Muitos de nós não nasceram para ter um emprego das 9 às 17h, rotineiro e repetitivo. Outros, além do trabalho a tempo-inteiro, optam por ter algumas atividades que lhes permitem retirar um rendimento extra ao final do mês. Quer se trate de trabalho freelance ou apenas de um complemento ao seu emprego, são várias as oportunidades de ganhar dinheiro em casa.
Se precisa de ideias para tirar partido daquilo que sabe fazer e ainda lucrar com isso, então preste atenção às sugestões que lhe damos de seguida.
Como ganhar dinheiro em casa?
1. Babysitting
Qualquer pessoa com filhos pode confirmar-lhe o que lhe vamos dizer: encontrar uma creche para um bebé é uma missão quase tão impossível como cara. A oferta é reduzida, as vagas desaparecem à velocidade da luz, as mensalidades dos colégios são de bradar aos céus e o período de férias obriga os casais a gozarem os dias separados para poderem cuidar dos filhos.
Fazer do babysitting um trabalho a tempo inteiro não só vai permitir-lhe ganhar dinheiro em casa como ainda ajudar muitos pais.
2. Explicações
Enquanto houver jovens em idade escolar, há mercado para os explicadores. Passe a palavra e monte um espaço de trabalho confortável em casa. Assim que os seus explicandos começarem a ter boas notas, ninguém pára o seu negócio!
3. Social Media Influence
Se é extrovertido e bom comunicador, está na hora de rentabilizar a internet. Crie uma página numa rede social e invista (mesmo a sério) para ficar conhecido e ser valorizado pelo público. Quanto mais valor lhe for reconhecido, mais valor (em euros) vai ganhar.
4. Doces e salgadinhos
Quem tem mão para a cozinha consegue ganhar dinheiro em casa com a maior das facilidades. Bolos, rissóis, até travessas de comida tradicional “para levar”. Lembre-se que há muita gente que não nasceu com o gene de chef e que também gosta de receber visitas em casa (e de alimentá-las em condições).
5. Trabalhos de costura
Se é a si que vêm parar as encomendas de bainhas, apertos de roupa ou até presentes para bebés da família, não desperdice o seu talento e comece a ganhar dinheiro em casa vendendo todas essas coisas para fora.
O trabalho de costura é bem pago e, se estiver à altura de roupas com qualidade superior (como vestidos de festa), ainda ganha mais!
6. Inquéritos online
Pode responder a sondagens ou inquéritos online e sem ter de sair de casa. Alguns são pagos em dinheiro, noutros a recompensa chega sob a forma de presentes ou vales de desconto. Seja como for terá apenas de ter uma ligação à internet e responder a algumas perguntas.
7. Vendas online
Outra boa forma de ganhar dinheiro em casa é montando uma loja online. Pode vender produtos feitos por si ou pode apostar na simples revenda (compra a fornecedores e depois vende pela internet). Só tem de investir numa boa plataforma e apostar na publicidade.
8. Passar a ferro para fora
Se não tem jeito para a costura mas nem se importa de passar a ferro e até o faz com rapidez, não desmonte a tábua de engomar e comece a publicitar o seu talento. É possível que não fique rico a passar calças de ganga, mas, se for um ás a engomar camisas, é garantido que clientes não vão faltar.
9. Arrendar um quarto
Sobram quartos por aí? Então tem aí mais uma forma de ganhar dinheiro em casa. Do quarto dos filhos que já casaram ao antigo escritório que ninguém usa, as divisões vazias de uma casa podem dar imenso jeito a jovens adultos que, por estarem em início de carreira, ainda não conseguem ter um espaço só para eles.
10. Transcrição
Talvez não soubesse, mas há imensos tribunais portugueses a braços com a transcrição dos julgamentos. Os julgamentos são todos gravados em áudio, mas depois têm de ser transcritos para serem arquivados. Ora, não é o juiz que vai fazer essa transcrição, por isso esse trabalho é encomendado a freelancers. Ponha-se na fila!
11. Produção e revisão de textos
Se vive um Shakespeare dentro de si, peça-lhe ajuda para ganhar dinheiro em casa. A escrita e revisão de textos são trabalhos comuns em freelance, e não são mal pagos de todo.
12. Fotografia freelance
Esta também não é uma forma exclusivamente caseira de ganhar dinheiro, mas pode render uns bons euros. Do casamento do amigo à fotografia para o banco de imagens, há muito por onde escolher se tiver uma boa máquina fotográfica e conhecimento para tirar o máximo proveito dela.
13. Edição de imagem/vídeo
Pode até não ser um grande fotógrafo, mas se for habilidoso no pós-tratamento de imagens e vídeos também consegue ganhar dinheiro em casa. Só precisa de fazer os contactos certos e criar um portefólio interessante.
14. Tradução
Nem só de livros vivem os tradutores. Há por aí centenas de empresas a precisar de traduzir documentos técnicos, séries a precisar de legendas e até organismos oficiais a precisar de uma ajuda extra com a documentação. Se domina mais do que uma língua, tire partido disso.
15. Programação
Quem conhece informáticos sabe que eles tendem a ter uns horários de trabalho criativos. É exatamente por isso que conseguem ganhar dinheiro em casa como se estivessem numa empresa: só precisam de um computador, acesso à internet e vontade de trabalhar, porque empresas à procura deles não faltam.
16. Testes de qualidade
Ainda no campo da programação, há quem não crie mas goste de testar o que os outros criam. Os responsáveis pelos testes de qualidade de sites e apps conseguem ganhar dinheiro em casa (muito dinheiro, já agora) e viver tranquilos.
17. Suporte técnico à distância
Quem disse que, quando liga para uma linha de suporte, o colaborador que o atende está num escritório, de fato e gravata? A verdade é que pode muito bem estar a ganhar dinheiro em casa, de pijama sentado no sofá. Desde que domine as ferramentas certas, está garantido.
18. Gestão de redes sociais
Se viu ali em cima a ideia de influencer e pensou que essa não é bem a sua praia, pense que não está sozinho: há quem seja ótimo a gerir redes sociais mas dispense bem o papel principal.
19. Design
Não é pelos melhores motivos, mas até é mais fácil aos designers gráficos ganhar dinheiro em casa do que trabalhar em empresas. O trabalho a tempo inteiro é algo difícil nesta área, mas não faltam empresas a querer contratá-los a freelance.
20. Guionismo
É só ligar a televisão para perceber que séries, novelas e programas são uma necessidade permanente das produtoras de TV e de cinema. Se domina a escrita e tem muita imaginação, pode ganhar dinheiro em casa escrevendo guiões. Os melhores podem render-lhe tanto que nem vai querer mais pensar em empregos tradicionais.