A Weber, marca norte-americana de grelhadores premium, acaba de abrir a sua primeira loja em Portugal.
A empresa, que nasceu em Chicago há mais de 70 anos, pretende dinamizar a sua atividade na Península Ibérica e o novo espaço, localizado na Maia e denominado de Weber Store Porto, será o ponto de partida luso numa estratégia que inclui a Grill Academy, iniciativa que irá oferecer experiências de cozinha, a clientes e interessados em gastronomia, no sentido de dar cursos a quem procura saber mais sobre a arte de lidar com um grelhador.
Oficialmente, a Weber passou a ter presença ibérica em 2005. Mas a sua ligação a Portugal existe há mais de 20 anos, fruto da colaboração com o Grupo Vicentes, empresa familiar maiata que comercializa a marca.
E é, precisamente, num dos edifícios desta firma parceira que a Weber acaba de implementar a sua primeira loja premium.
“A gastronomia de grelhadores tem muitíssimo a acrescentar, e contribuir, para o estilo de vida de países como Portugal. O nosso parceiro conhece bem a marca e os nossos valores, é um dos mais fiéis e entusiastas da marca, pelo que a decisão de abrir a loja na Maia foi um passo natural”, explica Iván Martínez Esteve, Country Manager Sales da Weber Ibérica.
Com a Weber Store Porto, a empresa pretende melhorar toda a experiência de compra. “Somos uma marca premium e os pontos de venda são 100% focados nos consumidores finais. Teremos uma loja altamente especializada, na qual a inovação e qualidade dos nossos produtos será um dos principais focos. Trata-se de um importante investimento económico e sobretudo de tempo e dedicação, na criação de um espaço com todo o universo Weber presente”, acrescenta o mesmo responsável.
Para Vítor Vicente, administrador do Grupo Vicentes, “esta loja significa a concretização de um sonho que há muito ansiava, que foi preparado com muito foco e que hoje se torna uma realidade. É um importante trampolim para o futuro que muito nos satisfaz”.
Atualmente, entre clientes tradicionais, bricolage, jardim e algumas cadeias de grande distribuição, a marca pode ser encontrada em mais de 150 estabelecimentos em todo o país. Por ano, vende cerca de 10 mil grelhadores e espera aumentar estes resultados nos próximos anos.
“Prevemos uma melhoria nas vendas devido a uma maior penetração em diferentes canais. O mercado ibérico e, em geral, todos os países do Sul da Europa, têm um amplo campo de desenvolvimento, podendo aproximar-se rapidamente das vendas registadas no Centro e Norte da Europa. Por causa do clima e perfil do consumidor, acreditamos que Portugal pode ser um dos maiores mercados do Sul da Europa.”, refere Iván Martínez Esteve.
A Grill Academy
E de que se trata a Grill Academy? Portugal vai ser o 17.º país europeu a contar com este conceito dinamizado pela Weber.
Na prática, estamos a falar de cursos de cozinha de grelhadores premium para que os consumidores possam aprender e melhorar as suas técnicas de cozinha através da utilização de grelhadores.
A Grill Academy do Porto será a primeira e surge também com o objetivo de aproximar a cultura de grelhadores às famílias portuguesas e desmistificar a ideia de que cozinhar num grelhador é uma coisa de especialistas.
“Podemos preparar uma variedade impensável de receitas com eles. Temos o objetivo de expandir a cultura dos grelhadores e fazer acontecer excelentes cursos de grelhadores onde ensinaremos o tanto que é possível cozinhar num grelhador e num equipamento Weber”, conclui Ivan Martínez Esteve.