Ekonomista
Ekonomista
03 Mai, 2024 - 11:16

Guia do IRC: todas as datas e legislação para que nada falhe

Ekonomista
Patrocinado por:

Saiba tudo sobre como declarar o IRC em 2024, desde prazos de entrega, até à legislação aplicável. O download é gratuito.

Guia do IRC

Está na altura de avançar com o processo do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Coletivas (IRC), uma tributação que incide sobre o rendimento das empresas que operam em Portugal.

Com este Guia do IRS, que o Ekonomista agora apresenta sob o patrocínio da Pluxee, fique a par de forma completa de todo o calendário fiscal para 2024, assim como todos os prazos de eventuais pagamentos, evitando assim qualquer tipo de coima.

Como é sabido, o IRC é um imposto complexo que envolve diferentes etapas, como o apuramento do lucro tributável e da matéria coletável. Posteriormente são aplicadas as respetivas taxas, de acordo com o escalão de lucros em que essa pessoa coletiva se encontra.

Toda e legislação aplicável está vertida no Código do IRC, que apesar do seu carácter jurídico, está sujeito a várias alterações no decorrer dos anos, em particular nas aprovações dos Orçamentos de Estado. Assim é essencial que esteja sempre a par das novas modificações e como estas podem impactar a atividade da sua empresa.

.

IRC: informação simplificada

O Guia do IRC pretende-se simplificar toda a informação fundamental para as empresas, apontando ainda pistas de como é possível maximizar as deduções possíveis, assim como a forma de aceder a alguns instrumentos que beneficiam tanto a empresa, como os seus trabalhadores.

Assim, fique por dentro da legislação e normas vigentes em 2024, isenções a que pode ter direito, majorações previstas na lei, todas as taxas aplicáveis ou, como é óbvio, como calcular a base tributável em sede de IRC.

Saiba ainda como proceder à entrega e validação da declaração da sua empresa, o que fazer se encontrar erros ou omissões e como entregar uma declaração de substituição, se tal for o caso.

Com este guia ao seu lado, vai garantir que todas as contas estão corretas e entregues dentro dos prazos previstos, evitando erros e coimas e contribuindo para a manutenção da saúde financeira da sua empresa.

Poupe na TSU com o Cartão Pluxee Refeição

Sabia que ao utilizar o Cartão Refeição Pluxee, as empresas poupam
até 198€/ano por colaborador com Isenção de TSU e podem oferecer
um subsídio maior aos seus colaboradores, que poupam também em IRS.