Uma gruta portuguesa está a correr mundo por ter sido eleita pela revista de viagens de referência Condé Nast Traveller como uma das grutas mais bonitas do mundo.
Fique a conhecer algumas das grutas destacadas, muitas delas de acesso fácil e todas elas estonteantes e de fazer o queixo cair.
Confira uma seleção das escolhidas pela Condé Nast Traveller – são realmente autênticos fenómenos da natureza, com cores encantadoras e características muito peculiares. São locais surreais que merecem destaque.
Prepare-se para perder o fôlego – há uma gruta portuguesa na seleção, vai certamente começar a fazer planos para ir visitá-la.
Há uma gruta portuguesa na lista das mais bonitas
Gruta do Antelope Canyon, Arizona, EUA
Fonte da imagem: Acredite ou Não
Conhecida pelos seus tons alaranjados e cor-de-rosa, esta gruta torna-se encantadora com a entrada do sol. São as suas cores que a tornam tão singular.
Grutas Marble, Patagónia Chilena
Fonte da imagem: terra.com.ar
Estonteantes por serem de mármore azul, estas Grutas Marble (mármore) ficam no Lago General Carreira situado em parte no Chile e em parte na Argentina.
É o conjugar da sua cor azul com a cor azul-turquesa do lago que a banha, que fazem com que esta seja das mais surpreendentes grutas de todo o mundo.
Gruta de Gelo no Lago Baikal, Sibéria
Fonte da imagem: NiT
Esta gruta de gelo reaparece em janeiro, com o congelamento do Lago Baikal e permanece em estado sólido durante cerca de cinco meses.
Grutas de Uplistsikhe, Geórgia
Fonte da imagem: mygeotrip.com
Onde hoje são as Grutas Uplistsikhe, era antigamente um centro urbano da antiga Geórgia clássica. Uplistsikhe é constituído por várias grutas e túneis de diversas formas e tamanhos.
Algar de Benagil, Algarve, Portugal
Fonte da imagem: YourAmazingPlaces.com
A bendita gruta portuguesa eleita como uma das mais bonitas do mundo é de acesso mais limitado. Apenas pode visitá-la via mar, quer a nado quer por barco e é por isso considerada um tesouro escondido do Algarve.
Este local é na verdade, e tal como o nome indica, um Algar, isto é, é uma cavidade natural que se formou pela erosão do vento e da água e por se localizar junto à praia de Benagil, ficou a designar-se Algar de Benagil.
Se quiser visitar esta gruta portuguesa, não recomendamos que o faça a nado, mas podemos desde já informá-lo de que existem passeios turísticos que passam por esta relíquia escondida, parecem ser a opção ideal, certo?
Glaciar Vatnajökull, Islândia
Fonte da imagem: Pt-Comunidades
O Glaciar Vatnajökull é o maior do mundo e situa-se na área sudoeste da ilha, cobrindo 8% da Islândia. Estas grutas têm uma particularidade muito singular, pois parecem formar bolhas na sua superfície. A sua cor azul-turquesa oferece-lhe aquele tom mágico que é tão comum encontrar na natureza da Islândia.
Veja também: