Numa era cada vez mais digital, há cada vez mais oportunidades para “engordar” a conta bancária. O podcast é uma das alternativas para a criação de conteúdo direcionado para determinados públicos-alvo e que permitem uma grande interação com a audiência desejada. Se quer saber como ganhar dinheiro com um podcast, este artigo é para si.
Podcast: que serviço é este e como rentabilizá-lo?
O podcast é uma das novas e mais promissoras plataformas de conteúdo online. É uma alternativa particularmente eficaz para levar conteúdo a determinados públicos-alvo. Se for bem estruturado, o podcast pode promover o seu produto ou negócio junto do target desejado.
Mas, afinal de contas, o que é um podcast? É um ficheiro áudio distribuído exclusivamente através da Internet e que pode ser subscrito através dos feeds RSS (Really Simple Syndication).
O termo surgiu através da junça das palavras iPd e broadcast de forma a associar a música à transmissão à distância. Este serviço é bastante versátil e pode ser usado para a partilha de conteúdos das mais variadas áreas de interesse: cultura, economia, política, lifestyle, etc. A gravação é bastante simples e não exige grande experiência técnica ou materiais muito dispendiosos.
Como criar e ganhar dinheiro com um podcast
A preparação
Antes de lançar o seu podcast, é necessário seguir uma série de passos que garantam o correto planeamento e conceção de tudo o que pretende transmitir.
1. Defina o objetivo
Antes de gravar e editar o seu primeiro podcast, defina os objetivos a curto e longo prazo deste seu novo projeto. Deverá decidir se o podcast será expositivo, publicitário, informativo ou apenas um hobbie em formato descontraído. Todos os formatos são possíveis, mas cada um irá ditar a linha editorial a seguir ao longo do tempo.
2. Decida o seu público-alvo
Depois de definir o objetivo do podcast é necessário perceber qual o público-alvo que pretende atingir. Considere características como sexo, idade, interesses e formações, por exemplo.
Assim sendo, deverá pensar sempre no conteúdo que os ouvintes querem ouvir. Só assim conseguirá fidelizar o auditório que pretende agregar em torno do seu podcast.
3. Limite a duração do podcast
A maioria dos especialistas garantem que um podcast deve ter entre 20 e 40 minutos de duração. Deverá, ainda, escolher com que frequência irá lançar os seus conteúdos. Alguns podcasters publicam diariamente, enquanto a maioria opta por edições semanais. É importante que siga à risca o plano de publicações para, mais uma vez, garantir o interesse e a fidelização dos ouvintes.
Finalmente, deverá decidir se o podcast irá contar com convidados, com mais do que um apresentador ou se irá contar com interação com os ouvintes.
4. Escolha o nome
Este é um dos passos mais importantes para a criação do podcast. O nome é essencial para criar a sua marca e para aproximar os ouvintes do conteúdo que pretende partilhar.
5. Crie o site e defina o design do seu podcast
Este é um passo extremamente importante para a partilha do seu conteúdo. Muitos podcasters utilizam o WordPress para a publicação e partilha dos áudios. Contudo, existem diversas plataformas para a criação de websites que pode escolher. As opções são variadas e, por isso, basta escolher a que melhor se adapta às suas necessidades.
Escolha o equipamento
Assim que o plano de ação estiver terminado e delineado, é tempo de escolher o software para gravação e edição do podcast. O Audacity é gratuito e permite editar os ficheiros áudio de forma bastante simples e prática.
Se pretende fazer entrevistas a longa distância, o Skype é uma excelente opção a custo zero, que irá garantir bons resultados e com uma qualidade ímpar. Para garantir a gravação necessitará de programas adicionais: se utiliza Windows experimente o Pamela for Skype; se for utilizador de Mac/iOs pode usar o ECamm.
Deve, ainda, escolher um bom microfone para gravar com a máxima qualidade. Existem diversas opções no mercado para todos os gostos e carteiras.
Deverá, ainda, escolher um servidor para armazenar os seus ficheiros. O Soundcloud e o Mixcloud são os mais famosos. O uso destes serviços é bastante simples e intuitivo: basta criar uma conta e fazer o upload dos ficheiros para a sua conta.
Se preferir pode, ainda, utilizar os serviços do Podcasts Websites: é uma espécie de “tudo em um” onde poderá criar o seu site, alojar os ficheiros e monetizar os conteúdos. Fica o aviso: este serviço é pago e, por isso, deverá fazer bem as contas antes de avançar para a criação de uma conta.
Finalmente, é tempo de testar todo o material antes da gravação do primeiro programa.
Produza o seu podcast de fio a pavio
Chegou a altura de organizar o seu conteúdo e garantir que nada falha:
a) Defina a introdução, escreva a sinopse e escolha a música do genérico. É importante que esteja totalmente satisfeito com o resultado final: esta é a “cara” do podcast e, por isso, é importante que seja atrativo e impactante. Para garantir que cumpre à risca os direitos de autor poderá recorrer à base de dados dos sites que partilham as chamadas músicas “royalty-free”;
b) Escreva os temas, defina as perguntas e limite a estrutura do programa. Contudo, garanta que o discurso é sempre natural e descontraído. No final não se esqueça de dar um nome a cada um dos programas e de utilizar as famosas “tags” para explicar o tema abordado;
c) Assim que o podcast fica online é altura de publicitá-lo: no seu site e nas redes sociais. Pode, ainda, criar uma newsletter para interagir de forma ainda mais imediata com os seus ouvintes e partilhar a edição dos novos programas.
Publicidade: a chave para ganhar dinheiro com um podcast
Venda anúncios
Esta é uma excelente forma de monetizar os seus conteúdos. Pode vender diversos espaços de publicidade e amealhar dezenas (e até centenas) de euros. Quantos mais ouvintes tiver mais dinheiro conseguirá amealhar junto das empresas que pretendem publicitar os respetivos produtos no seu site.
Angarie patrocinadores
Assim como os anúncios, a lógica é simples: quantos mais ouvintes tiver, maior é a probabilidade de angariar marcas e produtos que patrocinam o seu podcast. Para isso é necessário apresentar conteúdos interessantes e de forma regular.
Assim sendo, é importante que os seus patrocinadores sejam referenciados nos podcasts e que tenham direito a alguns espaços publicitários do seu site.
Aposte em conteúdos exclusivos para assinantes
Esta é uma tendência do mercado: os conteúdos premium e exclusivos para assinantes são uma realidade cada vez maior e que poderão servir para descobrir como ganhar dinheiro com o seu podcast. Basta garantir que tem conteúdos fortes e relevantes que justifiquem esta posição editorial.
Promova produtos
Pode utilizar o seu podcast para divulgar outros produtos e serviços em troca de pagamento semanal ou mensal. Esta é uma excelente forma de ganhar dinheiro e até de divulgar o seu podcast em diversas plataformas online.
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