Catarina Reis
Catarina Reis
08 Mar, 2024 - 14:30

7 formas criativas de entregar o CV e marcar a diferença

Catarina Reis

Um currículo não é apenas um currículo. Encontre formas criativas de entregar o CV à empresa a que se candidata.

Já sabemos que o conteúdo do seu CV é o mais importante, mas as empresas estão cada vez mais exigentes e valorizam formas criativas de entregar o CV!

E nunca foi tão importante demonstrar o quão é diferentes dos demais. Afinal, as empresas recebem milhares de currículos constantemente e o seu não pode ser mais um no monte de emails que não são sequer lidos… Há que marcar quem o recebe.

Então, aprenda a levar o seu currículo à “pole position”. Fique com as nossas 7 sugestões!

INVESTIR EM FORMAS CRIATIVAS DE ENTREGAR O CV PARA SER IMBATÍVEL

A apresentação de um CV não pode falhar: o modo como o candidato investe numa apresentação perante um empregador com o objetivo de este vir a mostrar interesse em contratá-lo é de vital importância. 

É uma primeira impressão, é verdade, mas é uma primeira impressão que poderá fazer toda a diferença, entre um CV que seja deixado numa gaveta no meio de tantos outros, ou um CV que faça com que quem pegue nele tenha curiosidade em ler tudo e conhecer o trabalho do candidato em questão.

Poderá ser um erro considerar que apenas os setores diretamente ligados à criatividade e às artes dão importância a um CV inovador. Qualquer área profissional pode ser suscetível às formas criativas de entregar o CV.

criar CV original

IMPRESSIONE COM ESTAS FORMAS CRIATIVAS DE ENTREGAR O CV

De seguida, damos 7 exemplos de como fazer chegar o seu currículo de forma criativa e diferenciadora à empresa dos seus sonhos.

1

Aposte na embalagem

É importante criar uma embalagem especificamente para o seu CV, como se fosse parte dele e pudesse ela mesma demonstrar parte das suas competências. Uma embalagem cuidada e visualmente apelativa, rica em conteúdo, transmite uma imagem positiva do seu trabalho. Nela poderá incluir, por exemplo, além do CV, um portefólio, uma carta de motivação e outros documentos que sejam pertinentes.

2

Crie um CV animado

Apresentar um CV animado digitalmente pode trazer-lhe um fator de diferenciação extra. Se considera que quem vai avaliar o seu CV poderá valorizar uma proposta arrojada, avance. Este tipo de abordagem tem a vantagem de poder ser feita por e-mail.

É importante não ceder à tentação de tornar o seu CV público, em redes sociais como o LinkedIn ou o Facebook. Faça do envio deste currículo um momento especial e exclusivo para a empresa!

3

Imprima o CV num objeto inusitado

Aqui está algo realmente corajoso e uma das formas mais criativas de entregar um CV. Por que não imprimir o seu CV num objeto completamente inusitado? O segredo não é apenas chocar por ser uma ideia fora do normal, mas sim fazê-lo com um propósito.

É importante, mais uma vez, que a ideia por trás da escolha do objeto seja coerente com o seu CV ou com o emprego a que concorre, e que seja comunicada de forma eficiente, ou seja, que comunique claramente a intenção.

Exemplos: caixas de chocolates, caixas de medicamentos, skates, pautas de música, guardanapos, mapas, garrafas, tshirts, entre outros.

4

Use o QR Code

Porque não enviar embutido no seu CV um código QR, cuja leitura remeta para uma faixa áudio consigo a falar, ou um ficheiro vídeo em que mostre mais do seu trabalho?

Esta é uma das formas criativas de entregar o CV mais inusitadas, mas muito atual e que pode impressionar.

5

Experimente o currículo em vídeo

Um CV em vídeo é uma forma divertida de se apresentar e tem impacto. Faça um pequeno vídeo de, no máximo, 2 minutos. Descreva as suas experiências e qualificações. Inclua música de fundo, gráficos e imagens.

Procure a iluminação, a apresentação e o enquadramento certos. Quando enviar o vídeo por e-mail ou através de um link, anexe uma cópia do seu currículo tradicional para que o empregador possa usá-lo nos processos administrativos internos.

6

Aposte em infográficos

Existem muitos serviços online que oferecem ferramentas para projetar infográficos sem a necessidade de se possuir especializado em design, como o Canva, o Easel.ly ou Infogr.am.

Esta é, portanto, uma das formas criativas de entregar o CV que pode mesmo marcar a diferença.

7

Estenda o CV às redes sociais

As redes sociais são ferramentas que, se usadas de forma adequada, podem ajudar um CV a ter mais alcance. É bom que tenha um currículo atualizado no LinkedIn e que use essa rede frequentemente, mas não se fique por aí: existem plataformas online onde os currículos podem ser criados em forma de um site.

Criar um site pessoal, com aspeto profissional, e que contenha o seu CV, quem sabe até com mais informação do que o disponibilizado em papel, como se fosse um bónus para quem quer saber mais sobre o seu trabalho.

FAÇA-O COM BOM SENSO

Ao abordar as empresas usando estratégias criativas, corre o risco de não ser bem interpretado, por isso, aconselhamos cautela e bom senso na altura de definir a sua estratégia de comunicação com o mercado de trabalho.

Já sabe que, se preferir, pode sempre voltar à forma mais tradicional de envio do currículo: por email ou por correio. Sem esquecer que as visitas presenciais às empresas podem, quando bem preparadas, ter um bom resultado para os candidatos.

Veja também