Para evitar o desperdício alimentar, a primeira coisa que muita gente faz é recorrer ao frigorífico (ou à congelação) para fazer durar o ciclo de vida de muitos alimentos. No entanto, colocar frutos e legumes no frigorífico deve ser algo bem pensado. Porque não são todos iguais.
A verdade é que a intensidade da vida moderna, profissional e pessoal, não deixa grande margem de manobra para confecionar pratos muito elaborados, sendo sempre uma opção ter à mão algo refrigerado ou até congelado e que, em poucos minutos, está praticamente no prato.
Refira-se que a comida congelada, apesar de não ser a opção mais nutritiva, pode ajudar muitas pessoas a terem alguma qualidade nas suas refeições. Contudo, os alimentos frescos e as refeições feitas no momento são sempre a melhor opção. Isto porque a comida fresca contém mais nutrientes.
E é aqui que devemos saber como (e quais) guardar frutos e legumes no frigorífico. Tudo para preservar as suas melhores propriedades.
Frutos e legumes no frigorífico: faça uma seleção
Como sabe, é importante considerar as boas práticas de conservar os alimentos. No que concerne à refrigeração e à congelação, é certo que o frio ajuda na conservação dos alimentos frescos e no retardar do aparecimento e desenvolvimento da maioria dos microrganismos nocivos.
Mas esta premissa não é assim tão linear, nem se aplica a tudo. Por isso, deixamos-lhe uma listagem das frutas e legumes que podem ir para o frigorífico. E uma outra das que ficam melhor cá fora.
Frutas que devem ir para o frigorífico
- Maçãs: este é um dos frutos que deve ser guardado no frigorífico, de preferência dentro de uma gaveta. Devem estar a uma temperatura que evite a congelação.
- Amoras e mirtilos: uma hora à temperatura ambiente pode ser o suficiente para estes frutos começarem a perder algumas das suas excelentes propriedades antioxidantes. Por isso, devem ser refrigerados logo que chega a casa. Mesmo depois de as colocar no frigorífico, consuma-as num curto espaço de tempo. São frutos mito saborosos, mas que não se aguentam muito tempo.
- Uvas: é verdade, as uvas devem ser conservadas no frigorífico. Bem armazenadas, aguentam-se até duas semanas, o que é extraordinário. As uvas que compra no supermercado já vêm acomodadas numa embalagem plástica perfurada, excelente para a sua conservação no frio.
- Limões: quando conservados no frigorífico, os limões podem durar até quatro vezes mais tempo que o normal. Guarde-os num saco plástico fechado.
- Kiwi: este fruto amadurece a uma velocidade estonteante quando deixado à temperatura ambiente. Se os colocar no frigorífico, verá que duram muito mais tempo.
Frutos que não devem ir para o frigorífico
- Abacates: sim, são um dos frutos da moda, mas o frigorífico não é o melhor lugar para eles. Este fruto deve amadurecer à temperatura ambiente. Ninguém quer um guacamole estragado, certo?
- Bananas: é grande o debate sobre se as bananas devem ou não ser guardadas na refrigeração. Pois bem, a resposta é não. Para além de serem uma excelente fonte de potássio, as bananas também são muito sensíveis às baixas temperaturas. Ficam acastanhadas em dois tempos.
- Peras: ora bem, as peras são, regra geral, colhidas ainda meias “verdes”, pelo que a melhor forma de amadurecerem é mesmo à temperatura ambiente.
- Tomates: outra discussão recorrente e mais uma vez a resposta é a mesma: não, não se devem conservar os tomates no frigorífico. A razão? Quando refrigerados, rapidamente a casca do tomate começa a ficar melosa e um pouco encorrilhada, acelerando a deterioração do fruto.
Vegetais que devem ir para o frigorífico
- Espargos: este é um vegetal amado na cozinha, não só pelo seu sabor, mas também a versatilidade que proporciona em diferentes pratos. Para melhor os preservar, pegue no molho de espargos, coloque-o num copo com água e deixe-os no frigorífico. Vão ficar suculentos por uns tempos.
- Verduras: alface, espinafres, couve ou agriões são algumas das verduras que deve conservar no frigorífico. Se possível, logo que os leva para casa, arranje-os e divida-os por tupperwares. Desta forma, vai evitar que rapidamente se tornem secos e castanhos. Ou seja, impróprios.
- Bróculos: assim como a couve de Bruxelas, por exemplo, o lugar dos bróculos no que diz respeito à conservação é mesmo na refrigeração. Mas como são muito suscetíveis a ficarem com um tom amarelado, devido ao etileno, afaste-os de maçãs, pêssegos, kiwis e outras frutas. Pode dar confusão.
Vegetais que não devem ir para o frigorífico
- Batata e batata-doce: Ficam bem melhor na despensa e longe do frigorífico, acredite. De preferência num canto fresco e sem luz. Se for necessário, não hesite em cobrir as batatas, para as proteger da luz solar.
- Abóbora: muito usada em sopas e doces, a abóbora não tem grande empatia para com o frigorífico. Dá-se muito melhor na despensa, sem luz direta de preferência.
- Beringela: mais um legume que dispensa bem uma ida até às temperaturas mais baixas do frigorífico. Se mantidas à temperatura ambiente, vão manter durante mais tempo aquele aspeto liso e saudável. E recheadas são um espetáculo.
Como pode ver, há frutos e legumes no frigorífico que podem durar muito mais tempo, enquanto com outros apenas estará a acelerar a sua deterioração. Siga estas dicas e verá que até acaba por poupar na carteira ao desperdiçar muito menos.