Cravadas no coração de uma das fantásticas aldeias do xisto, as fragas de São Simão constituem um paraíso natural que todos os anos vai conquistando adeptos.
Agora, para que a experiência seja ainda mais completa, está prestes a ser inaugurado um espetacular passadiço que convida a uma caminhada entre o verde da vegetação e a dureza das pedras.
As fragas de São Simão ficam em Figueiró dos Vinhos, mais concretamente junto às aldeias de Casal de São Simão e da Ponte de São Simão. Entre as fragas, fica uma praia fluvial, uma das principais atrações deste destino.
Contudo, nas imediações há muito para ver e fazer. Além dos desportos radicais que pode fazer junto às fragas de São Simão, há trilhos pedestres para percorrer e património local para descobrir. Usufrua da Natureza no seu estado mais puro!
Fragas de São Simão: um segredo bem guardado
Estas fragas ficam em Casal de São Simão, em Figueiró dos Vinhos. Pelo caminho, passará pela água da ribeira de Alge, que fica a caminho do Zêzere, e é absolutamente cristalina, sendo possível observar tudo o que esta ribeira guarda nas suas profundidades.
A paisagem é verdejante, marcada pelos loureiros e sobreiros que dão à serra um aroma único. É por aqui que chega à serra da Lousã. Aí há um miradouro através do qual é possível admirar os mais belos cenários envolventes.
Passadiço de São Simão
Da responsabilidade da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, e com um investimento superior a 350 mil euros, o novo passadiço vai permitir ligar a aldeia, a praia fluvial e o miradouro, criando um canal único para a fruição de toda a envolvente.
Este passadiço será complementar ao espetacular Caminho do Xisto do Casal de São Simão. Este caminho pedestre desenvolve-se na envolvente da aldeia, passa pelas Fragas de São Simão e respetiva praia fluvial, pelas povoações de Além da Ribeira, Ponte do Brás Curado e Saonda.
Ao longo das Ribeiras de Alge e do Fato, ricas em vegetação ripícola, podem observar-se as antigas levadas que transportavam a água para as azenhas. O percurso possui uma variante que permite encurtar a sua distância, para um total de 2,7 quilómetros, atalhando por Além da Ribeira, onde as azenhas ainda moem os cereais.
Praia Fluvial das Fragas de São Simão
A 15 minutos das aldeias de Casal de São Simão e da Ponte de São Simão fica a praia fluvial, inaugurada no ano 2000, e acessível através de um agradável percurso pedestre. O nome da praia não é surpreendente, já que ela se encontra entre duas imponentes fragas (esculpidas pelo rio) de mais de 50 metros de altura, onde é possível praticar escalada com diversas vias equipadas, rappel ou slide.
As pedras de menor dimensão servem para tomar banhos de sol ou saltar para o rio. Junto à praia, mais para sul, há muitas levadas e mantos da flora original da região.
Esta é uma praia com Bandeira Azul, Acessível e Vigiada durante toda a época balnear (geralmente até 15 de setembro) e, durante o mês de agosto, costuma haver transporte gratuito à tarde, com saída do Terminal às 14h30.
Infra-Estruturas
- Espaços verdes e sombras
- Água fria para banhos
- Parque de Merendas
- WC com chuveiros
- Churrasqueira
- Bar/Restaurante de apoio à praia
- Desportos radicais (rappel, slide ou escalada)
- Parque de estacionamento (num declive, a 300 metros da praia)
- Parque de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida (junto à praia)
- Praia acessível para cadeiras de rodas
- Ponte Pedonal sobre a Ribeira de Alge
- Mini parque infantil
- Caminhos pedestres
- Fonte de água potável
- Moinho “do Pires”
- Miradouro das Fragas de São Simão (no acesso à praia fluvial)
- Moinho das Fragas
Outros locais de interesse
- Torre Comarcã: Construída em 1506, é um símbolo do município. Subindo ao cimo, é possível aceder a uma das mais belas vistas panorâmicas da vila.
- Jardim Municipal: Datado de 1930, este jardim marca pela sua simetria e cor, num espaço fresco e agradável, onde as crianças podem brincar nos locais próprios para esse efeito.
- Convento de Nossa Senhora do Carmo: Do século XVII, este Imóvel de Interesse Público apresenta uma simplicidade exterior, em contraste com a riqueza do interior da igreja. Aí, pode encontrar altares em talha dourada, estatuária de grande valor, as sepulturas dos fundadores, painéis de azulejos, entre muitos outros atrativos.
- Igreja Matriz: Construída no final do séc. XV, este Monumento Nacional conjuga vários estilos arquitetónicos (Manuelino, Maneirismo, Barroco e Romantismo). No interior, no altar-mor, há um retábulo pintado por José Malhoa.
- O Casulo de Malhoa: Construído no final do século XIX, este é um edifício romântico que remete para as estadias em Figueiró dos Vinhos do artista português José Malhoa.
- Foz de Alge – Albufeira do Castelo do Bode: Entre a Ribeira de Alge e a Albufeira do Castelo de Bode é possível fazer uma série de atividades, como praticar desportos aquáticos, pesca e provar o melhor da gastronomia local.
Como chegar
Partindo de Figueiró dos Vinhos, deverá seguir na direção de Aldeia Ana de Aviz. A cerca de 3 quilómetros vire à esquerda, via EN 237, e siga no sentido das placas que indicam Fragas de São Simão (cerca de 5 quilómetros), até encontrar um pequeno parque calcetado com uma cerca de madeira.