhante é imprescindível. E não custa assim tanto cortar um pouco do pavio de vez antes de acender a vela.
2. Deixe a cera derreter totalmente nas bordas
É essencial que, depois de acesa, toda a cera no rebordo derreta. Caso contrário, nas próximas vezes que puser a vela a arder, a cera não vai queimar de forma uniforme e vai criar uma espécie de túnel, algo que vai querer evitar. Mas se isso acontecer há três formas para resolver a questão:
- Se for apenas um rebordo mais fino, pode sempre inclinar um pouco a vela, derreter a cera com um isqueiro e remover a cera em excesso (a que ficou por derreter quando colocou a vela a arder);
- Em alternativa, e se já tiver um túnel de cera considerável, pode cortar os excessos que formaram o tal túnel de cera com uma faca e removê-los;
- Ou se preferir, pode derreter a cera e remover os excessos com algodão ou papel absorvente.
Depois de removidos estes excessos, à partida, a sua vela deve começar a queimar de forma adequada e uniforme.
3. Mantenha a vela afastada de correntes de ar
E isso significa, longe de janelas ou portas abertas, ar condicionado, ventoinhas ou áreas muito movimentadas com pessoas constantemente a andar de um lado para o outro.
Esta é uma das regras de ouro para pôr uma vela a arder de forma correta. Isto porque a movimentação do ar, vai alterar o movimento da chama e fazer com que a vela queime de forma irregular e, em consequência, vai criar as tais manchas negras e inestéticas no recipiente da vela.
4. Não acenda a vela apenas uma vez
Idealmente, uma vela deve arder durante quatro horas (máximo) de cada vez e apenas uma vez em cada 24 horas. Isto não só prolonga a vida da vela, mas ainda evita que a chama comece a perder o brilho e comece a criar fumo e fuligem no recipiente da vela.
5. Mantenha a sua vela limpa
Manter a vela limpa é meio caminho andado para que a sua vela queime de forma correta e sirva o seu propósito de criar um ambiente mais acolhedor e perfumado – no caso de optar por velas com fragrâncias. A ideia é que retire todo o pó e resíduos que se possam acumular na vela e que possam, de alguma forma, interferir com a forma como a vela vai arder depois.
6. Compre velas com vários pavios
O mais comum é encontrar no mercado velas apenas com um pavio, mas há algumas com mais. Isto é válido principalmente para velas com maior diâmetro. Velas com mais de 7 cm de diâmetro dificilmente vão queimar de forma regular.