É como uma “pedra no sapato” – incómodo, desconfortável e agonizante. O fracasso nos negócios pode deixar-nos de rastos e incapazes de voltar a acreditar que somos capazes de mudar o mundo. Aprenda a lidar com o insucesso e descubra como é que pode transformar a sua “pequena” derrota numa grande vitória. Até porque a perseverança é uma das grandes qualidades dos vencedores!
Culpa?
De quem é a culpa? A culpa não está sempre nos outros. Aceitar a nossa quota-parte de culpa no insucesso dos negócios já é meio caminho andado para conseguirmos seguir em frente. Mesmo grande parte do que não está nas nossas mãos pode ser escolhido por nós – falamos, por exemplo, do papel do marketing.
Porquê?
O fracasso nos negócios permite-nos conhecer o que não se deve fazer. Certo? O que é que correu mal no seu negócio? Porque é que correu mal? Foi devido ao contexto? Ou às suas ações? A sua ideia tinha tudo para dar certo noutro local, com outro público? Há inúmeras perguntas para fazer… Importante é parar um bocado para pensar naquilo que correu mal e em tudo o que não deve repetir.
Experiência
Aqui, não interessa se o seu negócio foi um fracasso… A experiência que já acumulou à frente de um negócio permite-lhe estar um passo à frente de muitos dos empreendedores que nunca arriscaram “a pele” neste mundo. Olhe de uma forma positiva para o seu fracasso… Se correu mal, pelo menos já sabe que não deve seguir esse caminho.
Reinvente-se
As opções que tomou levaram-no ao insucesso? Não há nada melhor do que reinventar a forma como abordou o mercado e o público. Ou reinventar até o produto que tem para oferecer… há mil e uma formas de mudar!
Mudanças
Não crie aversão à mudança. Quantos negócios é que acabam por ser destruídos devido à teimosia em mudar? Se correu mal, alguma coisa terá de mudar. Aconselhe-se, reúna junto de si os melhores de cada área e parta rumo ao sucesso.
“É bom comemorar o sucesso, mas é mais importante prestar atenção às lições do fracasso”
Bill Gates
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