Ter noções básicas de mecânica pode ajudá-lo a economizar algumas dezenas de euros por ano na manutenção do seu automóvel. E saber identificar e como reparar uma fuga no radiador, não só o ajuda a poupar dinheiro, como pode salvar a vida do motor do seu carro.
Neste artigo vamos explorar este tema e, bem, procurar ajudar a poupar dinheiro e também acrescentar algum conhecimento automóvel.
Mas antes, um pequeno enquadramento deste componente.
O que é o radiador?
O radiador é o principal responsável por arrefecer os fluidos que mantêm a temperatura do motor e caixa de velocidades a níveis ótimos para maior eficiência e rendimento. Por outras palavras, é um componente essencial no sistema de arrefecimento do veículo, cuja função principal é evitar o sobreaquecimento do motor.
Qual a sua importância?
Se estiver a meio de uma viagem longa ou preso no trânsito, uma fuga no radiador pode ser uma enorme dor de cabeça.
Nesses momentos em que é exigida mais carga de trabalho ao motor e aos sistemas de arrefecimento, qualquer anomalia pode tornar-se fatal e, se não for reparada a tempo, pode, entre muitos outros problemas, queimar a junta da colaça, ou até, em casos extremos, fazer com que o seu carro arda.
Mas os radiadores mais modernos são constituídos maioritariamente por alumínio e plásticos de alta qualidade e, se forem usados sempre bons líquidos de refrigeração, os radiadores aguentam facilmente mais de 250 mil quilómetros.
No entanto, é importante realçar que apenas a qualidade de construção não é uma regra para não haver fugas, e é importante estar sempre atento aos primeiros sinais de uma fuga no radiador.
Com efeito, feito este enquadramento, vejamos agora como lidar com este problema.
Como identificar uma fuga no radiador
Uma falha neste componente é relativamente fácil de detetar, uma vez que quando deixa de desempenhar corretamente a sua função, o motor torna-se gradualmente cada vez mais quente e a luz de aviso indica isso mesmo. No entanto, existem alguns comportamentos que podem ajudar a identificar este problema atempadamente. Eles são:
Verifique com regularidade os níveis de fluídos do radiador
Os carros modernos geralmente têm um reservatório em plástico com a indicação de níveis mínimos e máximos de fluídos anticongelantes para o seu radiador. É importante verificar esses valores com alguma frequência. Se notar que os níveis descem ao longo do tempo, então provavelmente terá uma fuga.
Esteja atento a manchas no chão
Se na garagem da sua casa ou no local onde costuma estacionar o seu carro notar algumas manchas no chão na zona do motor, verifique os níveis dos líquidos de refrigeração. Geralmente, estas manchas são sinónimos que algo não está bem com o seu motor e está com alguma fuga.
Controle a temperatura do motor
O radiador é o principal responsável por manter a temperatura do motor do seu carro sensivelmente a 90.º. Se notar que a temperatura no indicador sobe acima dos 90º, é melhor parar o seu automóvel e verificar se existe alguma fuga na zona do radiador.
Para evitar algumas das consequências acima mencionadas, é necessário pelo menos compreender como encontrar uma fuga no radiador de um carro para a eliminar, se não com as suas próprias mãos, então com a ajuda de especialistas em reparação automóvel.
Como reparar uma fuga no radiador
Antes de mais, gostaríamos de o avisar que esta reparação é uma reparação temporária, pelo que é imperativo que visite o seu mecânico de confiança o mais rapidamente possível. Isto porque, um comportamento preventivo é o mesmo que poupar dinheiro a longo prazo. Com efeito, vejamos então as soluções “rápidas” aconselháveis.
Use um tapa fugas
Estes produtos são vendidos em qualquer superfície comercial e são relativamente baratos. Embora existam muitas marcas, o procedimento é sempre o mesmo. Certifique-se que o motor está repousado e frio, e adicione este líquido ao seu radiador. Coloque de seguida o seu carro a trabalhar durante 10 minutos e circule com ele alguns quilómetros para o líquido selar todas as fugas.
Use resina epoxídica para radiadores
A resina epoxídica pode ser utilizada para reparar fugas visíveis no exterior do radiador. Pode ser comprada também em qualquer superfície comercial especializada em produtos automóveis. Limpe com um desengordurante a área onde detetou a fuga e, com o motor frio, coloque uma camada grossa de resina epoxídica sob a área. Deixe a resina repousar durante a noite, e no dia seguinte o seu radiador já não deverá ter qualquer fuga.
Estas soluções serão apenas momentâneas e apenas permitirão com que rode normalmente apenas algumas dezenas de quilómetros. É recomendável que visite um mecânico o quanto antes e efetue uma reparação completa ou mudança do seu radiador. E, claro, considerar se é necessário mudá-lo para um novo.