A nova funcionalidade poderá estar a chegar à aplicação, ainda que a Google ainda não tenha confirmado a informação. O Google Maps Lighting deverá chegar sob forma de uma funcionalidade que pode ser ativada pelos utilizadores.
Google maps lighting pode chegar em breve
Quem avançou a informação foi a plataforma XDA Developers, cujos especialistas trabalham, também, no desenvolvimento do Google Maps Beta. A confirmar-se a novidade, esta irá juntar-se a outras lançadas recentemente pela aplicação.
Em resumo, o Google Maps Lighting vai indicar quais as ruas a evitar durante caminhadas noturnas. Esses avisos serão feitos com base na pouca ou nenhuma iluminação que essas ruas apresentam.
Ao que parece, a app irá assinalar as ruas mais iluminadas com a cor amarela, de forma a que o utilizador saiba por que ruas deve caminhar até ao seu destino—assim, evita aquelas que têm pouca ou nenhuma luz.
Esta é uma funcionalidade que se pode tornar muito útil para quem utiliza a aplicação para se deslocar a pé durante a noite. Resta saber se, a mesma, será oficialmente confirmada pela Google.
Google Maps com novas funcionalidades
A novidade, a confirmar-se, não vem só. O Google Maps Lighting pode, de facto, tornar-se uma realidade, mas, até lá, pode sempre usufruir das funcionalidades mais recentes da app.
Para além do Modo Incógnito, lançado em outubro de 2019, o Google Maps tem apostados noutras funções extremamente úteis para os utilizadores.
Na verdade, a aplicação já alerta para os limites de velocidade, refere onde se encontram os radares mais próximos e permite ainda que cada utilizador reporte bloqueios de via e/ou acidentes.
Novas funcionalidades
A conhecida e famosa app já tinha introduzido novidades com alertas sobre radares e limites de velocidade.
Quer para quem se desloca a pé ou de transportes públicos, ou para quem circula de automóvel, a app Google Maps tem crescido como uma aplicação de relevância na apresentação de mapas e direções alternativas.
De entre as apps com GPS que ajudam a economizar gastos com o carro que destacamos – Google Maps e Waze – podemos dizer que a Waze já disponibilizava a opção de alertar sobre radares e limites de velocidade nas estradas percorridas pelos utilizadores.
É sabido que estas funcionalidades estavam a ser testadas pela Google desde Novembro de 2018. Atualmente, estas mesmas opções começam a ser implementadas num grupo restrito de utilizadores nos Estados Unidos da América.
É de salientar que a Waze foi comprada pela Google em 2015. Contudo, a empresa de Mountain View não tencionou destroná-la, mesmo sendo concorrente direta do Google Maps.
Assim sendo, os utilizadores destas appsobtiveram sempre o melhor delas: serviços de qualidade, disponíveis para qualquer utilizador e de forma totalmente gratuita.
Por sua vez, como as duas aplicações pertencem à mesma empresa, seria de esperar que, mais cedo ou mais tarde, partilhassem algumas funcionalidades.