Comprar um carro a gasóleo ou gasolina? Esta é uma questão que os compradores devem colocar mesmo antes de decidir o modelo ou marca da viatura que vão comprar.
Os fabricantes automóveis cobram mais por carros a gasóleo do que a gasolina, já se sabe. Mas além do preço, há muitos outros fatores a ter em conta.
A escolha final dependerá sempre das preferências, circunstâncias e, claro, do orçamento disponível para a aquisição do veículo. Mas, essencialmente, há três fatores determinantes nesta escolha: custo do combustível, consumos médios e a quilometragem feita anualmente.
Analisemos então as diferenças, as vantagens e desvantagens de ambos os combustíveis.
Gasóleo ou gasolina: o que deve saber antes de comprar um carro
Os carros a gasóleo são mais caros, mas são mais eficientes no que diz respeito ao consumo de combustível, o que pode compensar a longo prazo.
Tem de fazer as contas e perceber qual é a melhor opção para si. De acordo com alguns especialistas, a não ser que faça mais do que 30 mil quilómetros anuais, deve comprar um carro a gasolina, pois caso contrário, precisará de quase 10 anos para recuperar o excedente que pagou pela diferença nas motorizações (em automóveis novos).
As diferenças entre os dois motores
O motor a gasolina é um tipo de motor de combustão interna. A ignição do combustível acontece por uma faísca gerada por vela de ignição.
A principal característica do motor a gasóleo é a ignição do combustível. Isto é conseguido pela produção de alta temperatura e pela compressão do ar dentro do cilindro.
Em termos gerais, as diferenças são estas, mas a nível mecânico, as diferenças e as formas de funcionamento são muito mais distintas.
Potência
Mede-se a performance dos motores a gasolina e gasóleo em termos de potência e força de binário, respetivamente.
Os “cavalos” são uma medida de potência dos motores a gasolina, enquanto o binário é uma medida da força de torção no sistema de transmissão dos motores a gasóleo.
Tal como referimos em cima, a longo prazo e para longas distâncias, a nível de performance os motores a gasóleo apresentam melhores resultados. Contudo, a nível de potência e velocidade nada como sentir o motor a gasolina em estrada.
Por outras palavras, o binário é gradual e os cavalos são instantâneos.
Durabilidade
Outro fator a ter em conta na escolha, gasóleo ou gasolina, é a expectativa de vida do motor.
Enquanto os motores a gasolina podem começar a mostrar algum desgaste quando atingem a marca dos 150.000/200.000 quilómetros, os motores a gasóleo, por outro lado, são mais fiáveis devido à forma como são fabricados.
Há registo de vários automóveis diesel de marcas como Mercedes ou Toyota que ultrapassaram em larga escala a barreira do milhão de quilómetros.
Poluição
Tradicionalmente os carros a gasóleo são mais poluentes. A gasolina sendo um composto de carbono mais uniforme que o gasóleo, tem menos teor de enxofre, logo menos prejudicial para a atmosfera.
Contudo, e com o avançar da tecnologia, fabricam-se cada vez mais motores a gasóleo de forma semelhante aos de gasolina.
Barulho
A poluição sonora frequentemente associada aos velhinhos carros a gasóleo desapareceu, juntamente com a nuvem de fumo que causavam. Mas, não deixam de ser um motor mais “barulhento” para o ambiente.
Por norma, carros a gasóleo provocam sons e ruídos, isoladamente ou em conjunto, e que atingem um nível de sonoridade bastante elevado.
Eficiência
Em estrada e longas distâncias, carros a gasóleo são mais eficientes do que os carros movidos a gasolina. Se acrescentarmos que o gasóleo tem uma vantagem de preço ao considerar a economia de combustível, estamos perante uma vantagem que faz pensar qualquer condutor na altura de escolher entre gasóleo ou gasolina.
No que toca à condução urbana, a diferença entre o gasóleo e gasolina diminui.
O custo do gasóleo, em Portugal e na grande maioria dos países europeus, é mais baixo que o da gasolina, e prevê-se que assim permaneça durante a vida útil do veículo.
Preços de aquisição e de revenda
Os carros a gasóleo são sempre mais caros do que um modelo de motorização equivalente a gasolina. Falamos de diferenças na ordem dos 3 a 4 mil euros, em média.
Tenha ainda em atenção que se a sua intenção passa por comprar o veículo para mais tarde o vender em segunda-mão, saiba que os carros a gasóleo tendem a desvalorizar mais rapidamente.
Gasóleo ou gasolina: os prós e os contras dos dois combustíveis
Carros a gasóleo
Vantagens
- Financeiramente vantajoso: os motores a gasóleo são mais eficientes e gastam entre 15 a 20% menos combustível. Os carros tendem a ter um valor de venda em segunda mão maior;
- Condução e desempenho: os carros a gasóleo têm condução mais suave, não tendo um arranque tão forte como os veículos a gasolina e são mais fáceis de controlar
- O gasóleo é mais barato do que a gasolina.
Desvantagens
- Os carros a gasóleo são mais caros do que as viaturas a gasolina;
- O gasóleo polui mais do que a gasolina nos primeiros quilómetros e enquanto está a regenerar o filtro de partículas.
Carros a gasolina
Vantagens
- Os motores a gasolina são mais refinados e menos barulhentos;
- Preço de aquisição significativamente mais barato;
- Não têm restrições de circulação em nenhuma cidade europeia.
Desvantagens
- São motores menos eficientes no que diz respeito aos consumos;
- Preço por litro mais caro em grande parte dos países europeus.
Veredito final: carro a gasóleo ou gasolina?
A decisão vai depender de cada condutor: das preferências de condução, dos quilómetros que faz por ano e do seu orçamento para a compra e manutenção da viatura.
É certo que os carros a gasóleo são mais económicos no consumo de combustível e o próprio gasóleo também é mais barato do que a gasolina.
Mas, para além do gasóleo e gasolina, ainda há muitas mais alternativas: os fabricantes automóveis estão a apostar cada vez mais nos elétricos e nos híbridos (gasolina/eletricidade), ou até carros a gás.
Simulador
Se mesmo assim mantém as suas dúvidas, poderá comparar custos no site do ACP – Automóvel Clube de Portugal.