É inevitável: sempre que se fala em dietas ou em alimentação saudável já é sabido que a fruta vai fazer parte da discussão. Contudo, o que pode não saber é que existem frutas saudáveis e frutas menos saudáveis.
Tratando-se de um dos alimentos que mais benefícios traz ao organismo, a fruta tornou-se presença obrigatória no menu de todos os dias com todas as suas vitaminas.
Mas alguns destes alimentos obrigam a alguns cuidados para que veja resultados numa alimentação mais saudável. Ora, tome nota das opções que lhe damos a conhecer e faça-se à estrada para chegar ao supermercado o mais rápido possível.
Frutas saudáveis que deve comer: 10 boas opções
Ricas em minerais, antioxidantes, fibras e vitaminas, todas as frutas trazem benefícios para a sua saúde. De facto, segundo a Organização Mundial de Saúde, a dose diária recomendada é de 3 a 5 porções de fruta, dependendo das necessidades nutricionais de cada pessoa.
O melhor será apostar na variedade, uma vez que só assim garante a ingestão de vários nutrientes cruciais para o seu corpo. A realidade é que a fruta que consome pode ajudá-lo a combater várias doenças, bem como a fortalecer o organismo.
Maçã
A maçã é uma das frutas saudáveis que deve fazer parte do seu cardápio porque contém antioxidantes e fibras solúveis e insolúveis. Isto significa que não só ajudam a combater doenças como a diabetes, como também regulam o trânsito intestinal. E a melhor parte é que, tendo uma casca comestível, pode ser levada para qualquer lado sem correr o risco de sujar a mala.
Laranja
Conhecida pela sua riqueza em vitamina C, a laranja é uma ótima fonte de ácido fólico – um nutriente importante para as grávidas – de potássio e de hesperidina. Isto significa que é uma aliada no combate ao colesterol no sangue e que traz benefícios para os músculos. E, afinal, quem não adora um bom sumo de laranja natural acabado de fazer?
3. Papaia
Talvez não saiba mas a papaia ajuda a fazer a digestão graças a um componente chamado papaína. Esta fruta é também rica em vitamina C, vitamina A e ácido fólico. Pode comê-la em pedaços ou aventurar-se num sumo de frutas.
4. Pêssego
Primeiro aspeto positivo? É pouco calórico. Segundo aspeto positivo? Não lhe faltam vitaminas prontas a fazer maravilhas pelo seu organismo. O pêssego é rico em vitaminas B, A, E e K, pelo que ajuda a combater infeções e fortalece o sistema imunitário.
Melancia
Já não deve ser novidade para ninguém que a melancia é uma das frutas saudáveis que devem fazer parte do seu dia-a-dia. Fonte de vitamina A, a melancia é maioritariamente constituída por água, pelo que faz maravilhas pela saúde e pela dieta.
Mirtilos
Quando se fala em antioxidantes, os mirtilos têm o primeiro lugar da corrida bem assegurado, o que faz deles uma ótima escolha. Ajudam, portanto, a diminuir o risco de desenvolver doenças como Alzheimer ou Parkinson. São, ainda, uma boa fonte de fibra.
Banana
A banana não podia faltar na lista das frutas saudáveis que deve mesmo comer. Fonte de vitamina B6, ácido fólico e potássio, é uma grande ajuda na diminuição da pressão arterial. Aproveite para incluir esta fruta no seu iogurte do pequeno-almoço.
Kiwi
É uma fruta muitas vezes desvalorizada, mas a verdade é que o kiwi faz maravilhas à sua saúde. Os kiwis são boas fontes de vitamina C e E, bem como de potássio e magnésio, podendo ajudar no desenvolvimento dos ossos e dentes (e mantêm as gengivas saudáveis).
Morangos
Fonte de vitamina C, os morangos são também ricos em antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias. Por outro lado, funcionam como uma espécie de pasta de dentes natural, já que mantêm a boca limpa e protegem os dentes das cáries.
Ananás
O ananás contém uma enzima natural, a bromelina, que quebra as proteínas e auxilia a digestão. Por outro lado, esta fruta ajuda também a acelerar a cicatrização do corpo e a prevenir a formação de coágulos de sangue.