Share the post "Cada vez mais popular: fritadeira air fryer faz mal à saúde?"
Eis a questão com que muitas pessoas se debatem atualmente: a fritadeira air fryer faz mal à saúde? Também conhecida como fritadeira de ar quente, a airfryer funciona como um pequenino forno que nos permite confecionar pratos distintos e fritar alimentos sem usar óleo.
E ao contrário do que possa pensar, esta fritadeira não dá para cozinhar apenas fritos. Existem várias refeições que podem ser confecionadas neste tipo de aparelho.
Com o passar dos anos, é normal que se criem novos eletrodomésticos que permitam facilitar o nosso dia a dia. No entanto, a popularização da airfryer veio revolucionar a forma como fritamos os alimentos (já que não necessita de óleo para o fazer).
Por outro lado, surgiram algumas polémicas, dúvidas e preocupações relativamente ao consumo de alimentos confecionados nas air fryers. Queremos esclarecer todas as suas dúvidas, fique connosco.
A fritadeira air fryer faz mal à saúde?
Antes de percebermos se a fritadeira air fyer faz mal à saúde ou não, é importante percebermos como funciona este equipamento.
Este tipo de eletrodomésticos replica o efeito que se obtém com o óleo a borbulhar nas fritadeiras tradicionais. Ou seja, fazem circular o ar e a gordura sobreaquecidos pelos alimentos.
Quando comparados com a fritura tradicional, a air fryer não requer a utilização de gordura ou óleo para cozinhar os alimentos. Contudo, este tipo de confeção tem as suas vantagens e desvantagens associadas.
Uma das grandes desvantagens associada à air fryer é o facto de levar mais tempo a fritar do que os modelos a óleo. Ora, isto faz com que se consuma mais energia e fritam-se os alimentos a temperaturas elevadas – algo que contribui para a formação de uma substância potencialmente cancerígena.
É importante referir que, este tipo de substância (a acrilamida) surge de forma natural em alguns alimentos quando os mesmos são cozinhados a elevadíssimas temperaturas.
Dito isto, é legítimo concluir que a fritadeira air fryer pode ser nociva para a saúde se não soubermos como confecionar algumas refeições, assim como se não formos capazes de determinar que tipos de alimentos são mais ou menos aconselhados para o equipamento.
Mas o que é a acrilamida?
Como já explicamos, a acrilamida forma-se de maneira natural nos alimentos que são ricos em açúcares redutores (como a glucose e a frutose) e num aminoácido (a asparagina).
Tudo isto está presente nas batatas, por exemplo, que quando sujeitas a temperaturas elevadas podem dar origem ao aparecimento da acrilamida. Também nos fritos, nos grelhados e nos assados a substância pode surgir.
Foi classificada como potencialmente cancerígena por provocar cancro em animais e constituir um risco para o Homem – quem o diz é a Agência Internacional para a Pesquisa do Cancro.
Por exemplo: no caso de cozinharmos batatas, existem vários fatores que podem influenciar a formação desta substância. Falamos da temperatura, a variedade, a forma como são conservadas e até como as descascamos.
De que forma podemos prevenir a formação desta substância?
Se tem uma air fryer em casa ou se tenciona adquirir uma e pretende prevenir a formação de acrilamida atente nas seguintes dicas que deixamos de seguida.
- No caso das batatas, compre variedades próprias para fritura que têm, por norma, baixo teor de açúcares redutores. Mas, em caso de dúvida, leia sempre os rótulos das embalagens.
- Guarde as batatas a uma temperatura acima dos 6ºC. Recordamos que quando mais baixa for a temperatura em que são guardadas, maior será a quantidade de açúcares redutores que se forma.
- Descasque os alimentos de forma correta de acordo com o cozinhado, retirando toda a casca (já que é precisamente nesse local onde se pode formar a maior concentração de açúcares redutores.
- Evite que as cebolas e batatas que armazenou “grelem”. Opte por guardá-las num local escuro.
- Quanto mais grossos forem os alimentos que fritar na air fryer, maior será a probabilidade de se formar acrilamida. Assim, no caso das batatas corte sempre em palitos finos.
As vantagens e desvantagens do uso de fritadeiras air fryer
Vantagens
- Menor teor de gordura quando comparadas com uma fritadeira tradicional.
- Para quem está a perder peso, a airfryer pode ajudar devido ao baixo valor energético.
- Usam menos óleo do que as tradicionais.
- São mais práticas de usar, lavar e arrumar.
Desvantagens
- Risco de formação de acrilamida (substância altamente cancerígena).
- Devido às elevadas temperaturas, a fritadeira elétrica não preserva o valor nutricional dos alimentos.
- Gasto elevado de energia, se mal utilizado;
- Não garantem um dieta saudável.
Apesar de ser um equipamento eletrónico que pode ser potencialmente perigoso para a saúde quando mal usado, a air fryer está presente em muitas casas e a verdade é que facilita as nossas rotinas.
Para uma correta utilização, é necessário ter atenção à forma como prepara e confeciona cada um dos alimentos que coloca lá dentro. Além disto, evite fazer um uso constante do aparelho e vá variando nos seus cozinhados. Afinal, uma dieta equilibrada é o segredo para manter a sua saúde e bem-estar.