A culinária também não fugiu à entrada massiva de novos gadgets que prometem melhorar ou facilitar a arte de cozinhar. No entanto, no meio de tantas novidades, tanta publicidade persuasiva e emocional, são muitos os gadgets de cozinha que são desperdício de dinheiro, seja pela sua pouca utilidade prática ou pela pouca relevância.
Confira a lista de 6 gadgets de cozinha onde não deve gastar o seu dinheiro.
6 Gadgets de cozinha que são desperdício de dinheiro
1. Picador/triturador de alho (‘Garlic Press’)
Ok, a ideia parece interessante. O problema é que este gadget implica cumprir vários passos até chegar ao objetivo (descascar o alho, colocar várias vezes dentro da prensa), e mesmo assim, muitos bocados do alho ficam dentro do triturador – que, por sinal, é bem complicado de limpar. Pode fazer o mesmo trabalho facilmente e com maior eficácia. Para isso, basta contar com a ajuda de uma faca profissional.
2. Máquina elétrica para fazer massa/macarrão
Para os apreciadores de pasta, não há nada melhor que massa fresca – certo? No entanto, este é um dos casos em que a mão humana supera a tecnologia. Prefira este utensílio manual, pois o eléctrico é muito caro, não tem grande durabilidade e é difícil de reparar.
3. Preparador de pimentos (‘Pepper Prepper’)
Este é um dos gadgets de cozinha que são um completo desperdício de dinheiro. Serve para tirar a parte de cima do pimento, bem como as raízes e sementes do meio, mas com uma simples faca pode cortar em quatro bocados e faz o mesmo efeito. Mesmo que pretenda cozinhar pimentos recheados, esta tecnologia é inútil. Isso porque facilmente corta a tampa do pimento com uma faca e retira o centro com a mão.
4. Espremedor de citrinos
Quase todas as cozinhas têm um, mas a sua utilização é, também e quase sempre, residual. Porquê? Simples: tem que montar todas as peças, colocar o citrino (lavá-lo antes), voltar a desmontar e limpar… Parece uma grande quantidade de passos, quando basta lavar e espremer os citrinos manualmente.
5. Cortador de legumes em espiral (‘Veggie Spiralizer’)
É o típico gadget dos novos tempos. Nas redes sociais, é muito bonito ver as fotos de um pepino cortado em espiral, por exemplo. O problema é que esta é uma ferramenta volumosa, quase impossível de limpar e que representa apenas uma imagem filtrada e bem trabalhada – que, na realidade, não irá ter qualquer utilidade. Em pouco tempo, ficará encostado num armário.
6. Máquina de fazer gelados
Esta é outra ideia aparentemente interessante, mas vai perceber que a compra foi um desperdício de dinheiro assim que chegar a casa e começar a ler as instruções. Não é barata, é difícil de utilizar e implica gastar dinheiro adicional nos ingredientes. Esqueça.
Veja também: