É mais barato. Este parece ser o argumento da maior parte das pessoas para adquirirem determinados artigos online. E, claro, a principal razão para ser alvo de fraudes nos sites de venda. Mas, como diz o ditado popular – ‘às vezes o barato sai caro’. No caso das peças de arte pode sair mesmo muito caro.
Antes de comprar qualquer peça de arte, e temos escrito sobre isso aqui, consulte primeiro um especialista na área. No (nosso) mercado em segunda mão, há opções que garantem a autenticidade das peças que vendem e, claro, a sua satisfação e o seu investimento.
6 cuidados a ter para evitar as fraudes nos sites de venda
1. Parece bom demais para ser verdade?
Duvide sempre da venda de peças de arte a preços irrisórios, sejam elas peças de joalharia, pintura ou antiguidades. Há uma grande probabilidade de estar a comprar peças falsas.
2. Nunca faça uma transferência bancária
Opte sempre pelo pagamento via PayPal e, se possível, com cartão de crédito, para ficar com um grande número de registos da transação – endereços de email, contas bancárias. A transferência bancária é sempre um risco, dado que é um pagamento em dinheiro com apenas um registo interbancário. No caso de fraude, é pouco provável que recupere o seu dinheiro.
3. Analise o histórico do vendedor
Quando está a negociar com um vendedor num site de vendas, analise cuidadosamente o seu histórico de vendas para aferir o seu volume de vendas. Desconfie dos vendedores que têm poucas ou nenhuma venda.
4. Exija uma prova de autenticidade do artigo
Quem possui peças de arte, por norma, também possui um certificado de autenticidade e o recibo de compra. Se optar por comprar peças de arte nestes sites de vendas, faça questão de pedir estes documentos.
5. Analise os pequenos pormenores
Um dos segredos para evitar ser alvo de fraudes nos sites de venda são os pequenos pormenores. Por exemplo, reúna o máximo de informação sobre o seu vendedor – nome, endereço de email, local de residência, data de abertura de conta no site de vendas. Se, no caso de fraude, tiver que se dirigir às autoridades competentes, terá consigo informações valiosas. Envie um email para o seu vendedor para ver se obtém resposta e, também, para ficar com um registo. Procure pelo seu vendedor nos chats online, para avaliar o grau de satisfação dos seus clientes.
6. Opte por outras plataformas de venda
Leiloeiras, antiquários, feiras de antiguidades ou lojas de artigos em segunda mão são, hoje, uma boa alternativa para adquirir peças de arte com garantia de autenticidade. Evite assim as fraudes dos sites de vendas e proteja os seus investimentos.
Veja também: