Share the post "3 formas de internacionalizar o seu negócio via e-commerce"
A internacionalização via e-commerce pode ser uma boa opção para levar a sua marca para novos mercados. O crescimento do comércio eletrónico é indiscutível e para as empresas, aderir a este modelo de negócio é uma oportunidade que não devem descurar.
No entanto, para exportar via e-commerce é preciso muito mais do que criar um site onde os produtos são colocados à venda. Há regras, procedimentos e exigências legais e técnicas que é importante conhecer. Mas, antes de tudo isso, há que estudar e definir a melhor estratégia.
Existem três formas de fazer esta abordagem de internacionalização via e-commerce:
- Recorrer à venda através de marketplaces, como a Amazon e aproveitar os seus recursos;
- Criar a sua própria loja online, gerindo todo o processo ou
- Optar por uma solução mista, com loja própria e presença em mercados eletrónicos.
Existem vantagens e desvantagens em cada uma das soluções, que dependem não só da abordagem escolhida, como do seu tipo de negócio e, até, do ponto em que se encontra no processo de internacionalização.
A escolha da melhor estratégia para internacionalizar via e-commerce deve, por isso, ser feita após uma análise dos prós e dos contras, mas também do mercado ou tipo de consumidor que pretende alcançar.
Conhecer as vantagens de cada opção e saber como entrar no comércio eletrónico é um processo que se torna mais simples quando se tem acesso a ferramentas e a especialistas dedicados à internacionalização das empresas nacionais.
Para conhecer os principais marketplaces e as estratégias de abordagem à internacionalização via e-commerce, comece por fazer o registo na MY AICEP. Depois, poderá ter acesso a informação, dados e consultoria para tomar as melhores decisões.
Guia Prático para PME: como exportar via e-commerce?
A internacionalização através do e-commerce permite chegar mais longe, a mais clientes e ampliar o potencial de crescimento da sua empresa.
A AICEP preparou um guia para PME que pretendam apostar nas vendas online a nível global. Conheça alguns pontos essenciais.