Share the post "Fumo negro a sair do escape? Saiba até onde pode ir a coima"
Sabemos que todas as “ações” que os nossos carros nos transmitam têm os seus devidos significados. Assim sendo, torna-se importante responder à seguinte questão: sabe o que significa o fumo negro do escape?
Se o acender de luzes no painel de instrumentos tem o seu significado e, se as próprias siglas auto nos procuram indicar que algo se está a passar, torna-se claro e evidente que quando o carro liberta fumo negro pelo cano de escape, algo de menos bom poder-se-á estar a passar, internamente no seu automóvel.
Por vezes, este problema não está apenas associado a modelos mais antigos, sendo que afeta também modelos de série relativamente recentes.
Por sua vez, o fumo preto do escape pode estar associado a gases acumulados na combustão do motor, os quais não estão a ser devidamente queimados e armazenados nos catalisadores.
Caso este dispositivo não esteja a funcionar em comunhão com motor, os gases tóxicos não se convertem em gases inofensivos para a atmosfera, colocando em risco iminente as emissões poluentes transmitidas diretamente para fora do escape.
Conheça os motivos por detrás do fumo preto do escape, as consequências mecânicas associadas a esta problemática e a aplicabilidade da lei nesta matéria.
Compreenda também como deve proceder em prol da resolução deste problema, caso ocorra. Saiba que pode ser multado, por isso conheça os valores a que poderá estar sujeito a pagar, caso decida ignorar esta circunstância.
Tudo o que precisa saber sobre fumo negro do escape
A cor escura que sai de alguns tubos de escape torna-se algo incómodo para todos os que circulam na mesma estrada. A cor transmite-nos logo a ideia de poluição, o odor é incomodativo e este fumo ainda condiciona a visibilidade dos outros condutores. Todos estes são pontos contra esta circunstância.
Igualmente preocupantes são as provas visíveis que a manutenção do seu automóvel pode não estar enquadrada numa rotina saudável e regular, podendo futuramente comprometer componentes associados, ramificando ainda mais o problema.
O fumo negro do escape prejudica, sob o olhar público, as questões ambientais e, neste sentido, a legislação pode intervir com sanções e originar a aplicação de multas.
O que significa?
O fumo negro do escape significa, exatamente, o termo que todos lhe associam, enquanto uma leitura figurativa: poluição ambiental. Ora, a poluição ambiental está, muitas das vezes, ligada à combustão e, aqui, o automóvel torna-se num autêntico embaixador ambulante nessa matéria.
Pode também significar que está a ocorrer um excesso de combustível a ser queimado pelo motor do carro, o que faz com que o seu veículo esteja, paralelamente, a gastar mais combustível do que devia – o que metaforicamente leva a uma cumplicidade paralela de problemas, quer sejam derivados da mecânica, quer do dinheiro que acaba por sair do seu bolso.
Na verdade, há vários danos que o seu carro pode sofrer se o fumo que liberta pelo tubo de escape for negro, isto é, se o motor estiver a queimar mais combustível do que o necessário, por exemplo. A ignição pode ser prejudicada, bem como o desempenho do seu automóvel.
Embora esta seja uma das causas mais comuns, o fumo negro do cano de escape pode também estar associado a uma lista de problemas, como a sobrecarga de compressão do motor, desequilíbrios na relação da mistura do ar/combustível ou, mesmo, problemas na injeção do motor.
Qualquer que seja o motivo que leve o seu carro a emitir fumo preto, o melhor será mesmo levá-lo a uma oficina mecânica, a fim de analisar e corrigir o mais rapidamente possível o problema e não comprometer, futuramente, outros componentes mecânicos.
Dá multa?
Como referido anteriormente, o fumo negro do escape é extremamente grave para a saúde pública e, consequentemente, prejudicial a nível ambiental. O abuso visível na libertação de gases pode ser penalizado com pesadas multas.
Uma vez sobrepondo as quotas de poluição que a União Europeia definiu para cada país – neste caso, para o nosso país -, existe uma coima aplicada a todos os proprietários que ignorem e que não corrijam esta situação o quanto antes.
É no artigo 79º do Código da Estrada que os cidadãos se podem basear para tirar todas as dúvidas relacionadas com as multas por emissão de “fumos ou gases em quantia superior à fixada em regulamento”. Os valores da multa para quem infringir o disposto neste artigo podem ir dos 120€ até aos 600€.
O que fazer?
Para evitar poluir o ambiente, ser uma fonte prejudicial para a saúde pública e, ainda, evitar uma multa bem pesada, o recomendado é que consulte rapidamente um mecânico ou leve o seu automóvel à oficina. Não pense que as autoridades vão deixar passar despercebida a situação, pois a lei aplica-se a todos, sem exceções.
Se o fumo negro do escape do seu automóvel se está a tornar num inimigo público do ambiente, “tossindo” uma cor e um cheiro desagradáveis, se está a ser prejudicial para a saúde da população e se, na pior das hipóteses, está a colocar em perigo a estabilidade da sua carteira, não espere mais e tome medidas. Seja prudente e não contribua para a poluição do nosso meio-ambiente.