Luana Oliveira
Luana Oliveira
13 Mar, 2024 - 10:49

Fornos de Algodres: arquitetura reinventa tesouro da Beira Alta

Luana Oliveira

Emoldurada pela beleza rústica das montanhas e banhada pelas águas do Mondego, Fornos de Algodres tem muito que ver. Marque na agenda.

Novo mercado de Fornos de Algodres

O concelho de Fornos de Algodres, terra de pastores e rebanhos, promete muito mais do que uma experiência gastronómica com bons queijos e vinhos enquanto desfruta da envolvente rústica.

No coração do distrito da Guarda, é pontuado por magníficas linhas de água e vales verdejantes, onde encontrará paisagens e locais inesquecíveis para o seu roteiro, num município que conta com aproximadamente 7000 anos de história.

No entanto, esta antiguidade não signfica que os sinais de progresso não cheguem ali. Um exemplo disso é o novo mercado municipal de Fornos de Algodres, alvo de uma requalificação urbana, rejuvenescendo o espaço histórico erguido em 1902. É considerada uma obra de arquitetura marcante e que vem revolucionar a forma como se olha para a vila.

Assim, deixe-se levar pelos encantos desta rica terra e conheça os melhores locais a adicionar ao seu roteiro. É caso para dizer que partir em viagem é fácil. Difícil será regressar de Fornos de Algodres.

O projeto por detrás do novo Mercado Municipal

Já lhe falamos do “novo” mercado. Para saber mais, o Ekonomista falou com Miguel Roque, um dos arquitetos responsáveis pela obra em conjunto com Paulo Vale Afonso e Rui Santos, para esmiuçar melhor este projeto de requalificação e o que a motivou.

O Mercado Municipal de Fornos de Algodres ocupa uma área de excelência mesmo no centro da vila. Para os arquitetos a localização estratégica foi uma oportunidade para meter mãos à obra e repensar os usos do espaço.

Segundo Miguel Roque, era essencial que o novo espaço se conectasse “não só com o tecido urbano envolvente, mas também com a extraordinária paisagem daquele lugar.”

Assim sendo, a equipa de arquitetos da RAS.A procurou “abrir o mercado à paisagem”, através de grandes pátios que estabelecessem uma relação com outros espaços essenciais e desenvolvendo os recintos pedonais em todas as frentes.

Com o objetivo primordial de dotar o mercado com um conjunto de condições que melhor servissem a sua evolução, Miguel Roque aponta para a necessidade de uma grande flexibilidade na articulação dos vários eventos.

antigo mercado de Fornos de Algodres
Imagem do antigo mercado, agora reinventado pelos arquitetos do estúdio RAS-A

Essência centenária

O Mercado Municipal de Fornos de Algodres dá palco a diversos concertos, feiras semanais, exposições e agrega ainda o comércio tradicional da região.

A idealização do novo mercado procura restabelecer a sua centralidade na vida do concelho. Por isso, os arquitetos responsáveis criaram novas valências para revitalizar o espaço, como um espaço multiusos, espaços comerciais e ainda uma praça arborizada.

Na perspetiva do arquiteto Miguel Roque a abordagem “partiu da consciência de que a arquitectura deve, em certos casos, tratar do contentor para que o conteúdo possa variar ao longo do tempo.”

Adicionalmente, a temática da flexibilidade enquanto eixo central do projeto relevou-se a melhor opção para responder a todas as mutações que o espaço pode sofrer ao longo do tempo.

Ainda que o mercado esteja sob renovação, os arquitetos desejavam reencontrar e valorizar o espírito centenário do mercado, preservando a sua génese.

O projeto final está quase terminado, por isso é uma visita obrigatória quando visitar Fornos de Algodres. Aproveite para conhecer o espaço revitalizado e lograr das novas valências.

O que visitar em Fornos de Algodres?

Se pretende visitar o concelho ou a região envolvente, Fornos de Algodres oferece-lhe uma variedade de locais e atividades para adicionar ao seu roteiro.

Desde visitas históricas a caminhadas no meio da natureza, com certeza não vai querer recusar as maravilhas desta vila.

Centro Interpretativo (CIFA)

Um verdadeiro portal para os tempos ancestrais. Aqui pode visitar o núcleo da história da região que expõe a riqueza do património natural e cultural e ainda uma coleção de vestígios arqueológicos para visitar.

O CIFA proporciona visitas guiadas pelos locais mais emblemáticos do concelho, a oportunidade perfeita para enriquecer o seu conhecimento sobre a terra dos pastores e rebanhos.

Passeio pelas aldeias

Fornos de Algodres também expande a sua cultura pelas aldeias que abraça. Pode contar com 16 locais de visita, cada uma com a sua personalidade e encantos.

Entre aldeias à beira rio ou no alto dos montes tem a oportunidade de visitar cada uma das aldeias ou selecionar um grupo específico a seu gosto.

Com certeza pode esperar aldeias bastante acolhedoras e ótimas adições ao seu roteiro!

Praia Fluvial da Ponte de Juncais

Uma opção ideal para o clima mais quente. A Praia Fluvial da Ponte de Juncais delicia todas as idades com a sua tranquilidade e beleza, convidando-o a um mergulho nas águas do Rio Mondego.

Para além da paisagem poderá usufruir do bar com música ao vivo. Sem dúvida o refúgio perfeito para os dias de verão com a família, amigos ou até na sua companhia.

Uma viagem gastronómica

A título de curiosidade Fornos de Algodres integra a Região Demarcada da Produção de Queijo da Serra da Estrela, uma das maravilhas da gastronomia portuguesa.

Portanto tem a possibilidade de elevar a sua viagem para uma experiência gastronómica de excelência.

Em Fornos de Algodres e na região envolvente encontrará restaurantes para saborear o que de melhor a Beira Alta tem para lhe oferecer.

A Quinta do Cochel, a Quinta das Courelas, o restaurante Cova da Loba e ainda Muralhas do Celorico são algumas opções a considerar para o seu roteiro gastronómico.

Seja para uma escapadinha de fim de semana ou umas férias pela Beira Alta, não perca a oportunidade de conhecer a diversidade que Fornos de Algodres tem para lhe proporcionar!

Veja também