O Governo pretende avançar com um aumento de 25 cêntimos por dia para o subsídio de alimentação. A medida surge numa versão do Orçamento do Estado para 2017 (OE2017), com a data de 13 de outubro, e promete trazer atualizações a um subsídio que se encontrava congelado há sete anos – fixado nos 4,27 euros desde 2009.
Apesar de tudo, a medida deixa de fora os trabalhadores do Setor Empresarial do Estado, “retomando-se a aplicação dos instrumentos de regulamentação coletiva do trabalho existentes”, segundo o documento. “Aos membros dos órgãos estatutários e aos trabalhadores de instituições de crédito integradas no SEE e qualificadas como ‘entidades supervisionadas significativas’ […] e respetivas participadas que integrem o SEE”, especifica o OE2017.
O aumento no subsídio de alimentação surge depois da reivindicação dos sindicatos afetos à CGTP e à UGT que exigiam a revisão do valor para uma atualização entre os cinco e os seis euros e meio. A solução do Governo passou pelo aumento de 25 cêntimos, o que perfaz um valor de 4,52 euros.
Veja também:
17 Out, 2016 - 09:59
17 Out, 2016
Os funcionários públicos vão receber um aumento de 25 cêntimos no subsídio de alimentação.