Ekonomista
Ekonomista
17 Ago, 2018 - 09:00

8 dicas para uma boa utilização do frigorífico na empresa

Ekonomista

Há dicas de boa utilização que deverá seguir para que o frigorífico na empresa não seja um problema, mas sim uma mais-valia.

8 dicas para uma boa utilização do frigorífico na empresa

Se trabalha numa organização onde todos partilham o mesmo frigorífico, há regras essenciais que devem ser seguidas à risca por todos os utilizadores. Na verdade, a boa gestão do frigorífico na empresa é essencial para que se evitem conflitos e tudo corra da melhor forma. Basta um erro para que um problema surja entre colegas e o frigorífico na empresa passe a ser uma dor de cabeça. Para o evitar, confira as dicas que lhe deixamos e que podem ajudar a manter a harmonia no local de trabalho.

Utilizar de forma correta o frigorífico na empresa

Como limpar o frigorífico sem desperdícios

1. Não coma nem beba o que é dos colegas

Uma das regras básicas da boa utilização do frigorífico na empresa é que não coma nem beba o que pertence aos seus colegas, pelo menos não sem autorização dos mesmos. Certamente não gostaria que lhe fizessem o mesmo, certo?

2. Não guarde alimentos fora do prazo

Se há coisas que passaram do prazo, devem ser colocadas ao lixo. Não deixe a deteriorarem-se no frigorífico. Causará maus cheiros e pode até mesmo ser perigoso, se alguém ingerir por engano.

3. Mantenha o frigorífico limpo

Periodicamente, deve ser feita uma limpeza ao frigorífico, de modo a que não haja maus cheiros e acumulação de micro-organismos e bactérias.

4. Não ocupe todo o espaço

Lembre-se de que o frigorífico é comum. Logo, não será uma boa prática ocupar tudo e não deixar espaço para que os colegas coloquem os seus alimentos.

5. Organize os alimentos de forma correta

Assim, na zona superior, deverão estar os lacticínios, a charcutaria e os alimentos confecionados. Na zona intermédia, deverá ser colocada a carne, assim o peixe cru. >Na zona inferior, coloca-se a fruta, as hortaliças e os produtos a descongelar.

6. Guarde os alimentos quentes sem tampa

Guarde no frigorífico os alimentos quentes sem colocar a tampa, para que arrefeçam mais rapidamente. Não os coloque frios, uma vez que, ao contrário do que muita gente possa pensar, guardar a comida ainda quente pode evitar o risco de contaminação dos alimentos.

7. Não deixe a porta do frigorífico mal fechada

Tem de ter cuidado para que a porte fique bem fechada, pois, de contrário, há alimentos que poderão não ser conservados da melhor forma e estragar-se. Paralelamente, pode ajudar a que se crie gelo nas paredes do frigorífico e prejudicar o bom funcionamento do mesmo.

8. O frigorífico deve estar a uma temperatura ideal para todos

A temperatura selecionada para o frigorífico deve ser aquela que satisfaça as necessidades de todos os colegas, num ponto intermédio entre todos, para que nada se estrague, mas também para que, por exemplo, a água ou sumos não fiquem frios demais ou de menos. É, de facto, importante que se encontre o equilíbrio.

No fundo, todos os conflitos e discussões associadas à partilha de um espaço de um eletrodoméstico devem ser evitados. Tendo isso em consideração, antes que se inicie uma discussão, o ideal é conversar com calma e acertarem-se ponteiros! O certo é que as dicas apresentadas podem ajudar muito a que a partilha do frigorífico na empresa corra sem percalços.

Veja também: