Gripes, infeções e diversas doenças na generalidade: se o seu dia-a-dia não é marcado por este tipo de problemas então é ao seu sistema imunitário que pode agradecer. E como já é habitual no que se refere à saúde, a prevenção é mesmo o segredo, pelo que é crucial que proteja e fortaleça as defesas do seu organismo. Uma boa forma de o fazer é saber de cor e salteado qual a alimentação para favorecer o sistema imunitário.
Afinal, é ele o responsável pela identificação e neutralização de agentes agressores, desde vírus a bactérias, defendendo assim o organismo. É por isso muito importante que reveja o seu estilo de vida e a sua alimentação o mais cedo possível para garantir que a sua saúde não está em perigo – afinal, não é quando já estiver doente que vai fazer as devidas alterações, certo?
E se pensa que só deve ter esta preocupação nos meses em que o frio aperta está enganado. O seu sistema imunitário merece cuidados constantes, pelo que a boa alimentação deve fazer parte da sua rotina. Ora, tome nota de todos os alimentos que devem fazer parte do seu cardápio.
Qual deve ser a alimentação para favorecer o sistema imunitário?
Talvez lhe pareça estranho, mas a verdade é que o sistema imunitário, constituído por órgãos, células e moléculas que protegem o organismo, é em muito influenciado pela sua alimentação. Ora, isto significa que quanto mais equilibrado e saudável for o seu menu diário mais eficaz será o seu sistema de proteção.
Por isso mesmo, está na altura de conhecer de A a Z os alimentos que mais favorecem o seu sistema imunitário e garantir que afasta de si os agentes nocivos.
Espinafres
Certamente que não o surpreende que os vegetais façam parte da lista certo? Ora, os espinafres possuem folato, uma vitamina que ajuda o corpo a produzir novas células e a reparar o ADN. São também uma ótima fonte de antioxidantes, fibras e vitamina C, entre outros. A melhor parte é que podem ser comidos cozinhados, crus, em sopas, em saladas e, até mesmo, em tartes – ideias é coisa que não falta.
Alho
Conhecido por afastar vampiros, a utilidade do alho vai muito para além do sabor agradável que confere aos cozinhados. Acontece que o alho é o aliado perfeito no combate à Helicobacter pylori, uma bactéria associada a úlceras, à gastrite e ao cancro do estômago. Por outro lado, contém também substâncias que estimulam a atividade celular do seu sistema imunitário.
Laranja
Claro está que a laranja é um dos alimentos que consta na lista da alimentação para favorecer o sistema imunitário. Fonte de vitamina C e com grandes propriedades antioxidantes, este é, provavelmente, um dos alimentos mais conhecidos para ajudar o sistema imunitário.
Trata-se de uma fruta rica em flavonoides, um composto que promove a ativação do sistema imunitário. Importa referir que toranjas e tangerinas também são boas opções.
Cogumelos
Pode surpreendê-lo, mas os cogumelos são, de facto, muito benéficos para a sua saúde. Ricos em nutrientes muito importantes para o seu bem-estar, como vitamina B, niacina e riboflavina, estes organismos prometem fazer maravilhas. Não lhe faltam também os tão úteis antioxidantes.
São também uma ótima fonte de selénio, um mineral de extrema importância para o seu sistema imunitário. Quando os níveis de selénio estão baixos o organismo está mais suscetível a gripes e constipações.
Amêndoas
Os benefícios dos frutos secos já não são segredo para ninguém. Aquilo que pode passar despercebido são as vantagens das amêndoas no que diz respeito à proteção do seu organismo: trata-se de um alimento rico em vitamina E, niacina e riboflavina. Resultado? O seu sistema imunitário fica mais forte, os níveis de stress ficam mais baixos e a sua pele fica mais saudável.
Brócolos
Adorados por uns e odiados por outros, os brócolos podem mesmo ser os seus melhores amigos no que diz respeito ao favorecimento do seu sistema imunitário. Isto porque têm bastante ferro, um mineral extremamente importante para o correto funcionamento do seu organismo – é, aliás, responsável pela produção de glóbulos brancos e de glóbulos vermelhos.
Por outro lado, são também uma boa fonte de diversos nutrientes. Não lhes faltam as vitaminas A e C nem a glutationa, por exemplo.
Batata-doce
Não é por acaso que a batata-doce é tão adorada pelos adeptos do estilo de vida saudável. Fonte de betacarotenos e vitamina A, este alimento (assim como as cenouras) está ligado à prevenção do aparecimento de alguns tipos de cancro e ao combate ao envelhecimento.