Ser calmo e diplomático é uma arte que se deve dominar, especialmente quando se lida com algumas frases enviadas em emails de trabalho.
Quase toda a gente usa o email como o principal instrumento para comunicação no trabalho. E, por vezes vezes, os emails trazem consigo frases passivo-agressivas, seja acerca de prazos a cumprir, pagamentos, lembretes, etc.
Usamos emails para ter novas ideias, fechar negócios, apresentar novas ideias e projetos e para fazer amizades e alianças profissionais.
Uma frase mal interpretada ou enviada com cabeça quente pode ser um erro fatal, porque não há nada a fazer uma vez que um email é enviado, e pode-lhe causar problemas com colegas, chefes e clientes.
O que algumas frases dos emails de trabalho realmente significam
1. “Desde já obrigado”
O que realmente lhe querem dizer é: “já estou a agradecer que me faça este favor, mesmo que ainda não tenha concordado com”.
2. “Não sei se recebeu o meu último e-mail, como não tive resposta…”
Se não responder a alguns emails num período de uma semana (ou até em menos tempo), é provável que receba um email a questionar se terá recebido a mensagem anterior. O que realmente lhe estão a dizer é: “é impossível que não tenha visto os seus e-mails durante tantos dias e sei que me está a ignorar”.
3. “Pelo meu último e-mail”
Uma das frases mais passivo-agressiva. A mensagem que lhe estão a transmitir é: “já falámos sobre isso, como é que é possível que já se tenha esquecido?”
4. “Novidades sobre este tópico?”
Esta frase está mais relacionada com prazos. Se se tiver a aproximar a data, provavelmente esta frase quer dizer: “não faço ideia qual é o ponto de situação, mas é bom que esteja tudo controlado e fique concluído o quanto antes”.
5. “Com todo o respeito”
Mais uma para a lista das passivo-agressivas. Esta expressão geralmente aparece no início de um insulto “simpático” ou de uma crítica “construtiva”. Tradução: “não quero criar problemas e dramas, mas não concordo com nada do que disse”.
5. “Espero que não se importe”
O que realmente lhe querem dizer com isto é: “fiz algo, ou estou a planear fazer algo sem primeiro ter a sua permissão/opinião”.
7. “Posso enviar-lhe alguma informação?”
Esta frase pertence a uma técnica clássica de vendas. Se lhe querem simplesmente enviar informação, tê-lo-iam feito logo sem pedir permissão previamente. Mas, deste modo, criam consigo um compromisso de que irá prestar atenção à informação, e que depois irá dar feedback acerca da mesma.
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