Um cão perfeito para a ação, que adora brincadeiras com os donos e que, apesar do seu porte, adapta-se com facilidade a apartamentos. Para somar vantagens, é dócil e gosta muito de estar com crianças. Parece o cão ideal para si? Quer ter um em casa? Então, fique atento a tudo o que precisa de saber sobre a raça Golden Retriever.
Golden Retriever: tudo sobre a raça
Os Golden Retriever são brincalhões e amorosos por natureza e são a companhia ideal para quem não abre mão das caminhadas ou corridas lá fora. Sim, estes cães adoram acompanhar os donos até na altura de jogar à bola e mostram mil e uma facetas para lá de divertidas. E se entre os tempos de atividades ao ar livre houver pausas com direito a uns miminhos e festinhas, esses patudos só agradecem. Mas, há mais vantagens em levar para casa um cão desta raça.
O Golden Retriever é conhecido por ser um cão inteligente, obediente, amigo, afável e super confiável – razão pela qual, apesar do seu tamanho, é uma excelente companhia para a pequenada. Famosos também por nunca perderem a paciência e a calma, esses amigos de 4 patas são a companhia perfeita para ter em família.
A história conta-nos que os Golden Retriever surgiram na Grã-Bretanha para serem cães que estivessem muito à vontade com a caça na água. Por serem muito inteligentes e fáceis de treinar, são cães ideais para acompanhar pessoas com alguma dificuldade física – e, por isso mesmo, não é raro vê-los como cães-guia de cegos ou de portadores de alguma deficiência motora.
Características gerais do Golden Retriever
Finalidade da raça: cão de caça
Grupo: 8 (Cães Cobradores de Caça e Cães de Água, Cães levantadores)
O seu ambiente ideal: casa
Origem: Reino Unido
Porte: grande
Altura: entre 51 e 61 cm
Peso considerado ideal: dos 25 aos 32 kg
Cor: bege ou dourado
Quanto tempo, em média, vive: entre os 9 e os 12 anos
Preço: em média, algo entre os600 e os 800€
Características específicas da raça Golden Retriever
Como já vimos, esses cães são amáveis e dóceis, adoram os donos e não abrem mão da sua companhia. Assim sendo, também podemos afirmar que a raça caracteriza-se por fazer de tudo para conquistar a todos. Por desejar afetos (do dono, das visitas, de outros animais, etc) não fique atordoado se encontrar um Golden Retriever desconhecido na rua e ele saltar para cima de si a pedir festinhas. Ainda que desajeitada, essa é a sua forma de mostrar que precisa de carinho. Este é, aliás, o único alerta que deixamos para quem quer ter um desses patudos e tem crianças pequenas em casa: os mais novos não vão saber lidar com tamanha energia.
Vamos descobrir mais características para lá de especiais desta raça?
- São super enérgicos!
- O que têm de energia, têm em dobro no quesito inteligência.
- Toleram o frio, mas é preciso ter alguns cuidados, como o manter protegido das temperaturas muito baixas. O mesmo aplica-se ao calor.
- São cães muito fáceis de cuidar no que diz respeito à higiene e à queda de pelo, que é sazonal – tal como qualquer outra raça. Não exige excessiva dedicação à higiene ou ao pelo.
- Dentre as raças de cães, os Golden Retriever não têm especial tendência a desenvolver doenças , mas por crescerem demasiado depressa são mais susceptíveis a doenças dos ossos. Praticar atividade física é fundamental para combater o problema, mas é preciso estar atento a aventuras demasiado destemidas.
- Aprendem rápido e são fáceis de treinar.
- Socializam muito bem com crianças, com outros cães e até com estranhos.
Características físicas da raça
- Fisicamente, têm o crânio largo, mandíbulas potentes e focinho forte.
- As orelhas, que são triangulares, são caídas e de tamanho médio.
- Os olhos, bem afastados, são escuros.
- Quadris musculados e curtos, dorso reto.
Golden Retriever: conheça as fases da vida
Bebé: do nascimentos aos 24 meses
Adulto: dos 24 meses aos 9 anos
Idoso: dos 9 aos 12 anos
Qual é o temperamento de um Golden Retriever?
A resposta é simples: dócil e amigável, com muita energia. Podem parecer brutos se não forem ensinados, uma vez que não sabem prever limites para qualquer ação e gostam mesmo muito de brincadeiras. Ensine regras ao seu cão e vai ver que o patudo aprende depressa.
Adaptam-se bastante bem a apartamentos, mas precisam de tempo para ter espaço. Por isso, se quer manter a sua postura tranquila e feliz, dê tempo de brincadeiras no exterior ao seu amigo de 4 patas.
Possíveis problemas de saúde comuns no Golden Retriever
- Olhos: cataratas e atrofia da retina.
- Ossos: displasia da anca e do cotovelo.
- Alergias.
Saiba que cuidados deve ter com o seu Golden Retriever
- Cuidados com o pelo: banho uma vez ao mês e escovar o pelo todos os dias.
- Ouvidos: mantenha os ouvidos secos e evite infeções.
- Dentes: o Golden Retriever deve escovar os dentes 2/3 vezes na semana.