Os e-mails do Gmail estão a ser lidos por terceiros. A empresa americana permite que funcionários de empresas de software, entre outras, leiam milhões de e-mails de utilizadores do Gmail.
Milhões de pessoas instalaram apps do Gmail. Ao fazê-lo, deram acesso total aos programadores de empresas externas às suas caixas de e-mail, sendo que, em alguns casos, os funcionários conseguiam ler os e-mails privados do utilizador, avançou o Wall Street Journal.
E-mails do Gmail estão a ser lidos por terceiros
A Return Path, uma empresa que recolhe dados para anunciantes e a Edison Software, ferramenta de organização de e-mail, são exemplos de entidades que tiveram acesso aos e-mails do Gmail. Deste modo, centenas de programadores puderam ler e-mails privados, segundo os termos e condições aceites pelo utilizador.
A Google diz que é preciso que os utilizadores aprovem o acesso às apps que instalam a partir das suas contas, bem como os detalhes acerca dos dados que são recolhidos, apesar de não estar claro que staff (e não máquinas) vão poder consultar as caixas de e-mails dos utilizadores do Gmail.
Como saber quem acede aos seus e-mails e remover acesso
1. Vá a esta página para Verificação de Segurança, depois de ter feito login com a conta Gmail;
2. Clique em “Acesso a Terceiros” para ver que apps estão associadas à sua conta Google e depois no “i” para ver mais detalhes sobre essa ligação;
3. Pode remover o acesso de apps individuais à sua conta Google clicando no botão “Remover Acesso”.