Neste guia das universidades públicas portuguesas estão incluídas as instituições de ensino superior universitário, instituições de ensino politécnico e institutos universitários.
As instituições de ensino universitário conferem os graus de licenciado, mestre e doutor e as instituições de ensino politécnico conferem os graus de licenciado e de mestre, sem esquecer os CTeSP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais).
Guia das universidades públicas: de norte a sul
Antes de conhecer o guia das universidades públicas portuguesas, é importante que esteja familiarizado com o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior.
Em Portugal, o sistema de ensino superior é composto pelo ensino superior público, que inclui as instituições pertencentes ao Estado e as fundações por ele instituídas, e o ensino superior privado, através das instituições pertencentes a entidades particulares e cooperativas.
Tudo isto está regulado pela Lei nº 62/2007 de 10 de setembro, que determina o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior.
Vantagens e desvantagens do ensino público?
De entre as vantagens está o facto de as propinas serem mais reduzidas do que no ensino privado, de existirem bolsas de estudo e de mérito para os alunos, a qualidade do próprio ensino e a diversidade de cursos existentes.
No que diz respeito às desvantagens, podemos referir o facto de ser necessário uma determinada média de entrada estipulada para cada curso (o que não se verifica nas universidades privadas, sendo a nota mínima 10 valores).
De uma forma geral, o ensino superior organiza-se num sistema binário. Ou seja, o ensino universitário deve dedicar-se à oferta de formações científicas sólidas, articulando o ensino, a investigação e o desenvolvimento experimental.
Já o ensino politécnico deve concentrar-se em formações vocacionais e em formações técnicas avançadas, orientadas para a vertente mais profissional.
Neste guia das universidades portuguesas, damos-lhe a conhecer as instituições públicas existentes no país, desde o norte ao sul e também nas ilhas.
Guia das universidades públicas: a Norte
1. Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro está sediada em Vila Real. A instituição de ensino foi assumindo um papel importante no desenvolvimento regional, sendo transformada em universidade pelo Governo.
Hoje, a UTAD é reconhecida como um importante ponto de referência no sistema universitário português.
2. Instituto Politécnico de Viana do Castelo
O IPVC procura, através das suas Escolas Superiores, a formação humana, cultural, científica, técnica e profissional de qualidade, realizar a investigação necessária e adequada à prossecução da sua missão e cooperar com a comunidade regional, particularmente no seu tecido produtivo e empresarial.
Para além de Cursos Técnicos Superiores Profissionais, ministra cursos superiores (Licenciaturas, Pós-Graduações e Mestrados), através das seis Escolas Superiores que integra: Escola Superior de Educação (Viana do Castelo), Escola Superior Agrária (Ponte de Lima), Escola Superior de Tecnologia e Gestão (Viana do Castelo), Escola Superior de Ciências Empresariais (Valença), Escola Superior de Saúde (Viana do Castelo) e Escola Superior de Desporto e Lazer (Melgaço).
3. Universidade do Minho
A Universidade do Minho é reconhecida pela competência e qualidade dos professores, pela excelência da investigação, pela ampla oferta formativa graduada e pós-graduada e pelo alto nível de interação com outras instituições.
4. Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
O IPCA foi fundado em 1994 e conta, atualmente, com a Escola Superior de Tecnologia, Escola Superior de Gestão, Escola Superior de Design e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo. Tem polos em Barcelos, Braga e Guimarães.
5. Instituto Politécnico de Bragança
O Instituto Politécnico de Bragança é constituído por 5 escolas, 4 em Bragança e 1 em Mirandela. O IPB promove a mobilidade de estudantes e diplomados, tanto a nível nacional como internacional, designadamente no espaço europeu de ensino superior e na comunidade de países de língua oficial portuguesa.
6. Universidade do Porto
Fundada em 1911, a Universidade do Porto é uma instituição de ensino e investigação científica de referência em Portugal. Surge entre as 150 melhores universidades europeias em alguns dos mais importantes rankings internacionais do Ensino Superior.
Conta com 14 faculdades e mais de 50 centros de investigação, distribuídos por vários polos. Assume-se como um importante motor de desenvolvimento económico, social, cultural, e científico no Norte de Portugal e no país.
7. Escola Superior de Enfermagem do Porto
A Escola Superior de Enfermagem do Porto é uma instituição de ensino superior politécnico não integrada, dedicada ao ensino da enfermagem pré e pós-graduado.
8. Instituto Politécnico do Porto
O Instituto Politécnico do Porto foi criado em 1985. Passou a integrar a Escola Superior de Educação e a Escola Superior de Música, posteriormente designada de Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo.
Em 1988, passou a contar com o Instituto de Superior de Contabilidade e Administração do Porto e do Instituto Superior de Engenharia do Porto e, dois anos mais tarde, foi criada a Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão.
Em 1999, dá-se a criação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras e, em 2004, a integração da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. Nestas escolas, distribuídas por três campus, estudam, investigam e ensinam diariamente milhares de pessoas.
Guia das universidades portuguesas públicas: no Centro
9. Universidade de Aveiro
Criada em 1973, a Universidade de Aveiro assume-se como uma das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país. É um espaço de investigação onde se desenvolvem produtos e soluções inovadoras que contribuem para o avanço da ciência e tecnologia.
10. Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra é a mais antiga do país e uma das mais antigas do mundo. Nasceu um século depois do nascimento da nação. Tem 3 polos e ao longo dos sete séculos de existência formou as mais destacadas personalidades da cultura, da ciência e da política nacional.
11. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra resulta da fusão da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca e da Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto.
É herdeira da mais antiga formação em enfermagem em Portugal e uma instituição pública de referência nacional e internacional.
12. Instituto Politécnico de Coimbra
Com cerca de 10 mil alunos e mais de 600 docentes, o Instituto Politécnico de Coimbra afirma-se como uma das mais importantes instituições de ensino superior público em Portugal. É constituído por seis unidades de ensino.
13. Instituto Politécnico de Viseu
O Instituto Politécnico de Viseu tem como área de influência a vasta região de Viseu, sendo já uma referência e um motor de desenvolvimento a vários níveis.
Disponibiliza um leque formativo diversificado, expresso nos cursos de licenciatura, mestrado, pós-licenciatura, pós-graduação, Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) e cursos breves ministrados, conjugados com uma estratégia de parcerias com o tecido empresarial, educativo, cultural e social da região.
14. Instituto Politécnico de Leiria
Iniciou atividade em 1980 e está presente na região de Leiria e Oeste através de cinco escolas superiores, localizadas nas cidades de Leiria e Peniche. O Instituto Politécnico de Leiria conta já com 13500 estudantes, 1500 estudantes internacionais e 900 professores.
15. Universidade das Beira Interior
A UBI acolhe, atualmente, mais de 6.000 alunos, distribuídos por cinco faculdades – Artes e Letras, Ciências, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Humanas e Engenharia.
16. Instituto Politécnico de Castelo Branco
O Instituto Politécnico de Castelo Branco tem 6 Escolas Superiores que que ministram Cursos de Licenciatura, Cursos de Especialização Tecnológica, Cursos de Especialização, Pós-Graduação e Mestrados. Conta com 32 licenciaturas, 23 mestrados, 4 pós-graduações e 28 Cursos de Especialização.
17. Instituto Politécnico da Guarda
O IPG integra uma unidade orgânica de investigação: a UDI-Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior, unidades funcionais de apoio à atividade académica e de serviços à comunidade académica – os Serviços de Ação Social (SAS) e a Biblioteca.
18. Instituto Politécnico de Portalegre
O Instituto Politécnico de Portalegre é uma instituição pública de ensino superior que integra 4 escolas.
Oferece vários cursos de licenciatura e de mestrado, bem como pós-graduações e cursos de especialização tecnológica, em áreas como a educação/formação, a ação social, o turismo, o jornalismo/comunicação, a gestão, a engenharia, a informática, o design, o marketing, a agricultura, a equinicultura, a enfermagem e as tecnologias da saúde.
Há uma forte preocupação com o desenvolvimento regional.
19. Instituto Politécnico de Santarém
A área de influência do Instituto Politécnico de Santarém abrange os distritos de Santarém, Lisboa, Leiria e Setúbal. É conhecido como um polo de desenvolvimento e uma referência na formação, na cultura e na investigação desenvolvidas na região. Integrados no Instituto estão também os Serviços de Ação Social.
20. Instituto Politécnico de Tomar
O Instituto Politécnico de Tomar oferece 28 licenciaturas, 19 mestrados, 17 cursos técnicos superiores profissionais, 19 cursos de especialização tecnológica e 12 pós-graduações e especializações aos seus alunos.
Guia das universidades portuguesas públicas: a sul
21. Universidade de Lisboa
A Universidade de Lisboa (ULisboa) continua uma história com mais de sete séculos. Atualmente, a Universidade conta com 18 escolas, entre faculdades e institutos, onde são ministrados 441 cursos, desde licenciaturas a mestrados e doutoramentos.
Conta ainda com mais de 80 Unidades e Institutos de Investigação e 10 laboratórios associados.
22. Universidade Nova de Lisboa
A Universidade NOVA de Lisboa é a mais recente das três universidades estatais de Lisboa. Surgiu como resposta à crescente necessidade do ensino superior em Portugal e adotou, desde o início, um modelo estrutural considerado novo no contexto universitário português, estando organizada de acordo com um modelo departamental e interdisciplinar.
É uma universidade descentralizada, com as suas Faculdades e Institutos a terem um elevado grau de autonomia.
23. ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
Mantendo o seu caráter de universidade pública, o ISCTE-IUL é uma das três universidades (juntamente com a Universidade do Porto e a de Aveiro) que optaram pelo regime de Fundação Pública, gerida em direito privado. Conta com uma forte procura, conseguindo sempre preencher a totalidade das vagas disponíveis.
Ao todo são ministrados 109 cursos, de várias tipologias. Este instituto conta ainda com 8 centros de investigação e múltiplas ligações a empresas e organizações e diz que a sua taxa de empregabilidade ronda os 100%..
24. Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
A Escola Superior de Enfermagem de Lisboa resulta da fusão das quatro escolas superiores de enfermagem públicas de Lisboa. Leciona uma Licenciatura em Enfermagem e ainda mestrados, pós-licenciaturas de especialização, cursos de curta duração e doutoramento nesta área.
25. Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
A ESHTE dedica-se à transmissão e difusão de conhecimentos relacionados com o exercício de atividades profissionais, altamente qualificadas, nas áreas do Turismo, da Hotelaria e da Restauração.
Faz isso através da “interação com o mercado de trabalho e de emprego nas perspetivas académica, da prática profissional e da adequação às oportunidades de exercício da atividade”, da “criação de um centro de excelência no apoio ao desenvolvimento da atividade turística e hoteleira, profissional e empresarial” e da “realização de investigação fundamental aplicada”.
26. Escola Superior Náutica Infante D. Henrique
A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique conta com 2 mestrados, 5 licenciaturas e 4 cursos TESP – Cursos Técnicos Superiores Profissionais.
27. Instituto Universitário Militar
O Instituto Universitário Militar, em Lisboa, contempla a Academia da Força Aérea, a Academia Militar e a Escola Naval. Para além disto, existem alguns mestrados, pós-graduações, cursos especializados e doutoramentos disponíveis para os alunos.
26. Universidade de Évora
A Universidade de Évora foi a segunda universidade a ser fundada em Portugal. Já existia a Universidade de Coimbra quando, em 1559, foi criada a nova Universidade, com direito a lecionar todas as matérias, exceto a Medicina, o Direito Civil e a parte contenciosa do Direito Canónico.
A instituição cresceu e modernizou-se, dando lugar, em 1973, ao Instituto Universitário de Évora e, seis anos mais tarde, à nova Universidade de Évora. É composta pela Escola de Artes, Escola de Ciências e Tecnologia, Escola de Ciências Sociais, Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus e pelo Instituto de Investigação e Formação Avançada.
27. Instituto Politécnico de Beja
O Instituto Politécnico de Beja foi criado em 1979. Conta com quatro Escolas – Escola Superior Agrária, Escola Superior de Educação, Escola Superior de Tecnologia e Gestão e a Escola Superior de Saúde. A sua oferta formativa é de mais de 30 cursos, desde os Cursos Técnicos Superiores Profissionais até Licenciaturas, Mestrados, Pós-Graduações e outras formações.
Os cursos do IPBeja são acreditados pela Agência Nacional de Acreditação e gozam de notoriedade junto das empresas por terem planos de estudos ajustados às necessidades do mercado de trabalho.
28. Universidade do Algarve
A Universidade do Algarve resultou da fusão da antiga Universidade do Algarve e do Instituto Politécnico de Faro. Conta com um vasto número de cursos, que conferem graus de licenciatura, mestrado, pós-graduação e doutoramento, sendo ainda ministrados cursos técnicos superiores profissionais, cursos de línguas e cursos livres.
Dentro da UA coexistem a Escola Superior de Educação e Comunicação, a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, a Escola Superior de Saúde, o Instituto Superior de Engenharia, a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, a Faculdade de Ciências e Tecnologia, a Faculdade de Economia e o Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina.
Guia das universidades públicas: ilhas
29. Universidade da Madeira
Localizada no Funchal, a Universidade da Madeira foi oficialmente criada em 1988. Cerca de 220 docentes cobrem 18 áreas do saber, sendo que na instituição é ainda realizada investigação de ponta em muitas vertentes.
Divide-se na Faculdade de Artes e Humanidades; Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia, Faculdade de Ciências Sociais, Faculdade de Ciências da Vida, Escola Superior de Saúde e Escola Superior de Tecnologias e Gestão, ministrando cursos nas mais diversas áreas.
30. Universidade dos Açores
Nasceu como Instituto Universitário dos Açores, em 1976, e foi renomeada como Universidade dos Açores (UAc) quatro anos mais tarde. É hoje um dos principais pilares da autonomia e do desenvolvimento socioeconómico dos Açores e é constituída por três polos, nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial. Esta universidade integra unidades orgânicas universitárias e politécnicas.
A oferta letiva é diversificada e composta por cursos nas áreas das humanidades, das ciências sociais, das artes, das ciências médicas e da saúde, das ciências naturais e do ambiente, das ciências exatas e das tecnologias.
Na vertente universitária, a instituição conta com os departamentos de Biologia, Ciências Agrárias, Ciências da Educação, Ciências Tecnológicas e Desenvolvimento, Economia e Gestão, Geociências, História, Filosofia e Ciências Sociais, Línguas e Literaturas Modernas e Oceanografia e Pescas. Já na vertente politécnica tem três escolas: Escola Superior de Saúde – Secção de Angra do Heroísmo, Escola Superior de Saúde – Secção de Ponta Delgada e Escola Superior de Tecnologias.