Share the post "5 dicas para escolher a fotografia de perfil mais adequada"
Facebook, LinkedIn, Instagram, whatsapp… É só escolher a aplicação ou rede social que hoje em dia um grande número de pessoas utiliza. E se algumas delas são utilizadas sobretudo para fins pessoais, a verdade é que já ninguém escapa ao olho profissional das mesmas.
Outras há (sobretudo o LinkedIn) que servem especificamente objetivos profissionais. Sobretudo para estes casos, mas também nas situações em que queira causar uma boa impressão profissional nas restantes, leia as nossas dicas de como escolher a fotografia de perfil mais adequada, baseada em dicas de especialistas na matéria.
5 dicas para escolher a fotografia de perfil
1. Foto, sempre!
Não queira entrar no rol de pessoas que tem um ícone standard na parte de identificação em fotografia. Este é um dos principais motivos de estar “invisível” para as empresas e para quem procura perfis a nível profissional!
2. Foque a fotografia
Escolher a fotografia de perfil desfocada, não por favor! Este é um dos cuidados básicos a ter. Selecione uma fotografia em que se veja bem o seu rosto e que esteja bem focada. Este é um ensinamento basilar e que vai causar uma impressão positiva a nível pessoal e profissional.
3. Atualização precisa-se
Gosta muito de uma fotografia que tirou em 2000 e acaba sempre por escolher essa… Not! Não faça isso, até porque depois, caso venha a ser chamado para alguma entrevista de emprego, vai ficar mal visto! Afinal de contas, as pessoas mudam e certamente não vai estar igual ao que era há quase 20 anos atrás!
Seja realista; escolher a fotografia de perfil o mais recente possível é o mais indicado a fazer.
4. O protagonismo deve ser seu
Deixe as fotografias de grupo, com a sua cara metade ou com o seu gato ou cão para outras situações que não a fotografia de perfil.
Quer queiramos quer não, a fotografia de perfil é a porta de entrada e o cartão de visita de cada um de nós. Escolha com cuidado!
5. Cabeça erguida!
A linguagem não verbal comunica mais do que a verbal, sabia? Especialistas nesta área referem até que por vezes, quando dizemos uma coisa verbalmente mas o nosso corpo está a querer dizer o contrário, o que manda é a linguagem não verbal!
Posto isto, não vai querer escolher a fotografia de perfil em que esteja cabisbaixo, com uma postura pouco vertical ou com a cabeça inclinada. Selecione uma em que esteja com as costas e cabeça direitas, transmitindo firmeza e segurança!
Além disso, tente que a sua expressão seja minimamente amigável, um sorriso (sem ser muito forçado, claro está), seria o ideal.
Veja também: