Já pensou em fazer um gap year? Se vai terminar ou já concluiu uma fase importante da sua vida – nomeadamente um ciclo de formação – e não sabe se quer continuar a estudar ou se prefere trabalhar; ou se até gostava de ir para a universidade, mas ainda não tem a certeza de que curso deve escolher; ou se sente que precisa de se conhecer melhor para tomar as melhores decisões para o futuro… Se se revê em algum destes cenários, então, pode ponderar tirar um gap year.
Esta pode ser a oportunidade de abraçar uma experiência que lhe pode permitir crescer, adquirir e desenvolver interesses e competências, assim como descobrir gostos e talentos, para, no futuro, tomar decisões mais informadas.
Gap year: 7 perguntas e respostas
Antes de decidir fazer uma pausa no seu percurso académico, importa saber tudo sobre o gap year. Reunimos as dúvidas mais frequentes.
O que é um gap year?
Trata-se de um intervalo relativamente prolongado, com cerca de um ano de duração, o qual tem lugar, habitualmente, no final do ensino secundário ou do ensino superior. Algo semelhante ao mais conhecido “ano sabático“, ainda que numa fase diferente da vida.
O gap year significa fazer um ano de pausa na rotina habitual, ainda que durante esse período faça tudo menos estar parado, pois prevê um misto muito diversificado de experiências. Do voluntariado aos estágios e pequenos trabalhos, entre outras atividades, são muitos os desafios possíveis.
Qual o objetivo?
O objetivo, ou objetivos, de um gap year depende de quem o faz. Não é apenas uma aventura ou espaço de tempo para pensar. Há quem decida fazer um gap year para se conhecer melhor, perceber quais os seus talentos e capacidades, de modo a escolher a área mais adequada para continuar os estudos.
Há ainda quem o faça já com objetivos muito concretos, nomeadamente uma espécie de “estudo de mercado” a fim de escolher um destino para continuar a sua formação ou para trabalhar.
Para muitos, o gap year é ainda visto como uma oportunidade estratégica para o enriquecimento curricular. A experiência internacional é algo cada vez mais valorizado pelas empresas e que marca a diferença em qualquer processo de recrutamento de emprego.
A quem se destina?
Toda a gente pode fazer um gap year. Para isso, basta traçar um plano com os países a visitar e os objetivos a cumprir, além de providenciar o dinheiro necessário para pagar as despesas inerentes.
No entanto, quando se fala de gap year, pensa-se, essencialmente, em jovens ainda em busca de respostas para o futuro. É por isso que os programas de apoio existentes para o efeito se destinam, precisamente, a candidatos até aos 30 anos de idade.
Quais as vantagens de gap year?
Para muitos esse ano de intervalo é o derradeiro teste antes da vida adulta. Durante um ano a percorrer caminhos novos, a descobrir novas gentes e culturas, a abraçar desafios, a desenvolver capacidades e a ultrapassar alguns limites, o grande objetivo é descobrir-se e preparar-se, munindo-se de bagagem para a vida.
Assim, são várias e inquestionáveis as vantagens de fazer um gap year:
- Auto-conhecimento;
- Saída da zona de conforto (o que permite evoluir);
- Desenvolvimento de capacidades e competências pessoais e técnicas;
- Estimulo à criatividade;
- Ganho de conhecimento e cultura geral;
- Reconhecimento de talentos e paixões;
- Abertura de mentalidades e de possibilidades de trabalho;
- Quebra de preconceitos culturais;
- Diferenciação no mercado;
- Valorização de bens essenciais;
- Maturidade;
- Memórias.
Que programas de apoio existem?
Se é algo que deseja fazer, não se preocupe, pois há algumas entidades que apoiam a realização de um gap year. No nosso país, a Gap Year Portugal é a principal referência no que toca à promoção e realização do gap year, a qual permite escolher a solução à medida de cada um. Todos os anos, abre um um concurso, em parceria com a Fundação Lapa do Lobo, oferecendo a oportunidade de passar do plano à prática. Promove ainda o Gap Year Summit, para partilha de ideias e experiências.
A Vida Edu, também nacional, ou o Go Overseas, são outras entidades a considerar por quem quer estudar, fazer voluntariado ou trabalhar viajando pelo estrangeiro.
Como preparar um gap year?
Existem diversos sites de apoio ao planeamento do seu ano de pausa. Se tiver interesse em conhecer os prós e contras desta tipo de experiência, consulte o college confidential.
Posso falar com alguém que já tenha passado por esta experiência?
Sim! No blog da GapYear Portugal encontrará um espaço de partilha onde poderá informar-se ao detalhe sobre a experiência de quem já fez um gap year.