Analisámos uma GoPro para saber se vale mesmo a pena comprar uma das câmaras mais populares do mercado. Testámos, descobrimos vantagens, desvantagens e até fomos à procura de alternativas. Estas são as conclusões a que chegámos.
GoPro: 9 vantagens a considerar
1. Pequena, compacta e leve
Para uma câmara com tanta qualidade, a GoPro tem dimensões extremamente reduzidas e pesa entre 90 a 150 gramas. Para além de se assumir como um gadget fácil de guardar e arrumar, estas características também possibilitam um fácil transporte.
2. Resistente
Embora qualquer pessoa possa comprar e usufruir da GoPro, o público-alvo é, desde sempre, pessoas aventureiras e os desportistas, pelo que a resistência é uma característica fundamental.
3. Versátil
O número de acessórios existentes é imenso. Pode colocar a GoPro na ponta de um selfie stick e filmar-se a si próprio e a todo o ambiente em redor. Pode colocá-la também em cima do capacete, agarrada a uma bóia… Há imensos ângulos e formas de gravar os melhores momentos e as maiores aventuras!
4. À prova de água
Com o equipamento certo, é possível entrar na água com a GoPro e registar momentos únicos. Grave-se a mergulhar, a fazer caretas debaixo de água… Pode ir até uma profundidade de 60 metros!
5. Armazenamento
Todas as GoPro suportam cartões miniSD com um espaço até 64 GB.
6. Qualidade de imagem e vídeo
Com a GoPro é possível gravar vídeos com qualidade HD de 1080p ou até mesmo vídeos de qualidade 4K. Uma qualidade de imagem capaz de satisfazer qualquer um.
7. App
A GoPro possui uma app que qualquer utilizador pode instalar no smartphone para controlar a câmara e aumentar a fiabilidade daquilo que capta.
8. Modo noturno
As mais recentes GoPro possuem modos de desempenho com baixa luminosidade e foto noturna que permitem captar fotografias únicas.
9. Zoom
A capacidade de fazer zoom era uma das grandes falhas das primeiras GoPro, mas a nova geração já oferece essa opção.
GoPro Hero 6 Black. Fonte da imagem: GoPro
GoPro: 4 desvantagens a não esquecer
1. Acessórios
Ter uma GoPro e não possuir acessórios para a mesma é uma tarefa (quase) impossível e significaria não usufruir ao máximo de todas as potencialidades da máquina. E se a GoPro não é barata, os acessórios tampouco.
2. Bateria
A capacidade da bateria não é muito grande. Dá para uma hora, talvez duas ou até três. Contudo, se fizer um uso intensivo da máquina durante esse período, não espere ter bateria para muito mais.
3. Fotos noturnas
Sem espaço para flash (é compacta) e quando as condições não são favoráveis, as fotografias noturnas podem ser extremamente difíceis de tirar.
4. Preço
Sabemos perfeitamente que a qualidade paga-se. E que uma GoPro é, efetivamente, um objeto que pode valer o investimento. Mas não podemos deixar de considerar que é um preço algo avultado para os bolsos de muitos portugueses.
Alternativas à GoPro
Para quem concorda que o investimento pode ser demasiado avultado mas que, no fundo, gostava de possuir uma câmara semelhante, fizemos uma pequena seleção de alternativas à GoPro.
Xiaomi Yi 2
Fonte da imagem: Xiaomi
A Xiaomi não produz só smartphones e demonstra que gosta de rivalizar com os “grandes”. Quem conhece os produtos fabricados pela marca, sabe que estes costumam ser bastante equilibrados em termos de qualidade e preço e a Xiaomi Yi 2 não fica atrás.
Grava com qualidade 4K e 60fps, tem uma boa capacidade de bateria, suporta cartões até 64GB… Em Portugal pode ser encontrada por menos de 250 euros, de acordo com o KuantoKusta.
SJCAM SJ4000 Wi-Fi
Fonte da imagem: Geekbuying
O preço bastante reduzido denota desde logo que a SJCAM SJ4000 Wi-Fi não tem a mesma qualidade que a câmara da Xiaomi, mas a relação entre qualidade e preço é tão boa que esta câmara também merece figurar na lista de alternativas à GoPro. A SJCAM SJ4000 Wi-Fi, segundo o KuntoKusta, está à venda por cerca de 100 euros, gravando vídeos em 1080P e 30 fps.
Veja também: