Há uma nova leva de estágios a caminho e quem o anunciou foi o Governo. A terceira edição do PEPAC – Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública Central já está disponível e oferece 1437 novas vagas para estágios profissionais.
As áreas mais abrangidas são a de Justiça e Segurança Social, sendo que as reações a esta notícia já se fizeram ouvir, criticando esta iniciativa e acusando o Governo de que cria estágios profissionais mas não contrata.
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si a informação de emprego mais relevante.
Fonte oficial do INA – Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em funções públicas, revelou que “O PEPAC não prevê qualquer contratação após a realização do estágio, assumindo que esta prestação de trabalho pode conceder apenas uma valorização caso o ex-estagiário tente concorrer posteriormente a um concurso externo”.
Também os sindicatos já se fizeram ouvir, mostrando o seu desagrado e a sua reprovação a este programa. “É inaceitável ver o Estado a dar um exemplo tão mau. Fizeram várias rescisões por mútuo acordo, colocaram centenas de trabalhadores na mobilidade especial, cortaram reposições, e agora, a três meses das eleições, recorrem a mão-de-obra barata para ocultar as faltas de pessoal”, refere José Abraão da Fesap/Sintap.
A principal crítica recai principalmente para o fato de “não existir qualquer indicador de que os estagiários vão ser, efetivamente, contratados”, podendo com isso criar-se uma expetativa errada.
Veja também: