Patrícia Abreu
Patrícia Abreu
12 Out, 2017 - 15:17

Os 10 melhores destinos para fugir aos turistas em Portugal

Patrícia Abreu

Se procura visitar alguns dos melhores destinos para fugir aos turistas em Portugal, estes são ótimos exemplos de locais que merecem a sua visita.

Os 10 melhores destinos para fugir aos turistas em Portugal

Portugal esconde muitos tesouros aos quais nem todos os turistas têm fácil acesso. Por isso, se planeia fazer umas férias nos melhores destinos para fugir aos turistas em Portugal, saiba que é possível.

Fugir aos turistas num país tão popular como Portugal, nem sempre é fácil. Sobretudo, durante as férias, altura em que o nosso invejável clima atrai hordas de visitantes desejosos de uns dias de descanso em praias e cidades inesquecíveis.

De entre a enorme variedade de locais fantásticos que o nosso país oferece, escolhemos 10 onde pode fugir às grandes enchentes de turistas de verão, desfrutando de momentos agradáveis com outras pessoas que estabeleceram o mesmo objetivo. Confira abaixo as nossas escolhas.

10 destinos para fugir aos turistas em Portugal

1. Geoparque de Arouca

placeholder-1x1

O Geoparque de Arouca é um parque que se destaca pelo seu património geológico de excecional importância e que é reconhecido como tal pela Rede Europeia e Rede Global de Geoparques da UNESCO, tendo como propósito a sua geoconservação, a educação para o desenvolvimento sustentável e o turismo.

O Geoparque de Arouca foi, assim, reconhecido em 2009 pela UNESCO. O património inventariado totaliza 41 geossítios, isto é, sítios de importante interesse geológico de grande valor e singularidade, nomeadamente sob o ponto de vista científico, didático e turístico.

Este Geoparque situa-se a cerca de 38km do Porto e é um verdadeiro museu a céu aberto. Tem uma área de 328km² e, por ser rodeado pelas Serras da Freita, Montemuro e Arada e percorrido por vários rios, coloca ao dispor dos seus visitantes excelentes condições para a prática de diversas atividades, como canoagem, kayaking, canyoning e escalada.

Se procura os melhores destinos para fugir aos turistas em Portugal, este Geoparque oferece isto tudo e ainda uma rede de 13 percursos terrestres que incluem visitas a localizações especiais no interior do parque. Aqui, poderá viver uma verdadeira experiência cultural e gastronómica, combinada com uma paisagem imperdível.

2. Serra da Estrela

placeholder-1x1

Se procura visitar um dos melhores destinos para fugir aos turistas em Portugal, a principal montanha de Portugal Continental será uma ótima escolha.

A Serra da Estrela é muito mais do que neve e ski. Explore o Parque Natural da Serra da Estrela, que alberga uma paisagem variada, que inclui lagoas e pastagens de altitude, carvalhais e castinçais, áreas de mato e de floresta, onde irá apreciar a presença de inúmeros vestígios da última glaciação, onde encontrará uma marcante presença de granitos e xistos e onde se encontra a nascente do Mondego, Alva e Zêzere. A vegetação aqui presente é influenciada por três tipos de clima: o mediterrânico, o atlântico e o continental.

Sinta-se em perfeita comunhão com a natureza. Fuja aos turistas e aprecie o clima, a geologia, a fauna e a flora desta região imperdível. Num ambiente que convida à contemplação e à tranquilidade, e com o Queijo da Serra como delícia gastronómica residente, garantimos que esta visita lhe vai fazer bem à alma e à saúde!

3. Évora

placeholder-1x1

Évora é mais um dos melhores destinos para fugir aos turistas em Portugal. Esta é uma bela cidade medieval que foi agraciada com o epíteto “Cidade-Museu”. Porquê? Porque o seu belo centro histórico foi declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO e está muito bem preservado.

Passeie por este centro histórico, rico em monumentos e que lhe proporcionarão um dia inesquecível. As ruas e ruelas da cidade são também imperdíveis. Recomendamos uma visita à famosa Capela dos Ossos e ao Templo Romano da cidade.

4. Caminha

placeholder-1x1

No lindíssimo estuário do Rio Minho, área de elevada importância ecológica, vai encontrar esta pitoresca cidade, com características únicas. A nossa sugestão é que comece por passear pelo centro histórico, absorvendo as suas características medievais.

Deixe-se depois seduzir pelos rios de águas cristalinas e pelas praias absolutamente deslumbrantes. Por fim, faça uma visita à Serra da Agra, impressionante na sua beleza majestosa.

A nível gastronómico, também não vai ficar desiludido: se gosta dos sabores do mar, delicie-se com o inesquecível Arroz de Lampreia; se prefere carne, então o seu prato é o Cabrito à Serra da Arga. Bom apetite!

5. Coimbra

placeholder-1x1

Situada junto ao Mondego, Coimbra já foi a capital de Portugal, caracterizando-se por uma enorme quantidade e variedade de pontos de interesse. Para a sua visita, recomendamos que não deixe de visitar o Penedo da Saudade, que inspirou poetas como José Régio ou Eugénio de Andrade, e os Jardins da Quinta das Lágrimas, onde se desenrolou a tragédia romântica de D. Pedro e D. Inês de Castro.

Mas claro que o que melhor distingue Coimbra entre todas as cidades é o facto de ser o lar da segunda Universidade mais antiga da Europa. Talvez por isso, pelo encanto académico e saudosista que dezenas de milhares de estudantes ao longo dos anos lhe foram imprimindo, a cidade universitária por excelência possua uma mística e um encanto muito próprios.

6. Torres Vedras

placeholder-1x1

Esta pequena cidade, situada a apenas 50km de Lisboa, teve grande importância na Guerra Peninsular: foi lá que o Duque de Wellington baseou os seus exércitos, impedindo a conquista de Portugal por Napoleão.

Aí poderá encontrar um pequeno cemitério de oficiais britânicos, bem como as ruínas das 150 antigas fortalezas que antes se estendiam por quase 40km! Mas as surpresas não acabam por aqui: ponha pés ao caminho e descubra coloridas paisagens agrícolas, extensas praias de uma rara beleza, povoados romanos, igrejas e mosteiros medievais, castelos árabes, etc.

Para adoçar a sua estadia, não deixe de experimentar os típicos e deliciosos Pastéis de Feijão, acompanhados de um belo vinho da região.

7. Monsanto

placeholder-1x1

Ícone turístico da região de Idanha-a-Nova, em 1938 esta foi considerada a “Aldeia mais portuguesa de Portugal”. Monsanto é hoje uma pequena vila fortificada, cuja visita deve partir do baluarte, que se abre em múltiplas opções: a mais importante será uma subida ao imponente e simbólico castelo, situado no topo do monte e com vistas fabulosas das planícies e das montanhas da Serra da Estrela; pode depois passear pelo encruzilhado de ruas, descobrindo inúmeros pontos de interesse.

A nosso ver, o verdadeiro poder de sedução desta pequena localidade é a utilização do granito nas construções, que assegura uma inacreditável uniformidade entre o ambiente natural e os elementos construídos pelo homem. A mais impressionante expressão desta uniformidade são as grutas e penedos que foram integralmente convertidos em curiosas estruturas edificadas. Acredite quando lhe dizemos que é uma visão única!

8. Cromeleque dos Almendres

placeholder-1x1

Com esta sugestão, propomos-lhe que fuja aos turistas, mergulhando na Pré-História! Se gosta deste tipo de ambientes, então tem mesmo de visitar o Cromeleque dos Almendres.

Dentro do seu tipo, este é o monumento megalítico mais importante da Península Ibérica e um dos mais importantes da Europa. Tal facto deve-se não só ao seu tamanho,uma vez que o círculo de pedras pré-histórico é composto por 95 monólitos, mas também ao seu impressionante estado de conservação – recorde-se que o incrível monumento é 2.000 anos mais antigo que Stonehenge!

Nas imediações do Cromeleque, que se situa numa encosta suave de uma colina de 413m de altura, poderá ainda encontrar um menir e, num raio relativamente curto, existe também a Gruta do Escoural, onde poderá ver arte rupestre com mais de 25.000 anos, e a Anta do Zambujeiro, uma antiga câmara funerária.

9. Guia

Esta encantadora aldeia, situada próxima de Albufeira mas sem a sua afluência turística, tornou-se famosa por duas coisas: o frango com piri-piri e a produção de vinho. Haverá melhores razões para ir a correr visitá-la?

Saiba, então, que o franguinho da Guia é considerado o melhor frango com piri-piri do Algarve (há quem diga que até de Portugal!); quanto ao vinho, a “Adega do Cantor” tem vindo a desenvolver uma série de néctares vencedores de prémios internacionais, e disponibiliza agora, a partir da sua loja no Algarve Shopping, uma série de tours e provas de vinho. Uma curiosidade: o “cantor” a que se refere o nome da adega é Sir Cliff Richard.

A importância destas delícias gastronómicas para a aldeia é tal que, se decidir passear pelas suas ruelas estreitas, pitorescas e intemporais, não se surpreenda quando encontrar uma rotunda com esculturas de garrafas de vinho e frangos!

10. Cabo de São Vicente

placeholder-1x1

Fonte: Max Pixel

Para fugir aos turistas, nada melhor que o local onde se atinge o extremo sudoeste de Portugal e da Europa! Juntamente com a ponta de Sagres, este cabo marca a separação entre duas costas totalmente diferentes: para leste a costa algarvia, com o seu mar calmo e águas tépidas, para norte a costa atlântica, ventosa e temperamental.

A nossa recomendação é que comece por absorver o ambiente de tirar a respiração: com 60m de altura e 100m de comprimento, o Cabo de S. Vicente oferece uma paisagem mística e absolutamente inesquecível, que nos reduz à insignificante condição humana. Depois de devidamente enquadrado, é imprescindível uma visita ao farol – recordamos que este edifício, instalado no século XIX, ilumina a costa portuguesa desde então.

Sabemos que existem muitos mais destinos para fugir aos turistas por esse Portugal fora, mas estamos limitados pelo espaço. Assim, esperamos que tenha gostado das nossas 10 sugestões e que se divirta muito nestas férias livres de enchentes e confusões!

Veja também: